Iniciante

“Reflexos do uso de filtros em redes sociais na formação da autoimagem na juventude brasileira”

  • 0

Na obra “1984” do escritor inglês George orwell, é retratado um estado totalitário que diariamente altera e manipula as informações locais, a fim de moldar a opinião pública a favor de um governante. Seguindo essa lógica, os filtros nas redes sociais fazem o papel do estado dito por Orewell, uma vez que manipulam e alteram a imagem do usuário na tentativa de molda-lo a um padrão. Com base nesse viés, é fundamental discutir a principal razão para os filtros se tornarem um hábito entre os jovens brasileiros, bem como os entraves que estes geram.
Com efeito, é válido destacar que o uso de filtros com frequência entre jovens, se relaciona com a tentativa de se atingir uma beleza ideal- de modo a se sentir incluso. Isso ocorre, porque, desde a escola literária humanista, tem- se propagado a simetria da face e do corpo como sinônimo de beleza- uma visão totalmente europeizada que exclui os corpos reais. Logo, assim como visto na série “Insantiable”, temos cada vez mais jovens que fazem de tudo para se sentirem inclusos: A Persongem paty que possui dismorfia corporal, aparece sofrendo episódios de compulsão alimentar e desmaios, ao tentar atingir tal padrão. Desse modo, os filtros funcionam como uma espécie de âncora para jovens com escasso sentimento de pertencimento, e os fazem alcançar esse ideal desejado.
Ademais, o principal entrave gerado pelo uso cotidiano desses filtros é a distorção de imagem, uma vez que o usuário se acostuma a ver apenas o simetrico . Tal situação ocorre, porque, assim como afirmado pelo site “minha vida”, as redes sociais são um modo de propagação da imagem que queremos passar à sociedade, de imediato, os jovens tentam isso da melhor forma possível, e isso implica o uso de filtros. Assim, forma-se um ciclo incessante pela busca de modificadores da aparência, principalmente entre as meninas, observado no fato dessas ocuparem 55% das redes sociais que propagam a autoimagem.

Destarte, é mister desvelar as raízes e frutos do quadro. Para conscientização da população brasileira a respeito do problema, urge que o Ministério da Educação(ME) crie, por meio de publicações nas redes sociais, campanhas publicitárias que detalhem os prós e contras do uso de filtros e adivirtam os jovens dos perigos a que estão submetidos, sugerindo que reduzam o uso deste e pratiquem a auto aceitação em sessões de terapia. Apenas assim, a manipulação dos filtros será encerrada.

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá ;)
    Sua redação está indo no caminho certo, porém, tem alguns pontos a destacar:
    Sua introdução está excelente, meus parabéns ;)
    No seu desenvolvimento, suas ideias foram muito bem escolhidas, mas falta vc relacionar elas um pouco melhor. Quando for citar séries, tente ser o mais explicado possível e relacione ela com o tema.
    Cuidado com o uso de vírgulas e com a coerência entre as frases, revise sempre isso antes de terminar sua redação.
    Na conclusão, tente selecionar duas propostas de solução para ficar mais completo, e lembre-se de detalhar bem elas.
    Continue escrevendo e se dará muito bem.
    Parabéns ;)

    • 1
  2. Olá! Tudo bem?

    Eu amei sua redação, acredito que com ela você tiraria uma nota altíssima e tenho pouquíssimos pontos para elencar e nem são tão graves assim. O primeiro é sobre a estrutura (Lembrando que estou vendo um texto digitado, não sei se teria esse problema no papel) Me deu a impressão que seu primeiro parágrafo de desenvolvimento, está bem maior que o o segundo. Com isso a redação fica meio desestruturada e não estética, o que pode tirar uns pontinhos, recomendo escrever no papel para verificar se vai ficar muito discrepante mesmo. E a segunda coisa é sobre os argumentos, adorei todos eles, pegou todos os nichos mostrando que realmente você tem conhecimento. Porém acho que foi em muita quantidade, todos seus parágrafos tem um ou mais, isso não é legal, sei que argumentos embasam muito, mas dessa forma você perderia ponto de autoria. De resto gostei bastante, parabéns.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.