Regente

Saneamento básico.

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No livro “A República”, do filósofo Platão, o autor idealizava uma civilização na qual todos os indivíduos lutavam em busca da harmonia, ou seja, o bem comum. Todavia, observa-se que no Brasil hordieno, questões relacionadas ao saneamento não apenas existem como vem crescendo a cada dia, no que tange, aos seus efeitos em meio à população. Desse modo, enfatizan-se como causas do problema: a omissão do Estado na garantia do saneamento básico à sociedade e o crescente nível de mortes provenientes da ausência de uma higiene adequada.

Em primeiro lugar, é preciso se atentar para impunidade presente na questão. Nesse contexto, mediante a obra “Contrato Social”, do filósofo Rousseau, cabe ao Estado  viabilizar ações que vivem bem-estar social, entretanto, nota-se que o Brasil encontra-se recluso a tal ato, uma vez que ausente da criação de ações que garantam o o bem -estar coletivo destacando o saneamento básico, atingem a sociedade, as consequências se tornaram visíveis dentre elas, a formação de resíduos tóxicos que por sua vez poluem o meio ambiente, impossibilitando a  existência de uma vida saudável aos indivíduos, transformando o país e uma verdadeira adversidade higiênica. Dessa forma, salienta-se enquanto houver mentalidade passiva do Estado,  os problemas repercutiram em alto grau na nação.

Outrossim, a falta do tratamento adequado de rejeitos, são os principais causadores de inúmeras mortes na sociedade. Nesse sentido, de acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, em sua constituição garante à todos o direito a uma vida saudável e sem obstáculos, de maneira análoga, observa-se que devido ao não cumprimento eficaz da constituição, o crescente número de mortes decorrentes da carência do saneamento básico, crescem com frequência. Segundo dados da ONU, 88% das mortes em uma sociedade é fruto da inexistência de uma verdadeira higiene, formando esteriótipos que promovem a expansão do problema no país. Nessa perspectiva, faz-se necessário a intervenção dos problemas.

Logo, é dever do Ministério da Saúde juntamente com o Governo Federal, atuarem por meio da ampliação de projetos que mediante ações governamentais e fiscalizações sanitárias, visem promover o real cumprimento do saneamento básico em todos os municípios, garantindo o bem-estar coletivo. Ademais, e necessário que o Governo Federal desenvolva programas que através de palestras, executadas com base nas mídias comunicativas, visem auxiliar na promoção da saúde e do saneamento básico adequado à sociedade, garantindo assim, a diminuição no nível de mortes referentes a carência higiênica. Como efeito, a sociedade se fortalecerá.

 

✓ se possível corrigir mediante as competências do Enem.

✓ obrigada. (ᵔᴥᵔ)

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1 Correção

  1. Quanto tempo, menina!

    Sua redação está bem encaminhada para tirar notão, você sabe como alcançar a nota máxima nas competências 4 e 5, e parece ter encontrado a fórmula argumentativa pra gabaritar as duas competências do meio.

    Eu, fosse você, focaria em leituras, em inspirações por outros autores, pra ajustar a norma culta, que é a competência que vai tirar pontos de você se continuar cometendo errinhos bobos.

    Há uma mistura de erros de digitação com erros claros de escolha gramatical aí que causariam uma péssima primeira avaliação (C1).

    —————————————————— 1º parágrafo

    No livro “A República”, do filósofo Platão, o autor idealizava uma civilização na qual todos os indivíduos lutavam em busca da harmonia, ou seja, o bem comum. Todavia, observa-se que(1) no Brasil hordieno(2), questões relacionadas ao saneamento não apenas existem como vem(3) crescendo a cada dia, no que tange,(4) aos seus efeitos em meio à população. Desse modo, enfatizan-se(5) como causas do problema: a omissão do Estado na garantia do saneamento básico à sociedade e o crescente nível de mortes provenientes da ausência de uma higiene adequada.

    1 – Faltou vírgula: é vírgula atrás e na frente do advérbio deslocado;
    2 – Aqui erro de digitação? Hodierno;
    3 – Qual é o sujeito do verbo vir? Faltou acento;
    4 – Essa aqui já se caracteriza como falha de estrutura sintática (os três primeiros foram desvios – ou seja, incomodam, mas não atrapalham a leitura). Como é que você quebra a leitura com a vírgula se nem na fala você faz essa pausa? Eu já reclamei dessa vírgula de você antes, tenho certeza;
    5 – Digitação, né? Enfatizam-se.

    Se você cometesse só esses erros, imaginando que não erraria as de digitação, já estaria no limite dos erros permitidos para a nota 200 na competência 1.

    —————————————————— 2º parágrafo
    Em primeiro lugar, é preciso se atentar para impunidade presente na questão. Nesse contexto, mediante a obra “Contrato Social”, do filósofo Rousseau, cabe ao Estado viabilizar ações que vivem(1) bem-estar social,(2) entretanto, nota-se que o Brasil encontra-se recluso a tal ato, uma vez que ausente da criação de ações que garantam o bem-estar coletivo(3) destacando o saneamento básico, atingem(4) a sociedade, as consequências se tornaram visíveis dentre elas, a formação de resíduos tóxicos que por sua vez(5) poluem o meio ambiente, impossibilitando a existência de uma vida saudável aos indivíduos, transformando(6) o país em uma verdadeira adversidade higiênica. Dessa forma, salienta-se(7) enquanto houver mentalidade passiva do Estado, os problemas repercutiram(8) em alto grau na nação(9).

