RELEVÂNCIA DO INCENTIVO AO HÁBITO DE CONSUMO DE LIVROS NO BRASIL

  • 0

Ao decorrer subsequente da trama na quinologia “Percy Jackson e os Olimpianos”, desde o princípio, quando discorre, explicita e salienta a lacuna disforme de Percy, tal como os outros semideuses do Acampamento Meio-sangue, o literato Rick Riordan manuseia recursos com a finalidade de ambientar os leitores as crises relacionadas ao desempenho acadêmico do protagonista.

Visto que o investimento brasileiro, tanto estimulativo quanto financeiro e tributário na área educacional tende a perecer, um atraso crescente e tangível permanece prejudicando a estabilidade do corpo social em copiosos núcleos, sucedendo taxas alarmantes de semianalfabetismo e analfabetismo funcional, evasão escolar e desempenho acadêmico estudantil declinante. Desse modo, as circunstâncias descritas na obra enfatizam a existência notável dos impasses intelectuais semelhantemente com a realidade, além de dilucidar uma crítica à banalização do assunto em questão.

Segundo os dados do Índice Nacional de Analfabetismo Funcional (Inaf), pesquisas apontam que cerca de 30% dos brasileiros entre 14 e 64 anos são analfabetos funcionais. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informa que 39, 9 milhões de brasileiros são semianalfabetos. Pela razão da leitura não ter sido incentivada no Brasil desde a época da colonização, pois somente a elite tinha acesso aos livros, resultando na retenção do hábito nas famílias brasileiras. Os números nos dados assolam o país, comprovando a carência populacional, portanto, o cenário caracteriza outra consequência da desigualdade social enraizada.

A privação, do mesmo modo que a escassez de incentivo a leitura traz perca no aumento de conexões neurais, estímulos criativos, desenvolvimento do senso crítico e expansão de empatia, sabota o avanço cognitivo das crianças e adolescentes na medida que forma adultos em estado de deficiência socioeducacional. Causas como a baixa escolaridade, acompanhamento quase nulo para com a disseminação da necessidade da leitura precoce, preço dos livros, ausência de bibliotecas e espaços de para tais fins, acervos inadequados ou desatualizados, são responsáveis pela falta de leitura.

Com o propósito de erradicar essa vicissitude, é através da intervenção do Ministério da Educação e Cultura (MEC) que deveria haver promoção de feiras de leitura, competições desportivas de literatura, projetos socioeducativos nas Instituições de Ensino, uma reformulação na modalidade de inserção de livros na vida de crianças e jovens, e fundação de programas de amparo aos grupos da faixa etária adulta que foram alvos da decadência cíclica descrita. Essas transformações serão asseguradas a partir de uma redistribuição de renda de modo a prover mais investimento nesse setor.

Compartilhar

5 Correções

  1. Olá,serei breve com a correção!
    Sua escrita é formal e apresenta muitas informações que comprovam seu ponto de vista,porém vc n iniciou os parágrafos com conectivos,oq retira pontos da coesão textual. Além disso vc acabou escrevendo 5 parágrafos oq n é o indicado,deixando a sua redação muito grande. Se a sua redação for para o enem,estude as competências exigidas e o modelo de redação.

    Boa sorte!

    • 0
  2. Olá, tudo bem?

    A sua redação está boa, você usou a linguagem formal, porém a introdução deve ser em apenas 1 paragrafo e não dois. Os desenvolvimentos estão bons e mas falta organização dos assuntos e na conclusão está faltando descreve-la melhor.

    – Procure mais sobre a estrutura da redação;
    – Busque organizar sua introdução em 1 paragrafo ;
    – Melhore sua conclusão e
    – Organize os parágrafos de desenvolvimento.

    espero ter ajudado, boa sorte!! ;)

    • 0
  3. Olá, segue minha correção.

    Um ponto principal na sua redação: Estude mais a estrutura de cada parágrafo, entenda mais a fundo como que pode ser feito a introdução, o desenvolvimento e a conclusão, sua nota aumentará MUITO. Como também, é notório que você possui muitas ideias para por no papel, isso é ótimo, mas tente escolher apenas uma ideia para argumentar no desenvolvimento e assim escolha um repertório que fortifique sua ideia. Assim, logo logo estará garantindo nota máxima, tu tem um potencial lindo!

    Sua introdução começa com um repertório, ótimo, mas ele apenas foi apresentado, dando a entender ser um resumo de uma obra e não uma intro de redação. Tente apresentar o repertório, ligá-lo ao tema e apresentar os causadores da problemática.

    Nos desenvolvimentos falta uma ordem nos períodos. Você tem boas ideias, mas antes de produzir a redação, faça um projeto de texto, assim vc coloca no papel todas as ideias e escolhe apenas uma para cada parágrafo. Estude conectivos e use eles no início de cada desenvolvimento, ganhará pontos na competência 4.

    E na conclusão, comece com tópico frasal, mais uma vez ocorreu muitas ideias listadas, pode definir somente uma para o Ministério resolver. Conforme as perguntinhas que devem ser respondidas, você apresentou o agente (quem vai fazer), mas não respondeu o que ele iria fazer, de que maneira irá fazer, com qual objetivo será feito e também não teve detalhamento, revise essas perguntinhas.

    Nota:
    C1 – 120
    C2 – 120
    C3 – 120
    C4 – 120
    C5 – 120
    TOTAL: 600

    • 0
  4. Olá, eu sou estudante também, mas vou corrigir de acordo com meus conhecimentos, ok!?
    Primeiramente, se a sua redação for modelo ENEM, é recomendado que você faça apenas 4 parágrafos.
    Em suma, seu texto está muito bom, sugiro que faça uma síntese dos parágrafos reduzindo eles para 4:
    Introdução
    Desenvolvimento 1
    Desenvolvimento 2
    Conclusão
    Atente-se também às habilidades requeridas por cada competência.

    • 0
  5. Olá, tudo bem?
    Vamos a correção…
    *Cuidado se sua redação é para o Enem Fassa somente quatro parágrafos
    * Sua introdução está muito boa, mas ela deve ocupar apenas um parágrafo
    *Seu d1 também está muito bom
    * Seu d2 falou de muito coisa vc poderia ter escolhido uma ou duas e ter desenvolvido mais
    * Sua conclusão começou muito bem .. mas cadê o resto? ….. Faltou na proposta de intervenção a finalidade….. Além disso poderia ter concluído com uma frase de efeito, deixaria seu texto muito melhor

    Obs: não vou corrigir sua gramática, mas para isso sugiro o app CIRA, é de graça e da nota também

    Continue escrevendo, bons estudos!

    * Aah… Perdão se eu tiver errado algo, pois ainda estou me aprofundando no assunto :)

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.