Na telenovela brasileira, Órfãos da Terra, produzida pela TV Globo é retratado o dilema de inclusão e dificuldades enfrentadas pelos imigrantes refugiados. Ao longo da trama, a narrativa revela que por motivos de guerras uma família recorre a sair do seu país e se abrigar no Brasil, onde passam por situações de tribulação constante no decorrer do caminho. Fora da ficção é fato que a realidade apresentada na telenovela pode ser relacionada aquela do século XXI: Perseguição e conflitos.
Em primeiro lugar, é importante destacar que o número total de refugiados no Brasil aumentou 12% em 2016, informa o relatório sobre refúgio no Brasil do Comitê Nacional para os Refugiados, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Segundo o sociólogo e filósofo polonês, Zygmunt Bauman: “Os refugiados simbolizam, personificam nossos medos. Ontem, eram pessoas poderosas em seus países. Felizes. Como nós somos aqui, hoje. Mas, veja o que aconteceu hoje. Eles perderam suas casas, perderam seus trabalhos. O choque está apenas começando.“. Por exemplo, a perseguição por motivos de raça, religião, nacionalidade, opinião política, são uns dos motores para o aumento do refugio. Assim, pessoas de outros países se retiram de suas casas com medo da morte ou do afastamento de sua família.
Ademais, conflitos armados, violência generalizada e violação massiva dos direitos humanos conduzem também, de certa forma, a imigração para outro país. Na telenovela, Órfãos da Terra, por exemplo, a família atravessa a Síria a pé para chegar ao Líbano, logo após a sua cidade, Fardús, ser bombardeada. Paralelamente, após pegarem um barco rumo ao Brasil são vitimas de piratas que atiram no transporte, que afunda com todos os indivíduos. Logo, percebe-se que conflitos extremamente violentos geram um medo constante dos perigos, e leva a busca de outro país para se abrigar, o que pode ser outro grande risco a se correr.
Portanto, é preciso que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. Para evitar preconceitos e a falta de inclusão, urge que o Ministério da Justiça e Segurança Pública introduza por meio de programas sociais, ocupações que ajude a pessoas refugiadas á se adaptarem ao novo país. Além disso, promover divulgações em meios sociais para evitar o preconceito que ainda está bastante explícito atualmente. Somente assim, será possível fazer com que pessoas refugiadas consigam moradia e sustento, mesmo longe de onde nasceram.
Larissateles01
Primeiramente, vou corrigir conforme o modelo do Enem ( através das 5 competências). Sou apenas uma estudante, ok? Desculpe qualquer erro, vamos lá.
a telenovela brasileira, Órfãos da Terra (1), produzida pela TV Globo é retratado o dilema de inclusão e dificuldades enfrentadas pelos imigrantes refugiados. Ao longo da trama, a narrativa revela (2)que (2) por motivos de guerras (3) uma família recorre a sair do seu país e se abrigar no Brasil, onde passam por situações de tribulação constante no decorrer do caminho. Fora da ficção (4) é fato que a realidade apresentada na telenovela pode ser relacionada aquela do século XXI: Perseguição e conflitos. (5)
Em primeiro lugar, é importante destacar que o número total de refugiados no Brasil aumentou 12% em 2016, informa o relatório sobre refúgio no Brasil do Comitê Nacional para os Refugiados(6), do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Segundo o sociólogo e filósofo polonês, Zygmunt Bauman: “Os refugiados simbolizam, personificam nossos medos. Ontem, eram pessoas poderosas em seus países. Felizes. Como nós somos aqui, hoje. Mas, veja o que aconteceu hoje. Eles perderam suas casas, perderam seus trabalhos. O choque está apenas começando.“(7) .(8) Por exemplo, a perseguição por motivos de raça, religião, nacionalidade, opinião política, são uns dos motores para o aumento do refugio. Assim, pessoas de outros países se retiram de suas casas com medo da morte ou do afastamento de sua família.
Ademais, conflitos armados, violência generalizada e violação massiva dos direitos humanos conduzem também, de certa forma, a imigração para outro país. Na telenovela, Órfãos da Terra (9), por exemplo, a família atravessa a Síria a pé para chegar ao Líbano, logo após a sua cidade, Fardús, ser bombardeada. Paralelamente, após pegarem um barco rumo ao Brasil são vitimas de piratas que atiram no transporte, que afunda com todos os indivíduos. Logo, percebe-se que conflitos extremamente violentos geram um medo constante dos perigos, e leva a busca de outro país para se abrigar, o que pode ser outro grande risco a se correr.
Portanto, é preciso que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. Para evitar preconceitos e a falta de inclusão, urge que o Ministério da Justiça e Segurança Pública introduza por meio de programas sociais, ocupações que ajude a pessoas refugiadas á se adaptarem ao novo país. Além disso, promover divulgações em meios sociais para evitar o preconceito que ainda está bastante explícito atualmente. Somente assim, será possível fazer com que pessoas refugiadas consigam moradia e sustento, mesmo longe de onde nasceram.
