Iniciante

Salvando o futebol

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Tema: As manifestações de violência dentro dos estádios brasileiros de futebol

Em sua obra “Raízes do Brasil”, o sociólogo S. Buarque de Holanda afirma que o brasileiro costuma agir com a emoção acima da razão— “homem cordial”. Referente a isso, tem-se a violência nos estádios de futebol do país, em que, nos últimos anos, tem aumentado consideravelmente. Com isso, faz-se importante medidas que visem a deter tal problemática e, a partir da Mídia e da punição necessária, diminuí-la.

Em primeira análise, é indubitável que essa situação é um problema da sociedade. Em relação a isso, é possível citar a frase do filósofo J. Paul Sartre, em que “qualquer tipo de violência é uma derrota social”, pois, além de ser uma prática desrespeitosa , coloca a vida de muitos em risco— mesmo daqueles que não estejam participando do conflito. Destarte, é importante ressaltar que a Mídia pode ser um bom meio de combater esse crime, pois é um importante veículo de informações e ideologias.

Ademais, consequências desagradáveis são implicadas nesse contexto. Dados mostram que, somente em 2012, foram relatados 23 casos de morte de torcedores, e, em 2017, cerca de 105 conflitos foram ocorridos, o que torna evidente o alto índice de violência nesse âmbito. Com isso, é de suma importância que o Judiciário aja efetivamente, e, seguindo a ideologia de Foucault, “vigiar e punir” os criminosos, a fim de que práticas como essa possam ser diminutas no “país do futebol”.

Mediante o que foi dito, é inquestionável que a violência nos estádios deve ser combatida. Para isso, cabe às entidades organizadoras dos jogos, por meio das mídias televisivas ou de alto-falantes dos estádios, abordar a temática— a partir de vídeo ou som— com especialistas no assunto e com futebolistas, a fim de incitar ao repúdio a essa prática. Outrossim, é importante que o Judiciário trabalhe, efetivamente, para punir os agressores, para que, assim, esses criminosos possam corrigir seus erros. Então, dessa forma, torcedores possam cada vez mais agir com a razão acima da emoção, e o bom futebol possa ser apreciado da melhor maneira.

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3 Correções

  1. Olá, gostei do seu texto, o repertório socio cultural é produtivo (sociólogo, filósofo e dados) , mas procure identificar a fonte dos seus dados. Há um bom uso de conectivos, embora tenha repetido o “Com isso” no primeiro e terceiro parágrafo, além disso, eu colocaria: “Segundo dados do(a)…,” até para iniciar a frase com conectivo e garantir os 200 pontos na competência IV.
    Há um bom domínio da norma culta e todas as perguntas para a elaboração da Proposta de intervenção foram respondidas.
    ** Pessoalmente, eu trocaria o Destarte por algo menos rebuscado como um “Dessa forma”, “Desse modo”, e o outrossim por “além disso”, “além do mais” mas isso é opinião particular e desde que o restante do texto faça jus ao uso, não afeta sua nota.

    COMPETÊNCIA I – DEMONSTRAR DOMÍNIO DA NORMA CULTA DA LÍNGUA ESCRITA.

    160 de 200.

    COMPETÊNCIA II – COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO E APLICAR CONCEITOS DAS VÁRIAS ÁREAS DE CONHECIMENTO PARA DESENVOLVER O TEMA, DENTRO DOS LIMITES ESTRUTURAIS DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO.

    160 de 200.

    COMPETÊNCIA III – SELECIONAR, RELACIONAR, ORGANIZAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES, FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA.

    200 de 200.

    COMPETÊNCIA IV – DEMONSTRAR CONHECIMENTO DOS MECANISMOS LINGUÍSTICOS NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO.

    160 de 200.

    COMPETÊNCIA V – ELABORAR PROPOSTA DE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA ABORDADO, MOSTRANDO RESPEITO AOS VALORES HUMANOS E CONSIDERANDO A DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL.

    200 de 200.

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  2. ola, bom dia

    gostei muito da sua redação, apresenta um otimo repertorio siciocultural como o modelo dissertativo argumentativo pede, so faltou de um periodo concluso no primeiro desenvolvimento.

    nota:
    COMPETÊNCIA I – DEMONSTRAR DOMÍNIO DA NORMA CULTA DA LÍNGUA ESCRITA.

    160 de 200.

     

    COMPETÊNCIA II – COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO E APLICAR CONCEITOS DAS VÁRIAS ÁREAS DE CONHECIMENTO PARA DESENVOLVER O TEMA, DENTRO DOS LIMITES ESTRUTURAIS DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO.

    180de 200.

     

    COMPETÊNCIA III – SELECIONAR, RELACIONAR, ORGANIZAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES, FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA.

    200 de 200.

     

    COMPETÊNCIA IV – DEMONSTRAR CONHECIMENTO DOS MECANISMOS LINGUÍSTICOS NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO.

    160 de 200.

     

    COMPETÊNCIA V – ELABORAR PROPOSTA DE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA ABORDADO, MOSTRANDO RESPEITO AOS VALORES HUMANOS E CONSIDERANDO A DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL.

    200 de 200.
    total: 900

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  3. análise – introdução: você começa o texto já fazendo uma citação argumentativa para contextualizar o tema que você está tratando e isso é uma das estratégias de introdução que mais enriquecem um texto.

    correção – desenvolvimento:
    1) não só nessa parte, mas também na conclusão, algumas vezes você usa palavras rebuscadas para dar início a uma linha ou parágrafo, inclusive uma que nem existe (díminutas) que eu acho que você escreveu errado. Não tente usar palavras muito refinadas pois elas empobrecem a estrutura da ideia do seu desenvolvimento ao ponto de não ficar claro o bastante. Use começos de frases mais populares e diversos.
    2) em nenhum momento você explica sobre as causas e consequências de torcedores reagirem mal a ponto de agredirem uns aos outros e isso fez muita falta no seu texto.

    correção – conclusão: “[…]é importante que o Judiciário trabalhe, efetivamente, para punir os agressores[…]” Nessa parte você não explica de que forma os agressores deveriam ser punidos. Eles serão presos? Vão receber uma multa? Vão ser banidos dos estádios? O que vai acontecer?

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