Relacionamentos abusivos: excessos e faltas sob a ótica da psicologia e criminologia.

  • 1

-Na sociedade atual, casos de relacionamentos abusivos estão em voga no Brasil,havendo notícias quase que diárias sobre o tema, tendo ou não um desfecho trágico. Com  base nesse cenário, psicólogos se debruçaram sobre o tema, com o intuito de ajudar a população a compreender o assunto acerca dos relacionamentos abusivos.

-Segundo o psicanalista Sigmund Freud, todo excesso esconde uma falta, conforme resumido na frase “Diga-me o que gabas, e mostro-lhe sua falta”, ou seja, um indivíduo que possui um comportamento exagerado em relação às suas relações interpessoais, na realidade, sofrem com algum tipo de fobia, como o medo da perda, carências afetivas no geral, ou mesmo um complexo de inferioridade, ocasionando assim, ainda que inconscientemente, mecanismos violentos para suprir essas respectivas paranoias.

-Como resultado desse processo da mentalidade humana, o processo de ruptura nas relações torna-se evidente, e muitas vezes com um desfecho trágico, tal como mostrado nos inúmeros casos de Feminicídio, ou de abusos de relacionamento no geral. Na cultura pop, existem exemplos que mostram esse processo de fobia, degradação das relações e também da saúde mental em si, como no relacionamento cada vez mais paranoico entre Anakin Skywalker e Padmé Amidala na saga Star Wars.

-Com o objetivo de reduzir os casos de relacionamentos abusivos, seja em âmbito penal, ou não, o Poder Público deve atuar em duas frentes: A primeira delas, é através do poder judiciário, com o objetivo de punir com mais rigor, os praticantes de crime de feminicídio, ou qualquer abuso previsto no código penal, e a segunda, no âmbito da saúde mental, onde o ministério da saúde, por meio do SUS, deve expandir a sua rede de tratamento psicólogico, de modo a torna-los mais acessíveis para a população, e solucionar possíveis sinais de carência afetiva expressos anteriormente.

Compartilhar

3 Correções

  1. Segundo o psicanalista Sigmund Freud, todo excesso esconde uma falta, conforme resumido na frase “Diga-me o que gabas, e mostro-lhe sua falta”, ou seja, um indivíduo que possui um comportamento exagerado em relação às suas relações interpessoais, na realidade, sofrem com algum tipo de fobia, como o medo da perda, carências afetivas no geral, ou mesmo um complexo de inferioridade, ocasionando assim, ainda que inconscientemente, mecanismos violentos para suprir essas respectivas paranoias.

    Sugestão de reescrita:
    Segundo o psicanalista Sigmund Freud, todo excesso esconde uma falta, conforme resumido na frase “Diga-me o que gabas, e mostro-lhe sua falta”, ou seja, um indivíduo que possui um comportamento exagerado em relação às suas relações interpessoais sofrem com alguma fobia, como o medo da perda, carências afetivas, ou mesmo um complexo de inferioridade, ocasionando assim, ainda que inconscientemente, mecanismos violentos para suprir essas respectivas paranoias.

    Apaguei as expressões: “na realidade” “tipo de” “no geral” pois ao meu ver são expressões prolixas.
    4 linhas sem usar ao menos um ponto final também não fica muito bom.

    • 0
  2. C1: 120 – alguns erros de pontuação )
    C2: 160 – articule seu texto mais para o tema
    C3: 200 – Expôs argumentos bem
    C4: 80 – Coesão parcialmente articulada
    C5: 160 – faltou apresentar o detalhamento e o modo/meio

    OBS: Correção de estudante

    no mais, o restante é questão de muita prática para chegar ao êxito

    • 0
  3. Olá!
    Irei corrigir sua redação.
    Let’s go!!!
    – 1° parágrafo: faltou desenvolver melhor a introdução desse parágrafo, poderia começar com um dado que pode remeter ao tema proposto. E em segundo lugar, a ausência da tese e uma rápida apresentação do posicionamento dos parágrafos dos desenvolvimentos.
    – 2° parágrafo: há novamente o déficit de uma introdução de parágrafos; além disso no trecho ” um comportamento exagerado (.) Na realidade, sofrem com algum tipo de fobia (,) como o medo da perda, (da) carência afetivas em (noX) geral, ou mesmo um complexo de inferioridade, ocasionando assim, ainda que inconscientemente, mecanismos violentos para suprir essas respectivas (paranóias);
    * evite verbos no gerúndio e não deixe apenas uma oração em cada parágrafo.
    – 3 ° parágrafo: falta muito conectivo que pode ligar os fragmentos entre os parágrafos; evite a muita repetição de palavras, como na palavra “processo”. E no trecho “de ruptura nas relações (se) torna evidente” pode colocar o pronome antes do verbo; alem disso, no excerto “de relacionamento (em) geral” retira o “no” e adiciona o “em”. Ademais, nesse mesmo parágrafo, em ” como no relacionamento cada vez mais paranóico entre Anakin Skywalker e Padmé Amidala na saga Star Wars.” faltou engajar melhor o exemplo do Star Wars, porque parece que ficou “solto” em relação ao texto;
    – 5° parágrafo: sua conclusão está no caminho certo! Parabéns!!! Só faltou alguns detalhes: na primeira ação do Poder Público, teve a ausência de como ele fará tal ação? E para que ele irá realiza-la? Já no segunda ação faltou através de que ele poderá agir?
    Bons estudos!!!
    Espero ter ajudado!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.