1- Entre aspas (” ”) porque é o nome da novela.
2- ”Que” entre virgulas.
3- Faltou a virgula
4- Faltou virgula
5- Seria as suas teses? Se sim, elabore ela melhor. Deixe claro ao corretor o que você irá argumentar, lembra que no dia ele irá corrigir muitas redacoes , não dá tempo de ficar procurando se é ou não é. Seja objetiva!
5- Lembra de usar um encaminhamento argumentativo
6- Eu lhe aconselharia a reformular essa frase, eu faria:
Em primeiro lugar, é importante destacar que o número total de refugiados no Brasil aumentou 12% em 2016, segundo o relatório Refúgio no Brasil do Comitê Nacional para os Refugiados.
Afinal, o relatório é do Comitê Nacional ou do Ministério da Justiça e Segurança Pública?
7- O repertório sociocultural de Bauman é excelente, porém não foi explicado; ficou solto.
8- Não precisava de ponto final, você já utilizou antes.
9- Entre aspas.
5 Elementos:
Agente – ok
Ação – ok
Meio/ Modo – ok
Finalidade – ok
Detalhamento – ok
Comp I – 120
Comp II – 200
Comp III – 160
Comp IV- 160
Comp V – 200
Total = 840
LetiGoncalves
Olá! Parabéns pela sua produção textual.
Para ampliar a sua habilidade de escrita do texto dissertativo-argumentativo, observe
que seu texto apresenta os seguintes aspectos:
Competência 1- Há bom domínio da modalidade de escrita formal, com poucos desvios gramaticais e convenções de escrita.
Competência 2 – Apresenta o tema desenvolvido por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. É necessário apresentar repertório sociocultural legitimado (por alguma área de conhecimento ou teórico) e que tenha relação com o tema.
Vale mencionar uma teoria, citar trecho de filme, série, livro etc.
Competência 3 – Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 -Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. Por isso, busque utilizar mais elementos de coesão. Atenção para o uso de, ao menos, dois recursos coesivos para relacionar os parágrafos (entre parágrafos).
Competência 5- Apresenta bem uma proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Porém, só há 4 elementos na proposta de intervenção. Por isso, sempre apresenta a proposta relacionada ao tema com 5 elementos: ação, agente, modo/meio, efeito e detalhamento.
Bons estudos!
laisbarbini
Ótima redação! Porém, gostaria de ressaltar alguns pontos importantes:
No primeiro parágrafo, faltam muitas vírgulas, o que atrapalha a coesão.
Perceba que no segundo parágrafo, a citação de Bauman ficou “solta” no texto, sem nenhum elemento coesivo nem uma estruturação adequada, pois a citação não serviu para corroborar nenhum argumento apresentado, você só a colocou lá.
Por isso, em seus parágrafos de desenvolvimento, apresente um problema (tópico frasal), depois apresente as causas e as consequências desse problema. Assim seu parágrafo terá uma estrutura clara e suas informações ficarão mais consistentes.
Além disso, “o número total de refugiados no Brasil aumentou 12% em 2016” é uma fonte antiga! Procure novas reportagens e novos estudos para a sua argumentação. Também penso que faltou falar sobre o maior contingente de refugiados do Brasil, os venezuelanos! E suas dificuldades aqui no Brasil.
Em linhas gerais, você poderia construir o segundo parágrafo dessa maneira (claro, com as modificações e acréscimos de sua preferência):
O Brasil abriga refugiados de várias nacionalidades, como sírios, congoleses, angolanos e venezuelanos, que em sua maioria, são cidadãos que abandonaram seus países de origem devido a conflitos armados, perseguições políticas ou religiosas, desastres ambientais ou crises econômicas. Das cerca de 43 mil pessoas reconhecidas atualmente como refugiadas no Brasil, 90% são venezuelanos, de acordo com o Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), fato que escancara a crise social, econômica e política em que a Venezuela se encontra.
—- Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/06/09/numero-de-refugiados-no-brasil-aumenta-mais-de-7-vezes-no-semestre-maioria-e-de-venezuelanos.ghtml
////
Ademais, você pode falar um pouco de como a pandemia do Covid-19 afetou essas pessoas. Dá uma olhadinha nesse site: https://www.conectas.org/noticias/refugiados-no-brasil-durante-a-pandemia/
Mais uma coisinha: na conclusão, resolva as problemáticas que você abordou nos outros parágrafos!! Você escreveu “para evitar preconceitos e a falta de inclusão”, mas em nenhum momento abordou essa questão anteriormente!
Ufa!! Espero ter ajudado! Como não domino os critérios de correção do Enem especificamente, não vou te dar uma nota. Mas não se prenda a notas, e sim ao processo de escrita do texto!