Na Revolução Industrial (1760 à 1850) na Inglaterra, houve o que se chama de êxodo rural, quando muitos trabalhadores rurais migram para as cidades à procura de novas oportunidades de vida. Logo, é notório de como a prática da agricultura familiar desde aqueles tempos foi colocada de lado, dando espaço para que as industrias alimentícias tomasse conta do setor. Nesse contexto, não há dúvidas de que tais empresas fazem muitas vezes o uso indevido do meio ambiente para obter lucro, ultilizando o desmatamento e os agrotóxicos, por exemplo.
Em primeiro plano, ver-se um alto nível de desmatamento para a produção de lavrouras e pastagens, principalmente para o cultivo de cana-de-açucar e o gado bouvino respectivamente. Uma pesquisa da IMAZON (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia) revela que 65% do desmatamento da mata amazônica é responsável pela agropecúaria, o que mostra o quanto é problemático e muitas vezes irregular essa prática. Além desses dados, outros estudos também mostram que a produção da carne é a que mais solta gases de efeito estufa na atmosfera, ou seja o desmatamento não é o único problema da criação de gado em grandes quantidades.
Em segundo plano, o uso de agrotóxicos foi normalizado pelas industrias, sendo considerado necessário para a produção, mesmo envenenando o alimento, nossa saúde e o meio ambiente. Em Robeu e Julieta, escrito por Willian Shaspeare, dois jovens morrem envenenados por falta de frieza ao apurar os fatos. Em nossa sociedade acontece o mesmo, pois a maioria não analiza as alimentos no supemercado com calma, compra-o e acabando ingerindo boa parte desses agrotóxicos que já foram revelados altamente cancerígenos.
Desta forma, cabe ao Minitério da Agricultura juntamente com o Ministério da Economia elaborarem um projeto que regularmenta o uso de agrotóxicos e os desmatamentos, para apresentar opções mais sustentáveis ecologicamente e financeiramente. Por meio de reuniões com representantes de cada industria convocada, para entender qual serio o melhor método para cada um. Tal projeto seria o ponta-pé inicial para que todos os aspectos ambientais, pessoais e financeiros de cada permaneçam em armonia.
Hanna_Arielle
olá, tudo bem ?
Bom um comentário bem geral da sua redação:
Eu gostei bastante do tema e da forma que você abordou, o seu desenvolvimento sobre o assunto foi bem amplo e expressado no decorrer do texto.
Uma dica é sempre se atentar na hora de enviar a redação pra cá, notei algumas palavras escritas erradas, mas você escreve tão bem que acredito ser erro de digitação.
Na primeira linha quando você colocou ” Na revolução Industrial…” acredito que fique melhor colocar ” A revolução” pois você já ia utilizar o ”na” para se referir a Inglaterra e fica repetitivo, se atente a gramática.
No mais sua redação está ótima, parabéns.