O filme “Procurando Dory” aborda um tema relacionado ao desaparecimento,no qual um peixe-fêmea chamado Dory acaba se perdendo da família após sofrer uma perda de memóriae sair vagando pelo mar.No entanto,quando as lembranças começam a voltar,ela decide procurar seus pais e seu lar.Fora da ficção,porém,nem sempre o final de um sumiço é um reencontro feliz,já que os inúmeros motivos de perdas existentes no país ainda persistem em não apresentar saídas para a redução deste problema,sejam estas para a sociedade ou para os serviços públicos.
Em primeiro lugar,é pertinente analisar as dificuldades encontradas pela população brasileira de lidar com a perda de familiares e amigos,tendo em vista que,diante de tal fato não sabem como encontrar soluções para resolver este impasse.Nessa lógica,a poetisa portuguesa,Florbela Espanca,em seu poema “Eu” escreve “eu sou a que na vida não tem Norte.”Nessa perspectiva,as pessoas que perdem algum parente se encontram em uma situação de inércia,sem apoio ou qualquer ajuda por parte das autoridades locais,tendo em vista que elas também sentem dificuldades de acordo com a gravidade do caso para descobrir saídas que levem à sua resolução.Nesse viés,cabe discutir acerca de como orientar as famílias que se encontram nesse contexto.
Outrossim,as políticas públicas brasileiras apresentam lacunas com relação a poucas estratégias de saídas para a redução dos casos de sumiço.Diante disso,o documentário “O desaparecimento de Madeleine Mccann” descreve os processos de investigação realizados desde o ano de 2007,em que uma menina de 3 anos chamada Madeleine desapareceu durante as férias que passava com os parentes em Portugal.Nesse cenário,nenhuma tomada de decisão inicial para as buscas no país foi eficaz.Da mesma forma,o Brasil enfrenta,de maneira crescente,o número de registros de boletins de ocorrência; porém,à medida que os casos aumentam,menores têm sido os investimentos em tarefas que visem à redução deles.
Portanto,é necessário que medidas sejam tomadas com o intuito de amenizar esta problemática.Sendo assim,é de extrema importância que o Ministério da Justiça e Segurança pública em parceria com Governos Estaduais desenvolva centros de atendimento à famílias de cidadãos desaparecidos e elabore um sistema de investigação nacional,no qual o nome do indivíduo não encontrado seja notificado em hospitais,delegacias,rodoviárias,portos e aeroportos do país,pois em casos de não identificação,rapidamente a estratégia de busca seja alterada.Assim,a quantidade de registros poderá ser reduzida e a segurança do país reforçada.
LayneSilva123Aprendiz
Saídas para a diminuição do número de casos de desaparecimento no Brasil
Compartilhar
brunalismo
Pra mim, com vistas de fora, espaço é o que sua redação precisa. Fica a dica para ajudar na sua escrita. Não me leve a mal, por gentileza. Como temos esse site para ajudar uns aos outros, assim teremos.
Acredito que tu quiseras dar importância a mensagem, o assunto em questão. Mas, também, leve em conta a estrutura textual, pois conta muito na hora da redação do Enem, concursos e afins.
No mais, acrescentar filmes, citações são itens que enriquecem o texto, isso é muito bom. Continue!!
giovannasilva2812
Oiiii!
vou dar dicas pra sua red ao invés de uma nota, porque sou melhor dando dicas hahahah
– evite expressões como “acaba se perdendo” (evite o gerúndio) “se perde” é o ideal.
– “o final de um sumiço” sumiço de quem? de peixes como Dory? ou de pessoas? O corretor precisa entender claramente qual o tema na introdução, então eu sugeririra:
Fora da ficção, porém, diante de casos de desparecimento de pessoas no Brasil, nem sempre o desfecho é o reencontro com a família como no filme, … (logo em seguida você deve aprensentar quais as CAUSAS da persistência do problema, uma pro D1 e uma pro D2)
-no D2 vc falou mais de como as famílias sofrem com o problema do que com o problema em si e sua causa e consequência. Cuidado para não desviar o propósito da sua red.
– Ok.. as políticas públicas apresentam impasses pra resolver isso em que sentido? Processo lento de busca dos desaparecidos? Ausência de profissinais destinados à uma procura mais concisa? explique melhor
-Gostei da sua conclusão, principalmente da segunda parte.
VocÊ usou ótimos repertórios, mas não conectou muitas partes do seu texto… dá próxima faça um planejamento antes de escrever e também um rascunho!! vai ajudar muitoooo <3
um abraço!