Aprendiz

Resquicios de uma sociedade alienada

  • 3

Na epopéia homérica Íliada,a princesa troiana Cassandra,embora revelasse sempre ao seu povo corretas professias sobre o fim de Tróia,era vítima da descrença popular de suas visões,devido à fama de sua suposta loucura. Como essa personagem mítica,no Brasil,muitas pessoas com doenças mentais são alvo de grandes desvalorizações,manifestadas por estigmas a essa questão. Então,cita-se que esse problema surge,sobretudo,por preconceitos e por graves negligências médicas.

Nesse contexto,destaca-se a Carta Magna de 1988,a qual garante à população o direito à saúde e à cidadania. Todavia,diversos brasileiros com transtornos psiquiátricos não desfrutam desses bens constitucionais,pois grande parte desse grupo está inserida numa situação social ou familiar,na qual essa condição é vista com indiferença e julgamento,gerando,não raro,a desvalorização de um tratamento psiquiátrico e a vergonha de alguns cidadãos de participar desse tipo de consulta. Logo,diante tanta falta de apoio,inúmeros individuos com a saúde mental fragilizada tendem a ter uma qualidade de vida precária e repleto de sofrimentos.

Ademais,segundo o ativista Martin Luther King,a injustiça,em qualquer lugar,é um retrocesso social. Assim,percebe-se un grande atraso,no país,ao se analisar o modo estigmatizante como diversos homens e mulheres com enfermedades psicológicas são tratadas nos contextos médicos,porque,comumente,sofrem com a segregação e a violência quando inseridos em manicômios,por exemplo. Desse modo,essas instituições revelam a sua crueldade ao tratar,indignamente,quem precisaria de apoio.

Portanto,o Ministério da Saúde,em parceria com a TV,deve incentivar as instituições de saúde brasileiras a promover debates e palestras de psicólogos e psiquiatras destinados às familias e futuros profissionais especializados no estudo da mente humana,focando na discursão de como reduzir os estigmas às doenças mentais e como tratá-las em diferentes contextos. Esse incentivo deve ser promovido pela TV,por causa de sua influência,a fim de democratizar o acesso à informação desse tema.

 

Compartilhar

3 Correções

  1. Oi, Vitor!! =)

    dica: coloque o tema em negrito e o título junto com o texto, para facilitar a correção. :)

    INTRO
    –> “Homérica Ilíada” com iniciais maisculas, por se tratar de um tempo histórico/literário
    –> cuidado com o barbarismo: “professias” é com ‘c’ e não com ‘ss’
    –> de acordo com a nova regra da língua portuguesa, “Troia” não tem mais acento
    –> antes de “devido” não se coloca vírgula, pois expressa causa
    –> erro de concordância: ” pessoas com doenças mentais são alvo” (alvos; concorda com pessoas)
    –> retire a vírgula antes de “manifestações”
    –> estruturação correta e excelente uso de repertório

    D1
    –> erro de concordância: “parte desse grupo está inserida” (inserido; concorda com grupo)
    –> você não conseguiu defender o ponto de vista relacionado ao contexto da vergonha, ficou como uma ideia “solta”. Você disse que a desvalorização de um tratamento adequado é resultante de uma situação social/familiar indiferente e preconceituosa, mas e em relação a vergonha? embora faça parte do contexto, não houve uma justificativa que comprovasse, de fato, a vergonha (pq? de que forma? quem?)

