RELAÇÃO ENTRE SUJEITO E TEMPO PARA FUVEST

  • 1

Na Grécia antiga, houve, dentre outro fatores, o desenvolvimento do pensamento e da reflexão que possibilitaram o surgimento da filosofia. Todo esse avanço, que tem repercussão até os dias atuais, deve-se, em grande parte, ao tempo hábil que os indivíduos daquela época destinavam para observar o seu entorno. No entanto, na  contemporaneidade, principalmente com o avanço do capitalismo, muitas pessoas não dispensam mais parte de si para além daquilo que seja acúmulo de capital.

Por isso, apesar da globalização e do avanço técnico-científico trazer consigo conhecimento em diversas áreas, tais como, a medicina e a robótica, eles também possibilitaram o retrocesso do que havia sido impulsionado pelos filósofos da Grécia antiga. Isso se deve ao fato de que muitos ainda seguem a lógico de que tempo é dinheiro. Dessa forma, há a dominação ou do consumismo ou da resistência frente a pobreza que se propagam por essa método de acúmulo e distribuição de capital, proporcionando assim, que haja uma redução ou ausência do tempo destinado para a realização de outras atividades.

Dentre as demais ocupações que deveriam ter igual importância no dia a dia, encontram-se aquelas que interferem no modo de vida da população e que são de extrema importância para o seu crescimento como cidadão e como ser. O lazer junto à família e a reflexão da cidadania permitem que problemas como depressão e ansiedade sejam amenizadas, além disso, possibilitam o entendimento dos deveres e direitos de um cidadão, o que reflete diretamente no tempo futuro e em suas lembranças, sendo que estes,  dependem de ações voltadas além do capitalismo.

Portanto, é notório que o indivíduo tem papel fundamental quando se relaciona com tempo. Isso é observado analisando a interação exercida pelos filósofos da antiguidade com o chamado ócio, visto que este, estimulava o pensamento e a mudança da qualidade do tempo presente e futuro de suas respectivas vidas e dos que estavam ao seu entorno. Concernente a este fato, Sócrates, afirmava que era  necessário, a fim de alcançar felicidade e conhecimento, conhecer a si mesmo. No entanto, para que isso ainda ocorra no tempo atual, faz-se necessário momentos de reflexão, pensamentos, lazer e aprendizado, só assim, o tempo da vida não será somente destinado ao acúmulo de capital e o desenvolvimento de um cidadão superficial e problemático.

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá Isa!
    * Busque utilizar palavras-chave na sua introdução.
    * Atente-se aos erros ortográficos e de pontuação.
    * Desenvolva mais os períodos.
    * Ausência de conectores interparágrafos.
    * Ausência de elementos coesivos.
    * Ausência de elementos interventivos.
    * Busque uma proposta de intervenção eficaz.
    * Procure utilizar um elemento mais adequado ao iniciar um parágrafo conclusivo.
    (tome cuidado ao desenvolver a sua conclusãonão é interessante vc incluir novas idéias ou citar novas coisas nesse ponto do texto…busque apenas solucionar a problemática através de proposta de intervenção com os 5 elementos – agente,ação,meio.efeito e detalhamento. )

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.