A busca constante por alimentos através de recursos naturais é uma pratica comum entre os homens desde antiguidade, prevalecendo até na atualidade no Brasil e no mundo. Entretanto a exploração constante de recursos naturais e maus habitos ambientais tornaram-se um problema para os seres humanos. Nesse prisma destaca-se o problema da falta de relação entre alimentação e preservação do meio ambiente.
Em primeiro plano,é importante ressaltar que mesmo o MMA (minitério do meio ambiente) tomando medias preventivas de conservação, como a biodiversidade dos alimentos de forma prioritaria,tais ações não são praticadas constantemente pela população o que resulta em degradação ambiental. Dessa forma,os cidadãos optam por exploração total da natureza não se vendo como parte do problema deixando assim seu ambiente questionavél.
Sob esse viés,podemos afirmar que um ambiente duvidoso gera alimentos duvidosos sendo prejudicial a saude.Desse modo,a falta de relação entre alimentação e ambiente se torna algo unico,um vez que, um reflete no outro direto ou indiretamente,no qual é necessario equlibrio nos atos dos invidudos,o unico capaz de fazer isso,parafraseando jean paul satre – “o homem esta condenado a ser livre,uma vez lançado ao mundo é responsavel por tudo que faz”.
Portanto,faz-se necessario uma intervenção mais expressiva,como a concientização do homem perante ao seu ambiente sobre a sua alimentação,por meio de incentivos em anuncios através de sites e influencers digitais por parte da PNUMA( nações unidas para o meio ambiente)como apoiadora. Dessa forma, a relação entre alimentação e preservação do meio ambiente se torne efetiva.
Nicoli
C1- essa competência contempla: vocabulário, regras de acentuação e pontuação, ortografia, separação de sílabas, usos do hífen e de letras maiúsculas e minúsculas, concordância, regência, ausência de marcas da oralidade.
Vale lembrar que o conhecimento das regras de acentuação e do novo acordo ortográfico são essenciais. Ou seja, não vale ter erros de português e desvios gramaticais, pois isso poderá baixar bastante sua nota.
C2- A partir dos textos complementares, o participante do Enem deve compreender a proposta da redação para desenvolver seu texto de forma coerente, e demonstrar seu repertório cultural, utilizando informações de diferentes áreas de conhecimento.
Além disso, deve focar nos aspectos estruturais de um texto dissertativo-argumentativo em prosa: tema (assunto), tese, argumentos e proposta de intervenção.
O ponto mais importante a ser avaliado é a habilidade de leitura e escrita do participante, ou seja, demostrar que compreendeu e definiu o recorte temático apresentado.
C3- Nada mais importante do que saber selecionar os principais argumentos sobre o tema. Portanto, nessa parte os critérios giram em torno da argumentação, bem como da interpretação dos participantes sobre alguns aspectos do tema.
É muito importante fazer um projeto de texto, que consiste em planejar o que vai ser escrito, que argumentos serão utilizados, o momento de apresentá-los (encadeamento de ideias).
Além disso, a organização é fundamental para a exposição de argumentos consistentes e defesa do ponto de vista. A inteligibilidade do texto é parte fundamental dessa competência. Ela reúne a seleção de argumentos, precisão vocabular, relação entre as partes do texto e ainda, adequação do conteúdo com o contexto atual.
C4- O principal mecanismo linguístico é a coesão utilizada para o encadeamento lógico das partes do texto.
Portanto, entender bem os conectivos (conjunções, advérbios, locuções, preposições, etc.) e a função de cada um deles com certeza será proveitoso para deixar seu texto ainda mais coerente, além de auxiliar na construção da argumentação. Nessa competência destaca-se a estrutura lógica e formal entre as partes do texto chamada de coesão textual. Assim, a relação entre os parágrafos deve apresentar uma sequência lógica das ideias expostas.
C5- Na parte final, e a partir dos argumentos apresentados ao longo do texto, o participante deve apresentar soluções para o que foi abordado.
Isso tudo tendo em conta aspectos como a cidadania, os valores humanos e a diversidade cultural.
O participante que utilizar expressões, ideias preconceituosas e incitar a violência, perde logo os 200 pontos que valem essa competência.
DE ACORDO COM OS CRITERIO SUA REDAÇÃO TEM POTENCIAL, PARABENS, NAO DAREI NOTA PORQUE SOU SO ALUNA