Estudante

Relações pessoais na modernidade líquida

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É notório que na atual sociedade o uso da internet como forma de “conectar-se” com outras pessoas cotidiano, pode-se conhecer pessoas do outro lado do mundo, e em pouco tempo desenvolver uma relação puramente superficial, que como o esperado não durará muito. Esta é a sociedade líquida atual, moldada por grandes empresas e pelo marketing, onde se valoriza mais curtidas e um “lance” de fim de semana do que conversar olho no olho e ter um relacionamento forte e duradouro.

Bauman é um dos sociólogos mais conhecidos quando o assunto é modernidade líquida, em suas obras “Amor líquido” e “Modernidade líquida” ele é capaz de expressar isso em sua totalidade, segundo ele, hoje em dia as pessoas tratam umas as outras como algo descartável. Qualquer erro ínfimo é capaz de pôr um fim em um relacionamento, pois aquela relação não foi edificada em bases sólidas, consequência de uma vida superficial gerada pela modernidade líquida. Isso que está acontecendo na atual geração não é obra do acaso, mas sim uma ação planejada, pois desejam “adestrar” as pessoas, fazendo-as reféns de uma pequena dose de atenção, viciando-as em redes sociais, em futilidades, e acima de tudo, em relacionamentos fracos. Segundo dados do IBGE, em 1984, foram contabilizados 30,8 mil divórcios, em 1994 eram 94,1 mil divórcios, em 2004, foram 130,5 mil divórcios, e em 2014 foram 341,1 mil divórcios. Observa-se, portanto uma crescente nos pedidos de divórcio no período onde a internet começou a ficar mais acessível ao público, onde nascia os primeiros indícios de redes sociais, e sites de relacionamento, consequentemente um aumento exponencial de infidelidade.

No meio social atual, as redes sociais alimentam uma ideias de “desapego emocional” espalham que aquele ou aquela que vive sem ter nenhum compromisso com ninguém, que sai em festas e “pega” várias pessoas é o “exemplo máximo” para seguir a vida. Não se tem mais o apresso pelo amor de um relacionamento até a terceira idade, são pouquíssimos casais que permanecem juntos até a morte, e tudo isso fomentado pelas redes sociais e o “adestramento programado” dos jovens atuais.

Constata-se que, em nossa sociedade vive-se em um período que pode ser intitulado de “era do desapego” onde pessoas vivem nutrindo suas carências, solidões e tristezas com prazeres carnais, fruto de um alienamento propagado pela internet, mas não sendo a internet a completa vilã da história, pois nela não se encontra somente o mal. É necessário que, os jovens deem mais atenção ao seu interior, essa modernidade líquida em que vivemos, tem influências da internet sim, mas porque as mídias sociais usam as fraquezas dos jovens contra eles mesmos. O mal maior dessa história são os sentimentos interiores de cada um, como foi citado um pouco a cima, os jovens hoje estão mais carentes, mais tristes, e mais propensos a desenvolverem algum problema mental, por isso o tratamento mais adequando para que se possa controlar toda essa iniquidade são as terapias, onde o psicólogo irá ajudar o jovem a lidar com seus problemas interiores, a lidar com a solidão, com a tristeza. Também pode-se ser implementado nas escolas um programa contra essa modernidade líquida, onde ensinam aos jovens o valor de uma relação, onde mostra-se para eles o valor do amor e dos sentimentos, fazendo isso a sociedade poderá dar um passo a frente no combate a essa modernidade líquida.

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2 Correções

  1. Olá, tudo bem? Na verdade, o colega acima está ERRADO em zerar sua redação por vc ter ferido os direitos humanos. De acordo com a nova medida do STF, a sua redação não pode mais ser zerada por isso, mas vc pode perder MUITOS pontos. Então atente-se as suas propostas de intervenção.
    LINK DA MATÉRIA: https://guiadoestudante.abril.com.br/enem/desrespeitar-os-direitos-humanos-ainda-pode-tirar-pontos-da-redacao-do-enem/

    Agora, vamos pra correção!

    É notório que na atual sociedade o uso da internet[1] como forma de “conectar-se” com outras pessoas[2] cotidiano, pode-se conhecer pessoas do outro lado do mundo, e em pouco tempo desenvolver uma relação puramente superficial, que como o esperado não durará muito[CONTEXT.]. Esta é a sociedade líquida atual, moldada por grandes empresas e pelo marketing, onde se valoriza mais curtidas e um “lance” de fim de semana do que conversar olho no olho e ter um relacionamento forte e duradouro.[TESE]

    -Onde está seu enc. argumentativo?