    D2
    –> erro de concordância: “quando inseridos em manicômios” (inseridas; pois deve permanecer a concordância feminina que você optou em ” homens e mulheres” ao dizer “são tratadas”, uma vez que, nesses casos, a concordância é com o todo (nesse caso, masculino) ou com o ultimo termo (nesse caso, feminino), se vc escolheu pelo feminino, continue ate a conclusão do periodo.
    –> novamente, boa argumentação mas com informações soltas. Justifique, comprove e problematize o fato da existência da segregação e da violência em manicômios, seja por meio de uma noticia, reportagem, filme, ou ate mesmo pelo seu conhecimento mesmo. Mas, nunca, cite uma realidade sem depois argumenta-la.
    –>barbarismo: “enfermedades” ; “enfermidades”

    CONCLUSÃO
    –>agente: Ministério da Saúde e TV
    –>ação: incentivar as instituições de saúde brasileiras a promover debates e palestras de psicólogos e psiquiatras destinados às familias e futuros profissionais especializados no estudo da mente humana
    –>meio: Esse incentivo deve ser promovido pela TV
    –>finalidade: a fim de democratizar o acesso à informação desse tema
    –>detalhamento: focando na discursão de como reduzir os estigmas às doenças mentais e como tratá-las em diferentes contextos

    –> sem retomada e com finalidade superficial

    C1: 160
    C2: 200
    C3: 160
    C4: 160
    C5: 160
    NOTA: 840 [representativa]

    • 4
  2. Olá, boa tarde. Tudo bem ?

    * Aqui esta correção !
    # Parabéns pela produção, está bem escrita.

    _-_- correção por competência _-_-_

    Competência 1: 140

    Obs: Cuidado com as vírgulas nos lugares indesejados, elas podem tirar o sentido de sua argumentação.

    Competência 2: 200

    Obs: Redação estruturada. Possui agumentacao coesa com o tema . Bem escrita.

    Competencia 3: 180

    Obs: procure desenvolver melhor a estrutura argumentativa da redação, procurando sempre ligar os paragrafos por meio de CONECTIVOS ou frases. Isso deixa a sua produção mais rica e coerente.

    Competência 4: 160

    Obs: procure usar CONECTIVOS em abundância nas suas redações, sendo os mesmos diversificados, em sumo destaque em todos os parágrafos. Isso mostra ao corretor que vc tem uma certa bagagem acerca das estruturas coesivas.

    Competência 5: 160

    Obs: A conclusão não apresenta todos os agentes. Cuidado com isso, pois eles podem tirar seus pontos.

    Vc escreve muito bem, continue praticando que sem dúvida chegara aos 1000 no Enem

    Sucesso ᕙ( • ‿ • )ᕗ

    • 2
  3. Acredito q o tema seja o do Enem 2020 né?
    C1 – 120 ( você deixou muito a desejar na questão das vírgulas, pois muitas vezes elas foram empregadas de maneira errônea, além de algumas palavras errada como : además, sendo q o certo é ademais. ).
    C2 – 200 (repertório bom. Não existe repertório clichê, o importante é que seja legitimado, pertinente e produtivo ao tema e à discussão no texto).
    C3- 160 (você comete alguns equívocos na organização. Normalmente o primeiro período do desenvolvimento é a retomada do arg da tese, e vc já iniciou com um repertorio no caso do d1, sendo q ele deveria vir depois. Isso pode te prejudicar).
    C4- 160 (acredito q vc utilizar bem os conectivos, porém falta diversifica-los, e coloca-los em cada inicio de período.
    C5- 160 (sua proposta é boa, mas faltou o modo meio. Para sinaliza-lo vc deve colocar a palavra POR MEIO. Ex : Portanto, o Governo deve … POR MEIO de .. enfim..
    Mas vc foi muito bem. De certo sua redação vale 800 pontos ou pode ser até mais, é q sou um corretor, por vezes, rigoroso.
    Sua redacao é avaliada com base nas 5 competências do enem.
    Cada redação oficialmente é avaliada por 2 corretores , sendo q n se conhecem. Sua nota final será a média aritmetica das notas q eles atribuirem desde q n haja discrepância. Ex : Corretor 1- 720
    Corretor 2- 760
    Nota final- 740.
    Se houver discrepância vai pra um correor 3, ai a media aritmética sera das duas notas q mais se aproximarem. Fica tranquilo, vc foi bem, e tem grande potencial. Parabens!!!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.