Rompendo o Silêncio

  • 0

A violência doméstica contra a mulher é construída através de qualquer ação ou omissão que resulte em dano moral, psicológico, sofrimento físico ou em morte. Sabe-se que essa violência é decorrente da desigualdade de gênero que, muitas vezes, descende de uma cultura com ideias machistas já fundamentada. E como medida de combater esse cenário que nos assola, é concedido e recomendado que o ministério público seja alertado.

A violência contra a mulher está, principalmente no meio doméstico familiar, onde ela pode ser vítima da coerção machista de seu parceiro e forçada a permanecer em silêncio pelo agressor.
Nessa conjuntura, se vê necessário salientar uma medida do governo gestante, que possibilite cada vez mais, a extinção da violência contra a mulher no meio doméstico e social. Em virtude da escassez causada pelo medo de denunciar, a voz das mulheres é silenciada, contribuindo assim, com esse ciclo opressivo.
Apesar de termos vários órgãos e o disque-denúncia a fim de auxiliar a mulher, o número de denúncias ainda é muito baixo. O que torna mais difícil a ação da polícia.

Destarte, é de suma importância a criação de medidas preventivas e meios mais acessíveis à sociedade, que promovam a segurança e o bem-estar da mulher. E fomentar a sociedade a não deixar esse crime passar impune e alertar as autoridades.
Para denunciar, temos hoje uma variedade de canais, sendo a internet, uma das mais eficientes, já que também serve para mitigar o fardo carregado pela vítima.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá Victor. Gostei muito da sua redação. Você fez um bom uso da língua portuguesa e mostrou que tem conhecimento sobre o assunto. A sua introdução está bem elaborada. Na sua defesa você deveria exemplificar mais seus argumentos, deixa-los mais claros. A sua conclusão está muito boa, só precisava apresentar mais fatos que pudessem dar solução para o caso. Meus parabéns, pois sua redação está muito boa. Abraços.

    • 1
  2. Você escreveu bem, um alerta com erros despercebidos: como o uso de “destarte/dessarte” que pode ser uso o “dessa maneira” que os corretores preferem, tu foi coerente sem se perder do tema, usou variedade de conectivos e pontuou nas competências, tem bagagem sociocultural, só faço uma observação ser um texto de 30 linhas, os desenvolvimentos devem ter o mesmo tamanho. Você seguiu os critérios exigidos para a redação do enem:
    Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa
    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo
    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
    Não darei uma nota por não ser apta à isso. Continue assim ! Avalie meu comentário como o melhor e volto mais vezes para corrigir!!!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.