Iniciante

Romantização de crimes e suas consequências

  • 0

O crime é um ato que viola normas e éticas definidas culturalmente em formas de leis ou costumes. No Brasil, existem uma série de comportamentos que são repudiados, pois o crime confronta direitos básicos das pessoas, por exemplo, o matar que fere o direito à vida promulgado pela Constituição de 1988. Entretanto, os casos de violências, que resultam em crimes, podem aumentar ou serem normalizados quando há falta de políticas públicas, educação de base e romantização dos atos. 

A romantização acontece nas situações em que os crimes são colocados em evidência em novelas, filmes, postagens ou outro meio de comunicação, gerando uma admiração a pessoa e ao seu ato, mesmo estes sendo considerados inapropriados. Deste modo, cria-se uma cultura que visa mais o criminosos do que a vítima, acarretando em uma apologia aos delitos, provocando a manutenção de fatores prejudiciais para a sociedade, como: machismo, misoginia, preconceitos, discriminações entre outros.

Em consonância ao dito anteriormente, uma cultura que intensifica as vulnerabilidades através de violências ou a sua aceitação, reestrutura pensamentos já debatidos e transpassados. Por exemplo, no endeusamento de um criminoso que assassinou alunos inocentes no Rio de Janeiro, observa-se uma admiração das práticas de vingança em relação ao bullying, destituindo formas mais eficazes de sanar tal problema, tal como projetos escolares. 

Destarte, evidencia-se que a romantização dos crimes podem fomentar a aceitação dos atos e aumentar a probabilidade de virem a acontecer. Portanto, é necessário a atuação da mídia para fiscalizar suas publicações (filmes, postagens etc.) ou usuários  com o objetivo de não reforçarem os crimes e nem deixar que isto ocorra. E por fim, ressalta-se o papel do governo Federal  para a construção de políticas que informam sobre o perigo de romantizar crimes, por meio de projetos escolares (trabalhos) e publicidade governamental (artigos sobre o assunto).  

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá boa noite primeiramente você bastante a sua redação seu repertório sua tese e os argumentos estão bem apresentados e expostos portanto tomaria cuidado com a quantidade de linhas pois no máximo o pedido é 30 linhas para redação do Enem mas caso você conseguir por todas as suas ideias em 30 linhas está tudo ok no mais queria que você prestasse atenção também no uso das vírgulas e acentuação gráfica no entanto o seu texto como um todo está muito bom no mínimo acredito que você ganharia 800

    • 1
  2. Seu parágrafo de introdução está ótimo, apenas senti falta da retomada de políticas públicas em algum dos parágrafos de argumentação.
    No segundo parágrafo, logo no começo senti falta de algum conectivo.
    Como é: “A romantização acontece nas situações em que os crimes são colocados em…”
    Como eu faria: “Em primeira análise, a romantização…” ou “Em primeiro plano a romantização…”
    E, para finalizar, senti falta também de alusões, citações e dados para embasar seus parágrafos de argumentação.
    Ademais seu vocabulário e escrita estão ótimos!

    • 1
  3. O crime é um ato que viola normas e éticas definidas culturalmente em formas de leis ou costumes. [1]No Brasil, existem uma série de comportamentos que são repudiados, pois o crime confronta direitos básicos das pessoas, por exemplo, o matar que fere o direito à vida promulgado pela Constituição de 1988. Entretanto, os casos de violências, que resultam em crimes, podem aumentar ou serem normalizados quando há falta de políticas públicas, educação de base e romantização dos atos.

    [1]: seria melhor você relacionar esse conceito ao Brasil. Um exemplo: […} Analogamente, no Brasil […]

    NADA A NEGATIVAR.
    BOM ENCAMINHAMENTO ARGUMENTATIVO E SOUBE CONSTRUIR SUA TESE.

    [1]A romantização acontece nas situações em que os crimes são colocados em evidência em novelas, filmes, postagens ou outro meio de comunicação, gerando uma admiração a pessoa e ao seu ato, mesmo estes sendo considerados inapropriados. Deste modo, cria-se uma cultura que visa mais o criminosos do que a vítima, acarretando em uma apologia aos delitos, provocando a manutenção de fatores prejudiciais para a sociedade, como: machismo, misoginia, preconceitos, discriminações[2] entre outros.
    [1]: Ausência de conectivo.
    [2]: Ausência de vírgula.

    *senti falta do uso de dados que comprovassem sua argumentação, sejam estatísticos ou citações filósofos, filmes, séries ou livros.

    Em consonância ao dito anteriormente, uma cultura que intensifica as vulnerabilidades através de violências ou a sua aceitação, reestrutura pensamentos já debatidos e transpassados. Por exemplo, no endeusamento de um criminoso que assassinou alunos inocentes no Rio de Janeiro, observa-se uma admiração das práticas de vingança em relação ao bullying, destituindo formas mais eficazes de sanar tal problema, tal como projetos escolares.

    *Ainda notei que você não usou dados que comprovassem seu argumento. Não se esqueça que sem os comprovar, não passa de opiniões sem fundamentos.

    Destarte, evidencia-se que a romantização dos crimes podem fomentar a aceitação dos atos e aumentar a probabilidade de virem a acontecer. Portanto, é necessário[1] a atuação da mídia para fiscalizar suas publicações (filmes, postagens[2] etc.[3]) ou usuários com o objetivo de não reforçarem os crimes e nem deixar[4]que isto ocorra. E[5]por fim, ressalta-se o papel do governo[6] Federal para a construção de políticas que informam sobre o perigo de romantizar crimes, por meio de projetos escolares (trabalhos)[7] e publicidade governamental (artigos sobre o assunto)[8].

    [1]: necessáriA*
    [2]: ausência de vírgula
    [3]: colocação errada do ponto final.
    [4]: deixarem*
    [5]: Não tenho 100% de certeza, mas eu acho que o certo seria “[…] e, por fim, […]”
    [6]: Nesse caso, o certo seria Governo Federal.
    [7] e [8]: achei desnecessário o uso dos parênteses. Seria melhor a realização de uma paráfrase da sua frase ou o uso de algum conectivo.

    CONSIDERAÇÕES FINAIS

    Embora você saiba o assunto, você não o comprovou utilizando dados. O Enem pede para que você comprove seus argumentos utilizando dados. Esses dados podem ser: históricos, estatísticos, citações de filósofos, uso de repertório sociocultural de filmes e séries que se relacionem com o assunto. Há uma carência de conectivos e muitos desvios gramaticais. Não encare a minha crítica como algo negativo, e sim construtivo.

    DICAS

    Estudar pontuação
    Aprender mais conectivos
    Adquirir repertório sociocultural diversificado

    NOTA: 600
    C1: 120
    C2: 120
    C3: 120
    C4: 120
    C5: 120

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.