    1- Visem, né?
    2 – Aqui é outra falha estrutural – aqui se pede o ponto final, não a vírgula: falha que trava a leitura do corretor é muito danosa à nota. Você só pode cometer uma falha estrutural e dois desvios, percebo que os erros são repetidos na questão das vírgulas, vale a pena estudar pontuação, ainda dá tempo;
    3/4 – Gerúndio costuma pedir vírgula, ok? Mais do que isso, encontrei nessa estrutura toda uma dificuldade de entendê-la que pode comprometer até a competência 3. Algumas palavras podem fazer sentido só na sua cabeça, como esse “atingem” aqui: era isso que você queria dizer mesmo ou comeu alguma palavra que pudesse dar significado a essa frase?
    5 – Por sua vez devia estar entre vírgulas, mas isso você vai estudar, né?
    6 – O ideal é evitar gerundismos, até mesmo para oportunizar diversidade de conectivos. Não é muito legal ler textos com muitos gerúndios em sequência;
    7 – Aqui faltou um “que”, né? Espero que na escrita manual você não esqueça coisas assim, hein!
    8 – Eita, passado virou futuro? Acho que relendo você percebe o erro aqui, não escreve no modo automático lá na prova hein! É pra escrever sem ler com voz mental;
    9 – Eco é feio.

    —————————————————— 3º parágrafo
    Outrossim, a falta do tratamento adequado de rejeitos,(1) são(2) os principais causadores de inúmeras mortes na sociedade. Nesse sentido, de acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, em sua constituição(3) garante(4) à(5) todos o direito a uma vida saudável e sem obstáculos,(6) de maneira análoga, observa-se que(7) devido ao não cumprimento eficaz da constituição, o crescente número de mortes decorrentes da carência do saneamento básico, crescem com frequência(8). Segundo dados da ONU, 88% das mortes em uma sociedade é fruto da inexistência de uma verdadeira higiene, formando esteriótipos(9) que promovem a expansão do problema no país. Nessa perspectiva, faz-se necessário(10) a intervenção dos problemas.

    1 – Vírgula separando verbo do completamento é falha estrutural…
    2 – Mesmo se você invertesse essa frase, ela ainda seria toda no singular;
    3 – Aqui não existe Constituição para Declaração, não inventa, escreve o que você sabe – estaria entre vírgulas também;
    4 – O “de acordo” impede esse “garante”, consegue perceber? O sujeito nunca é preposicionado;
    5 – Crase para palavra masculina?
    6 – Mais uma falha estrutural. Aqui pede ponto final;
    7 – Aqui faltou vírgula;
    8 – Redundância dizer que o crescente número está crescendo;
    9 – Estereótipos;
    10 – Se escrevesse em ordem direta, perceberia o erro de concordância.

    —————————————————— 4º parágrafo
    Logo, é dever do Ministério da Saúde(1) juntamente com o Governo Federal, atuarem(2)(3) por meio da ampliação de projetos que(4) mediante ações governamentais e fiscalizações sanitárias, visem promover o real cumprimento do saneamento básico em todos os municípios, garantindo o bem-estar coletivo. Ademais, é necessário que o Governo Federal desenvolva programas que(5) através de palestras, executadas com base nas mídias comunicativas, visem(6) auxiliar na promoção da saúde e do saneamento básico adequado à sociedade, garantindo(7) assim, a diminuição no nível de mortes referentes a(8) carência higiênica. Como efeito, a sociedade se fortalecerá.

    1 – Faltou vírgula;
    2 – Aqui é no singular;
    3 – Faltou vírgula;
    4 – Faltou vírgula;
    5 – Faltou vírgula;
    6 – Repetição de palavra tão fácil de resolver;
    7 – Faltou vírgula;
    8 – Aqui vale a pena colocar a crase, apesar de não estar incorreto não utilizá-la aqui neste caso, mas é importante demonstração de domínio da norma culta – um texto sem erros, mas que não ousa construir frases diversificadas, não passa de 160 na competência 1.

    Sua proposta corre o risco de não cumprir todas as funções que lhe são cobradas porque você insiste em escrever duas propostas. O corretor vai pegar a proposta mais completa e desprezar a outra. Ou seja: vale a pena perder tempo de prova pensando em dois agentes, duas ações, dois efeitos, dois detalhamentos e dois meios? O aluno seguro vai de uma só e corre pra fazer as questões. Pense um pouquinho sobre isso, sua redação deu 400 palavras, é muito esforço, muito tempo e muito espaço: se puder se poupar, tente!

    C1: 120/160 (não sei como os seus corretores vão pensar esses erros: muito ou pouco?);
    C2: 200 (Repertório legitimado, pertinente e produtivo);
    C3: 200/160 (Projeto de texto estratégico com algumas falhas permitidas de desenvolvimento: se eu desse 200 aqui, com certeza daria 120 no C1 – vai depender se o seu corretor entender o que você quis dizer naquele trecho crítico do 2º parágrafo);
    C4: 160 (Presença de dois conectivos interparágrafos – Outrossim e Logo -, e vários conectivos intraparágrafos, mas com repetição significativa no segundo parágrafo);
    C5: 200 (Presença dos 5 elementos)

    Olha, Angel, pelo que eu já conheço da sua escrita, você precisa menos de escrever do que de ler. Conhecer mais palavras, conhecer mais operadores argumentativos e treinar muito pontuação pra não perder ponto de bobeira na competência 1. Se eu fosse você, relaxava um pouquinho da produção de textos e partia para leituras, pra você faltam detalhes para chegar ao mil.

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