Robôs: num mundo com eles, o emprego corre risco?

  • 0

                      Há muito se teme que as máquinas substituam o homem. O filósofo Aristóteles já se perguntava o que seria dos servos quando a lira tocasse sozinha. Nessa perspectiva, a substituição da mão de obra humana por robôs tem feito várias pessoas perderem o emprego, podendo, no futuro, causar a extinção de diversas profissões.

                          De início, é notório destacar que na terceira revolução industrial, foram diminuindo o número de operários nas fábricas, pois com o desenvolvimento da tecnologia, a cada dia, novas máquinas facilitavam os processos de produção. Porém o avanço tecnológico era lento comparado ao desenvolvimento atual.

                                   Ademais, cabe ressaltar que na contemporaneidade as inovações robóticas não param de crescer, de modo que robôs realizam diversas tarefas, e com rapidez comparado a um ser humano. É inegável que tais tecnologias trazem mais facilidade para a a vida das pessoas, como por exemplos pagar contas ou pedir empréstimo pelo smartphone, todavia, levando a extinção dos caixas. Quanto mais produtividade, mais tecnologia, menos emprego haverá, o que gera uma quarta revolução industrial.

                                    Com o objetivo de minimizar a falta de trabalho devido ao avanço tecnológico, é dever do Estado incentivar às empresas a criarem projetos de qualificação para seus funcionários, e aplicar multas nos empregadores que tem menos do mínimo de empregados, para equiparar trabalhadores e máquinas. Somente assim, pode-se mudar essa quarte revolução industrial.

Compartilhar

2 Correções

  1. – INTRODUÇÃO: sem nenhum erro gramatical, é melhor você iniciar com “O filósofo…”, e não com essa frase que você colocou antes, porque ficou muito vago, sua introdução faltou a tese.

    – D1: – novas máquinas facilitam os processos de produção- (errou o facilitam na redação). Você apresentou seu tópico frasal, mas esqueceu o repertório, o desenvolvimento e um desfecho crítico melhor.

    – D2: -por exemplo pagar contas-. Esta melhor que a D1, só faltou um desfecho melhor.

    – CONCLUSÃO : – as empresas- , -multas aos empregadores que têm menos-, -essa quarta revolução industrial.-, falta meio e detalhar melhor.

    C1: 160
    C2: 160
    C3: 120
    C4: 120
    C5: 160

    NF: 720

    Obs: Assista aulas de redação da poxalulu, vídeos do corretor sincerão, leia as redações nota 1000 disponíveis no site do Lucas Felpi.

    • 1
  2. INTRODUÇÃO: ” Há muito se teme…” A MUITO O QUE?? Não deixe nada solto no seu texto.
    A sua introdução está boa. Porém, muito pouco detalhada. O tema e suas teses não ficaram bem explicitas.
    A citação ao filósofo Aristóteles também poderia ter sido melhor abordado, mas ficou muito boa.
    .
    I DESENVOLVIMENTO: CADÊ A SUA ARGUMENTAÇÃO???? Esse paragrafo ficou totalmente expositivo. Você só falou da terceira revolução industrial e mais nada. Você tinha que ter relacionado esse acontecimento histórico com a sua opinião sobre o tema da redação.
    .
    II DESENVOLVIMENTO: Está bom. Porém, você não deve afirmar que estamos em uma quarta revolução industrial. Esse só seria cabível se você utilizasse algum exemplo.
    .
    CONCLUSÃO: Faltou um “meio” para a ação realizada.
    .
    PARABÉNS!!!!!!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.