SANEAMENTO BÁSICO-CORRIJO DE VOLTA

  • 0

O livro ” O Cortiço ” do naturalista Aluísio de Azevedo retrata o difícil cotidiano em uma vila com saneamento basico extremamente precário ,onde não há esgoto, e a população não tem acesso a condições mínimas de higiene.Fora da ficção, o cenário não é diferente, visto que no Brasil hodierno milhões de pessoas sofrem com a falta de saneamento básico tanto em função do descaso estatal, que não promove a democratização desse importante direito, quanto pelo crescimento desordenado das metrópoles, que não seguem um planejamento correto, o que atravanca o desenvolvimento socioeconômico da nação .
Segundo a Constituição Federal de 1988, todo cidadão tem direito a um saneamento basico de qualidade. Contudo, essa garantia é vilipendiada já que, apesar das altíssimas cargas tributárias recebidas, o Estado não investe em sistemas de esgotamento e tratamento de água eficazes à comunidade, sobretudo à mais pobre, se encaixando no conceito de “Instituição Zumbi” de Bauman,no qual uma instituição mantém sua estrutura, mas deixa de realizar suas funções e objetivos. Desse modo, a população padece com inúmeras doenças causadas pela falta de higiene, como leishmaniose e varíola que, quando não levam à morte do paciente , demandam gastos com medicamentos e internações , que poderiam claramente ser evitados se o Estado cumprisse sua obrigação.
Ademais, de acordo com a Escola de Chicago, as cidades, por serem um ecossistema, permanecem em constante equilíbrio. Entretanto, em função do crescimento desordenado, as áreas periféricas, fica de fora dos planejamentos de saneamento,como coleta de lixo. Assim, os dejetos produzidos nessas regiões são descartados em lixões a céu aberto e liberam chorume, um gás extremamente tóxico, ou são desaguados em rios e mares, contaminando todo um ecossistema aquático e provocando sérios prejuízos ao ambiente.
Destarte, é necessário que o Estado invista em saneamento básico eficiente, através do envio de verbas às prefeituras, que devem construir redes de coleta de lixo, sistema de esgoto e redes de tratamento de água, oferecendo serviços de qualidade , a fim de devolver em forma de saúde e dignidade os impostos pagos pela população , e democratizar essa importante garantia. Cabe ainda a essa instituição, através das secretarias de infraestrutura incluir nos planos diretores municipais, as áreas periféricas, a fim de que tenham uma infraestrutura adequada e deixem de ser “cortiços “.

Compartilhar

1 Correção

  1. Cara. Muita boa mesma tua redação, Poucos erros que percebí. No trecho:” As áreas periféricas fica de fora…” Você talvez nao tenha prestado atenção na questão do Plural. O certo era:” ficam de fora…” e Tambem recentemento o Governo Federal criou o “Marco do saneamento” seria interessante se vc tivesse feito alusão a ele.
    No mais amigo. Tua redação foi perfeita Bons dados, Boas referências, o bom e velho Bauman e Concluiu sua intervenção fazendo referência ao primeiro Parágrafo. Valeuuu

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.