Regente

Relações de poder.

  • 0

Em sua obra “Utopia”, Thomas More retrata uma sociedade livre, padronizada e exclusa de qualquer poder ideológico. No entanto, fora da ficção, a realidade brasileira vai ao encontro à obra proposta por More, no que tange, as Relações de poder.  Nesse sentido, é válido afirmar que as principais consequências que regem tal postura, se baseiam na falta de informações nas mídias em relação aos direitos cidadãos e na omissão do Estado na criação de políticas públicas.

Em primeiro lugar, é preciso se atentar para a impunidade presente na questão. Segundo o escritor George Orwell: “a massa mantém a marca, á marca mantém a mídia e a mídia controla a massa”, desse modo, vê-se que no Brasil hordieno, a mídia exerce com forte influência o seu valor sobre todo o corpo social. Entretanto, salienta-se que a falta de informações nas mídias em relação aos direitos cidadãos, surge como causa visível, a expansão das relações de poder que por sua vez, impossibilita a ampla Liberdade social. Dessa forma, observa-se que esses fatores atuam em um fluxo contínuo favorecendo a formação de problemas sociais, com dimensões cada vez maiores.

Outrossim, destaca-se a omissão do estado na criação de políticas públicas como fator relevante do problema. Assim, mediante a obra “Contrato Social”, do filósofo Rousseau, cabe ao Estado viabilizar ações que visem o equilíbrio social, todavia, observa-se através da realidade do país, que o Brasil encontra-se recluso ao pensamento do filósofo, uma vez que a não criação de políticas públicas que visem a harmonização social atinge a sociedade, as consequências se tornam visíveis dentre elas, a formação de esteriótipos que impossibilitam a transparência de opiniões públicas. Desse modo, é inconceptível que essa realidade ainda persista no país.

Fica evidente, portanto, a reversão dos problemas. Por isso, urge que o Governo Federal juntamente com o MEC, desenvolvam por meio de verbas governamentais projetos destinados às campanhas publicitárias, que visem expor à sociedade o que se caracteriza como Relações de poder, como também, conscientizar a população acerca dos seus direitos no meio social. Ademais, é dever do Governo Federal atuar através da  criação de programas, que por meio de ações governamentais, visem a criação de políticas públicas que garantam o equilíbrio social, bem como, à expansão de opiniões coletivas.  Como efeito, o país se fortalecerá.

 

✓ se possível corrijam mediante as competências do Enem.

✓ obrigada. (◍•ᴗ•◍)

Compartilhar

3 Correções

  1. Bom dia
    vou da a minha opinião do que eu achei certo.
    Bom gostei bastante da sua redação dos seus argumentos, e sim tem alguns erros mas são bem poucos preste um pouco de atenção no uso do plural no segundo desenvolvimento certo.
    Alguns erros na colocação de virgula, mas o uso dos conectivos está correto

    • 1
  2. C1:180(apenas alguns erros com relação à virgula)
    C2:200(tema não foi tangenciado e nem houve desvio)
    C3:180(o texto está bem estruturado,porém,houve desvio do raciocíno em umas partes)
    C4:200(o uso dos conectivos está correto)
    C5:200 (ótima proposta e contém os 5 agentes)

    bom dia!sua redação está muito bem feita e as ideias estão organizadas de forma clara. vale ressaltar que sua grámatica é ótima,assim como o repertório usado.
    você escreve muito bem!continue neste caminho!
    no mais,é isso!

    • 1
  3. Bom dia! Seu texto está ótimo.

    Cuidado com a expressão “tipo de” ela é desnecessária para sua oração, uma vez que é uma expressão prolixa, e representa um vício de linguagem.
    Exemplo:
    1 – Qualquer tipo de informação falsa, da mais simples à mais descabida, induz as pessoas ao erro.
    2 – Qualquer informação falsa, da mais simples à mais descabida, induz as pessoas ao erro.

    Atenção ao uso do plural. No segundo desenvolvimento

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.