Iniciante

Saneamento básico e cidadania

  • 0

O personagem do autor Monteiro Lobato, Jeca Tatu, representa um ruralista acometido pela doença Ancilostomose ou Amarelão, essa causada pela falta de políticas públicas, essencialmente, o saneamento básico. Nesse contexto, é notória a importância do sistema de distribuição de água e coleta de esgoto, haja vista os impactos que a ausência desse causa, infringindo o que consta em lei. Dessa maneira, é de suma importância o debate acerca da problemática, a fim da universalização daquilo que é direito de todos.

Em primeiro plano, é claro que a ausência do saneamento básico coíbe a excelência da Constituição Federal Brasileira. Conforme evidencia a Lei 11.445, é obrigatoriedade do Estado, o oferecimento de tal recurso a todos os cidadãos brasileiros. Entretanto, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), apenas 66% das residências do país têm acesso ao serviço. Assim, é evidente como a não democratização descumpre o direito, bem como cidadania do indivíduo, principalmente, no Norte do país, em que apenas 21% dos casos englobam essa esfera.

Em segundo plano, é explícita a importância desse sistema diante dos impactos na saúde. Entre 2009 e 2018, houve cerca de 3 milhões de internações por conta de doenças relacionadas à insuficiência do saneamento básico, como afirma o Sistema de Informações Hospitalares do SUS. Além disso, diversas pesquisas mostram que crianças residentes em áreas carentes nesse sentido apresentam menor rendimento escolar. Logo, é fato como tal déficit impacta e obstaculiza o direito ao bem estar coletivo.

Em suma, frente à problemática, é imprescindível a adoção de medidas. Urge do Governo Federal vinculado ao poder Estadual, a gerência de investimentos em áreas carentes, como o Norte, para que haja a universalização do acesso a essencial recurso de distribuição de água e coleta de esgoto. Outrossim, deve, a partir da mídia e do Ministério da Saúde, a propagação de campanhas que incentivem o engajamento ativo com a política, a fim de estimular a busca da concretização daquilo previsto na Constituição. Isso posto, casos como o de Jeca Tatu ficarão somente na literatura.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá, Heloisa, antes de fazer os comentários gostaria de te parabenizar pela a excelência da sua redação.
    Introdução: EU gostei do fato de você ter colocado uma alusão, isso torna o seu texto mais atrativo. O seu vasto vocabulário e o seu conhecimento em conjunções fica visível não somente na introdução, mas como em toda a redação!
    Desenvolvimentos: Seus argumentos foram baseados em dados e não em “achismos”!
    Conclusão: Retomou bem a tese e a sua proposta de intervenção está clara e objetiva.

    • 1
  2. Olá, Heloísa!!!
    A priori, achei seu texto muito bom, ótimo domínio dos mecanismos linguísticos, com contextualizacões excelentes, coerente e uma boa progressão textual. Quase não notei inadequações, parabéns. Entretanto, tenho algumas sugestões que podem melhorar seu texto.
    – “bem como cidadania” – bem como a cidadania do indivíduo;
    – No desenvolvimento 2, penúltimo período, ficou cofuso por causa do conector “nesse sentido”. Sem ele a progressão do ficaria excelente, assim como o parágrafo.
    – “Bem estar” hífen***
    – Na proposta de intervenção você apresentou o agente, ação e efeito, porém meio/ modo não ficou evidente.
    – Faltou um maior detalhamento.
    – Retome a tese!
    Enfim, texto linear, objetivo e alicerçado em argumentos de autoridade, muito bem!
    Espero que tenha te ajudado, continue escrevendo. Seja resiliente!
    Na minha perspectiva sua nota por competência:
    C1: 180
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 180
    C5: 160
    Ps. Se você puder analisar uma redação minha ficarei muito feliz, haja vista que seu conhecimento é muito bom, ajudaria muito no meu desenvolvimento pessoal.
    Fiz uma sobre o bullying, mas ninguém apontou meus erros e nem atribuiu nota… se você puder, ficarei agradecido. Abraço!!!

    • 1
  3. Bem, na sua intro você colocou
    “Haja vista os impactos que a ausência dessa causa”, mas você não falou quais são esses impactos, sua contextualização ficou boa, na intro foi só isso.Seus desenvolvimentos ficaram incríveis, não tenho o que falar, só tome cuidado em usar dados demais, o corretor quer saber o seu posicionamento.Na Conclusão vc não respondeu as 4 perguntas básicas, na 1° proposta você disse quem vai fazer, o que vai fazer e para quê, mas faltou o como, na sua 2° proposta você não respondeu como vai ser feita essa ação. De resto foi isso, o que pode ser facilmente ajustado, bons estudos

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.