Iniciante

Relação entre alimentação e preservação do meio ambiente

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A população mundial tem crescido exponencialmente, hoje soma cerca de 8 bilhões de pessoas. Aliado à isso, cresce também a demanda por matérias-primas e alimentos, urgindo a necessidade de novos métodos e tecnologias que almejam produzir mais em menor quantidade de tempo. Entretanto, essas inovações nem sempre visam o melhor para o meio ambiente, gerando inúmeros impactos ambientais que precisam ser impreterivelmente controlados.

Nos primórdios da humanidade a alimentação era baseada em frutas, carnes de animais caçados e outras fontes que não modificavam a natureza. Mas com o passar dos séculos, o homem foi criando novas formas de obter sustento. Contudo, foi com a chegada da Era Industrial, no fim do século XVIII que as reações de consumo de alimentos mudaram drasticamente. A agricultura se transformou numa indústria cegada pelo lucro, que utiliza métodos artificiais, como agrotóxicos irrigação, e é extremamente dependente dos combustíveis fósseis, apontados como os maiores responsáveis pelo agravamento do efeito estufa.

Ademais, os impactos vão muito além, segundo pesquisa da Agência Nacional de Águas (ANA) somente o setor agropecuário é responsável por 60% da utilização da água no Brasil, enquanto a porcentagem de água utilizada para abastecimento urbano é de apenas 23,8%. Entretanto, apesar de não haver maneiras de desfazer os prejuízos ambientais que já causados, ainda há tempo de evitar que muitos venham a acontecer, em pesquisa da Universidade de Oxford, defende-se que a obtenção uma dieta vegana é provavelmente a melhor maneira de reduzir o impacto humano no planeta.

Dessa forma, é improrrogável e indiscutível a necessidade de mudanças, não somente nos hábitos de consumo da população, mas principalmente no mercado responsável pela alimentação. Assim, com a finalidade de incentivar a população a buscar um consumo mais sustentável, o Ministério do Meio Ambiente, aliado às principais mídias de comunicação, poderiam conscientizar as pessoas através de programas de televisão ou publicações em redes sociais, apresentando-as alternativas de consumo mais “verdes”, como o movimento vegetariano ou vegano.

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1 Correção

  1. C1- essa competência contempla: vocabulário, regras de acentuação e pontuação, ortografia, separação de sílabas, usos do hífen e de letras maiúsculas e minúsculas, concordância, regência, ausência de marcas da oralidade.
    Vale lembrar que o conhecimento das regras de acentuação e do novo acordo ortográfico são essenciais. Ou seja, não vale ter erros de português e desvios gramaticais, pois isso poderá baixar bastante sua nota.
    C2- A partir dos textos complementares, o participante do Enem deve compreender a proposta da redação para desenvolver seu texto de forma coerente, e demonstrar seu repertório cultural, utilizando informações de diferentes áreas de conhecimento.
    Além disso, deve focar nos aspectos estruturais de um texto dissertativo-argumentativo em prosa: tema (assunto), tese, argumentos e proposta de intervenção.
    O ponto mais importante a ser avaliado é a habilidade de leitura e escrita do participante, ou seja, demostrar que compreendeu e definiu o recorte temático apresentado.
    C3- Nada mais importante do que saber selecionar os principais argumentos sobre o tema. Portanto, nessa parte os critérios giram em torno da argumentação, bem como da interpretação dos participantes sobre alguns aspectos do tema.

    É muito importante fazer um projeto de texto, que consiste em planejar o que vai ser escrito, que argumentos serão utilizados, o momento de apresentá-los (encadeamento de ideias).

    Além disso, a organização é fundamental para a exposição de argumentos consistentes e defesa do ponto de vista. A inteligibilidade do texto é parte fundamental dessa competência. Ela reúne a seleção de argumentos, precisão vocabular, relação entre as partes do texto e ainda, adequação do conteúdo com o contexto atual.
    C4- O principal mecanismo linguístico é a coesão utilizada para o encadeamento lógico das partes do texto.
    Portanto, entender bem os conectivos (conjunções, advérbios, locuções, preposições, etc.) e a função de cada um deles com certeza será proveitoso para deixar seu texto ainda mais coerente, além de auxiliar na construção da argumentação. Nessa competência destaca-se a estrutura lógica e formal entre as partes do texto chamada de coesão textual. Assim, a relação entre os parágrafos deve apresentar uma sequência lógica das ideias expostas.
    C5- Na parte final, e a partir dos argumentos apresentados ao longo do texto, o participante deve apresentar soluções para o que foi abordado.
    Isso tudo tendo em conta aspectos como a cidadania, os valores humanos e a diversidade cultural.
    O participante que utilizar expressões, ideias preconceituosas e incitar a violência, perde logo os 200 pontos que valem essa competência.
    boA SORTE

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