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Remição de pena pela leitura – CESPE/CEBRASPE

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          No Brasil contemporâneo ao se falar sobre remição de pena pela leitura, é imprescindível mencionar aspectos relacionados ao tema. Assim, pode-se destacar a ressocialização dos detentos; a reorganização da visão de mundo dos mesmos; e as possibilidades e desafios de implementação desse projeto.

            Em primeira análise, a remição de pena seria um incentivo para que o apenado pudesse desenvolver a leitura e ao mesmo tempo trabalhar a ressocialização. Nesse sentido, visto que a educação é responsável por desenvolver o lado intelectual do indivíduo, deixando o mesmo mais propício a ser sociável. Enfim, a educação por meio da leitura tem um grande poder de mudar as pessoas.

            Em segunda análise, é de suma importância a leitura na vida dos detentos, pois ela atua como forma de reorganização da visão que eles possuem do mundo. Desse modo, o incentivo da leitura serviria para abrir portas e oportunidades na vida do mesmo, fazendo com que ele reorganizasse e mudasse seu olhar sobre o mundo.

              Contudo, inúmeros desafios de implementação surgiriam, uma vez que haveria a necessidade de funcionários qualificados e suporte adequado, porém, com o investimento nessas áreas abririam grandes possibilidades de implantação bem sucedida da leitura no sistema prisional brasileiro. Portanto, cabe ao Supremo Tribunal de Contas da União liberar capital devido para subsidiar tal ação. Assim esse projeto teria êxito na sua implementação.

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Redija um texto dissertativo abordando os seguintes aspectos acerca da remição de pena pela leitura.

1 A remição de pena pela leitura como forma de ressocialização. [valor: 9,50 pontos]
2 A importância da leitura como forma de reorganização da visão de mundo do detento. [valor: 9,50 pontos]
3 Possibilidades e desafios da implementação de projetos de leitura no sistema prisional brasileiro. [valor: 9,50 pontos]

4 estrutura [valor: 1,50 pontos]

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2 Correções

  1. Olá, boa noite.
    Redações do CESPE, sugiro: Na introdução, reproduza o tema na 1ª oração. Após, na ordem apresentada pelo examinador, destaque as questões que serão analisadas.

    Análise do desenvolvimento:
    Para o CESPE, basta responder as questões.
    Sugiro trocar em 1 análise, em 2 análise, por: Primeiramente, Posteriormente.
    Deve-se dar continuidade ao texto. Deixar claro, logo no início do parágrafo, sobre o que se dissertará. Por exemplo:
    Primeiramente, é necessário discorrer acerca da remição de pena pela leitura como forma de ressocialização. A partir daqui, responda de forma objetiva.
    O mesmo raciocínio vale para as demais questões.
    Estava indo bem até a segunda análise. Depois, destruiu o texto iniciando a resposta da 3ª questão com um CONTUDO. Responda-a de forma objetiva, tão somente. Poderia ter iniciado com um POR FIM.
    O CESPE não exige parágrafo de conclusão, todavia, se sobrar linhas, pode-se elaborá-lo. Basta reafirmar o conteúdo exposto e ressalte o TEMA.

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  2. Olá, tudo bem ?
    Assim, eu não sou muito boa em corrigir redação do tipo que a banca do Enem cobra, mas de acordo com meu conhecimento ela precisa de alguns reajustes. Seu texto não tem a conclusão como a que a competencia 5 pede, segue essa regra: tem que constar no ultimo paragrafo agente, ação, modo/meio, finalidade e detalhamento. Alem do mais, seu sua redação não segue o tipo de texto dissertativo argumentativo, e no inicio você não apresentou muito bem o tema e sua tese. Aconselho vc a estudar mais, ler redaçoes nota mil e vê alguns videos da “fada da redaçao” ela é otimo professora. Espero ter ajudado boa sorte

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