    [1]: necessita de vírgula
    [2]: no*

    [1]Bauman é um dos sociólogos mais conhecidos quando o assunto é modernidade líquida, [2]em suas obras “Amor líquido” e “Modernidade líquida” ele é capaz de expressar isso em sua totalidade,[3] segundo ele, hoje em dia as pessoas tratam umas as outras como algo descartável. Qualquer erro ínfimo é capaz de pôr um fim em um relacionamento, pois aquela relação não foi edificada em bases sólidas, consequência de uma vida superficial gerada pela modernidade líquida. Isso que está acontecendo na atual geração não é obra do acaso, mas sim uma ação planejada, pois desejam “adestrar” as pessoas, fazendo-as reféns de uma pequena dose de atenção, viciando-as em redes sociais, em futilidades, e acima de tudo, em relacionamentos fracos[4]. Segundo dados do IBGE, em 1984, foram contabilizados 30,8 mil divórcios, em 1994 eram 94,1 mil divórcios, em 2004, foram 130,5 mil divórcios, e em 2014 foram 341,1 mil divórcios. Observa-se, portanto uma crescente nos pedidos de divórcio no período onde a internet começou a ficar mais acessível ao público, onde nascia os primeiros indícios de redes sociais, e sites de relacionamento, consequentemente um aumento exponencial de infidelidade.

    [1]: precisa de conectivo para iniciar seu desenvolvimento. Além do conectivo, vc deve expor primeiro seu argumento, e depois comprovar ele.
    [2]: equívoco da vírgula
    [3]: equívoco da vírgula. Substitua por um ponto final.

    -Seu parágrafo ficou MUITO grande. Para ter um bom desenvolvimento, ele não precisa ser tão extenso assim e repleto de informações. O seu segundo dado poderia ser aplicado no D2, o qual ficou muito curto e sem nada que o comprovasse (irei mostrar logo abaixo como ele ficou). Vc poderia ter parado no elemento [4], pois já havia demonstrado seu posicionamento diante do tema.

    No meio social atual, as redes sociais alimentam uma ideias[1] de “desapego emocional”[2] espalham que aquele ou aquela que vive sem ter nenhum compromisso com ninguém, que sai em festas e “pega” várias pessoas é o “exemplo máximo”[3] para seguir a vida. Não se tem mais o apresso[4] pelo amor de um relacionamento até a terceira idade, [5]são pouquíssimos casais que permanecem juntos até a morte, e tudo isso fomentado pelas redes sociais e o “adestramento programado” dos jovens atuais.[6]

    [1]: uma ideia*
    [2]: necessita de vírgula
    [3]: aspas desnecessárias
    [4]: apreço*
    [5]: relacione essas ideias.
    [6]: como as redes sociais fazem isso?

    -Seu parágrafo não possui nenhuma comprovação. Está parecendo uma opinião sem fundamentos. Como eu disse anteriormente, os dados que vc citou no D1, seriam úteis aqui. Precisa de um conectivo também para iniciar o seu D2, como “em uma segunda análise”, “outrossim”, etc.

    Constata-se que, em nossa[1] sociedade vive-se em um período que pode ser intitulado de “era do desapego”[2] onde[3] pessoas vivem nutrindo suas carências, solidões e tristezas com prazeres carnais, fruto de um alienamento propagado pela internet, mas não sendo a internet a completa vilã da história, pois nela não se encontra somente o mal.[4] É necessário que, os jovens deem mais atenção ao seu interior, essa modernidade líquida em que vivemos[5], tem influências da internet sim, mas porque as mídias sociais usam as fraquezas dos jovens contra eles mesmos[6]. O mal maior dessa história são os sentimentos interiores de cada um, como foi citado um pouco a cima[7], os jovens hoje estão mais carentes, mais tristes, e mais propensos a desenvolverem algum problema mental, por isso o tratamento mais adequando para que se possa controlar toda essa iniquidade são as terapias, onde o psicólogo irá ajudar o jovem a lidar com seus problemas interiores, a lidar com a solidão, com a tristeza. Também pode-se ser implementado nas escolas um programa contra essa modernidade líquida[8], onde ensinam aos jovens o valor de uma relação, onde[9]mostra-se para eles o valor do amor e dos sentimentos,[10] fazendo isso a sociedade poderá dar um passo a frente no combate a essa modernidade líquida.

