As reflexões acerca das relações interpessoais no ambiente de trabalho são de incontestável relevância. Nesse sentido, é possível afirmar que a capacidade de lidar com as pessoas eficazmente exclui a tensão do trabalho. Isso se dá em função da colaboração e do respeito às devidas competências de cada integrante do ambiente laboral.
O primeiro desses pontos, segundo o filósofo Aristóteles se refere ao princípio de que o homem e a mulher são “animais com interesse social e político”. Consequentemente, o equilíbrio das relações trabalhistas está diretamente relacionado a troca de opiniões, em razão de buscar possíveis soluções, ou seja, ser tolerante com o outro.
O segundo dos aspectos, está na harmonia entre as funções dos profissionais. Ao observar que os interesses são coletivos e não individuais, a convivência como um todo é fortalecida. É o que se percebe quando a empresa ou organização fornece qualidade no serviço.
A interação profissional, portanto, deve explorar os grãos diferentes de convívio, do mais cordial até o mais profissional, garantindo assim a qualidade do ambiente de trabalho.
AnaLor
Oi, Alice. Tudo certo?
Sobre a introdução: boa formulação de tese analítica. Tentaria, porém, desenvolver mais a contextualização. Acho que, por mais explicativa que esteja, ela ficou muito concisa.
Sobre o desenvolvimento: senti falta, no primeiro parágrafo, de um tópico frasal como o que vc apresenta no segundo (“O segundo dos aspectos, está na harmonia entre as funções dos profissionais”) e de um fechamento do parágrafo, finalizando o raciocínio. Quanto à argumentação em si, ficou bem massa. Parabéns!
Sobre a conclusão: caso seu texto vise ao modelo enem, é preciso destacar a necessidade de uma proposta de intervenção, na qual vc explica como resolver a problemática do tema. Para isso, vc precisa responder as seguintes perguntas: “o que deve ser feito? por quem deve ser feito? como deve ser feito? para quem deve ser feito?”.
É isso, alice. Boa sorte e continue firme nos estudos :)
rafaela01
oi :) achei seu texto muito legal e culto, só acho que na parte do desenvolvimento você deveria desenvolver um pouco mais sobre o assunto. Se questionando onde, como e por que e citar mais alguns problemas que são consequências sobre o assunto abordado. Parabéns pelo texto e continue e escrevendo! :)
MIRELLATHAIS
OMPETÊNCIA 1
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
COMPETÊNCIA 2
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
COMPETÊNCIA 3
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
COMPETÊNCIA 4
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
COMPETÊNCIA 5
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
A sua redação possui um tema muito bom, mas pesquisa sobre conectivos, estrutura da redação e conclusão.
A Conclusão deve ter 5 elementos: agente, ação, modo, desenvolvimento e finalidade.