Aprendiz

[REPOSTAGEM] TEMA: TRABALHO INFANTIL

  • 0

A Primeira Revolução industrial foi um período de grande desenvolvimento tecnológico, onde a produção passou a ser manufaturada e em grande escala, consolidando assim o capitalismo e a industrialização. Contudo, tamanho desempenho só foi alcançado através da utilização da mão de obra infantil, em locais como fábricas e minas de carvão, com longas e exaustivas jornadas de trabalho – devido seu baixo custo e a falta de medidas protetivas – No Brasil, essa realidade ainda se faz muito presente quando se fala na violação da infância. Entretanto, é notório que o trabalho infantil é prejudicial ao desenvolvimento físico e mental da criança, sendo também a principal causa da evasão escolar.

É relevante frisar, primeiramente, que o trabalho infantil gera danos irreversíveis ao desenvolvimento pleno das crianças e adolescentes. Já que, dependendo do ambiente de trabalho, elas ficam expostas às situações de risco que corroboram para acidentes e lesões. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 4,6% das crianças brasileiras estavam em condição de trabalho infantil, em 2019. E isso ocorre não só devido a miséria mas também a desigualdade social, pois há a necessidade de complementação da renda familiar. Além de impactos psicológicos, especialmente na capacidade de aprendizagem e nas relações sociais, pois o trabalho gera uma carga negativa, tanto na mentalidade quanto na autoestima. Nesse contexto, não é raro encontrar crianças envolvidas em trabalhos domésticos, agrícolas ou em centros urbanos, na venda de serviços e produtos, assim como também em lixões, feiras ou até mesmo no tráfico de drogas.

Paralelo a isso, aponta-se o trabalho infantil como fator impulsionador da evasão escolar, já que as crianças ingressam, normalmente, no mercado informal ou em trabalhos pesados, justamente por não exigirem qualificação profissional, o que ocorre devido à falta de políticas públicas e a visão distorcida que algumas pessoas têm de que a ocupação significa proteção contra a marginalidade e a pobreza. Contudo, tais trabalhos geram cansaço físico e mental, além de desinteresse e falta de tempo para se dedicar aos estudos, logo eles não conseguem assimilar os conhecimentos passados para desenvolver suas habilidades e competências. O que corrobora para a saída da escola, comprometendo assim, sua evolução profissional.

Portanto, diante do cenário exposto, tornam-se necessárias estratégias para combater o trabalho infantil no Brasil. Logo, cabe ao Ministério da Educação a criação e intensificação de programas de aprendizagem, como o fito de inserir os adolescentes no mercado de trabalho de forma menos arriscada, com remuneração apropriada e carteira de trabalho assinada. Assim como também a construção de instituições de ensino em tempo integral, visando à formação completa do estudante, de modo a oferecer cursos extracurriculares e alimentação adequada e saudável, além de afastá-los da criminalidade. Soma-se a isso a inserção de programas de geração de renda para as famílias de crianças que se encontram em tais condições. Com isso, espera-se fazer da infância uma etapa plena, capaz de formar cidadãos mais conscientes de seus direitos e deveres.

Compartilhar

1 Correção

  1. c1;160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita
    c2;160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e
    apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com
    proposição, argumentação e conclusão
    trabalhe e desenvolva melhor sua tese e seus argumentos
    c3;160Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema,
    de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de
    vista.
    c4;120 pontos: Articula as partes do texto, de forma mediana, com
    inadequações e apresenta repertório pouco diversificado de recursos
    coesivos.
    c5;120
    para a conclusão valer 200 você tem que apresentar os 5 fatores que são agente, ação, modo/meio, efeito e detalhamento.
    nota; 720

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.