    [1]: não pode primeira pessoa em um texto dissertativo -argumentativo.
    [2]: precisa de vírgula
    [3 e 9]: “onde” = lugar. Substitua por “os quais”
    [4 e 6]: não acrescente informações novas em sua conclusão.
    [5]: não pode primeira pessoa.
    [7]: acima*
    [8]: repetição excessiva da expressão ” modernidade líquida”
    [10] vírgula desnecessária

    -Na questão dos direitos humanos, vc se expressou mal ao falar daquele modo. Seria melhor se você colocasse “Também podem ser realizadas palestras que ensinam aos jovens o valor de uma relação, o qual mostrará para eles o valor do amor e dos sentimentos”. Dessa forma, ficaria mais fácil mostrar que ninguém estava forçando os jovens a participarem de tal programa, com o fim de combaterem essa modernidade.
    -A conclusão não deve ficar tão extensa assim. Resuma mais ela e pare de adicionar coisas que não foram citadas no texto. A sua conclusão deve ser a solução do seu problema e deve ser apresentada de maneira clara e objetiva. Você deu muitos “rodeios”, citou muita coisa desnecessária e não se preocupou em cumprir com os 5 elementos pedidos nela. Vc opinou demais em algo que não deveria ser feito.
    -Também acho que os jovens não devem ser os únicos agentes a resolverem essa problemática.

    CONSIDERAÇÕES FINAIS:
    *Notei que vc não conhece a estrutura do texto dissertativo argumentativo. Desde a sua introdução até o seu desenvolvimento, houve uma desorganização grande em seu texto.
    Olhe como deve ser a estrutura:
    INTRODUÇÃO: contextualização/ tese/ encaminhamento argumentativo.
    DESENVOLVIMENTO(S): exposição do argumento/ comprovação/ teu posicionamento
    CONCLUSÃO: fechamento das ideias/ 5 elementos (agente, ação, modo, detalhamento e finalidade)/ finalização do texto.
    (para entender como funciona cada uma dessas, me chame no privado que te mandarei alguns links de vídeos que explicam esse assunto)
    -Vc também não utilizou conectivos e isso é fundamental no seu texto.
    -Muitos erros de pontuação, ortografia, repetição de termos, etc.
    -NUNCA USE A PRIMEIRA PESSOA EM UM TEXTO PADRÃO ENEM. Opte sempre pela terceira pessoa.
    -Por mais que vc tenha compreendido o tema, o seu texto foi mal organizado. Tanto que o seu D2 não possuiu nenhuma comprovação.

    DICAS:
    -Estude pontuação, ortografia, concordância e sinônimos.
    -Estude a estrutura do texto dissertativo argumentativo
    -Cuidado com os direitos humanos

    NOTA: 560
    C1: 120
    C2: 120
    C3: 120
    C4: 80
    C5: 120

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  2. Bom momento do dia! Antes de corrigir, saiba que o fiz para te ajudar em sua nota.
    Não sou nenhum profissional, claro, mas estudo muito sobre o tema e sempre obtive notas altas em minhas redações, portanto, é com pesar que, sob uma ótica aprofundada, ANULARIA a nota dessa dissertação. O motivo de tal fato reside no parágrafo de conclusão redigido pelo autor, que aparenta violar alguns princípios dos direitos humanos, ao afirmar “Também pode-se ser implementado nas escolas um programa contra essa modernidade líquida, onde ensinam aos jovens o valor de uma relação, onde mostra-se para eles o valor do amor e dos sentimentos, fazendo isso a sociedade poderá dar um passo a frente no combate a essa modernidade líquida.”(sic.) Acontece que, os artigos 12, 18 e 19, dos Direitos Humanos, foram desconsiderados ao tratar de uma eventual possibilidade de se aplicar a solução apresentada, uma vez que a mesma intenta contra o direito à liberdade de expressão, liberdade de consciência e interferência na vida privada. Dessa maneira, torna-se possível a invalidação dessa redação, de acordo com competência V do enem, e demais regras de produção de textos dissertativos, que afirmam acerca da elaboração do parágrafo de conclusão respeitando os direitos humanos. Por outro lado, é perceptível que o autor possui capacidade de alcançar a nota máxima, há características essenciais do gênero dissertativo-argumentativo nítidos nessa redação, mas ainda há muito o que trabalhar! A introdução, no entanto, está totalmente desconexa da proposta do gênero textual, dado que sequer fora apresentada uma tese, sem contar a linguagem empregada, que está um tanto informal. Repito, ainda há muito o que melhorar, assim, não continuarei a correção, a fim de evitar um texto extenso aqui, mas posso ajudar o autor, se for da preferência, contatando-me. // N: (0 de 10)

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