Iniciante

Reflexos das práticas de higiene individual no convívio social

  • 0

O escritor britânico Oscar Wilde afirma: “O primeiro passo é o mais importante na evolução de um homem ou nação”, no que se refere à necessidade de progressão no corpo social. Nessa perspectiva, é preciso dar o primeiro passo em relação às práticas de higiene individual, pois refletem no convívio social e a falta delas representa um impasse. Desse modo, a ausência de saneamento básico em algumas regiões e a falta de conscientização da população corroboram a problemática.

Diante desse cenário, a inexistência de saneamento básico em alguns locais do país contribui com o problema. Durante a República Velha, várias cidades, como o Rio de Janeiro, eram marcadas pela concentração demográfica e por questões como ausência de água encanada e redes de esgoto, o que favorecia o surgimento de doenças relacionadas à falta de higiene. De maneira análoga, hodiernamente, alguns locais do Brasil ainda não dispõem de medidas básicas de saneamento, o que dificulta as práticas de higiene pessoal e facilita o aparecimento de doenças, entre eles verminoses e bacterioses, principalmente em bairros periféricos localizados nas margens das grandes cidades.

Outrossim, a falta de conscientização da população sobre os reflexos das práticas higiênicas na sociedade impede a resolução do impasse. De acordo com Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul, a educação é a arma mais poderosa que podemos usar para mudar o mundo. Nessa linha de raciocínio, evidencia-se que educar a população sobre a necessidade de limpeza pessoal é extremamente necessário, no entanto, tal educação pouco acontece, visto que muitas pessoas desconhecem a importância da higiene para a saúde e para o convívio social. Dessa forma, mesmo quando possuem recursos à disposição, muitos indivíduos não realizam a higienização adequada por falta de conscientização.

Portanto, o governo deve investir em saneamento básico, por meio de criação de redes de água e esgoto em regiões periféricas, que atendam toda a população existente, a fim de tornar possíveis as práticas higiênicas. Ademais, cabe à mídia, enquanto importante instrumento para a divulgação massiva de informações, informar sobre a relevância da higiene para a saúde, por intermédio de campanhas de caráter educativo, com o intuito de conscientizar a sociedade a respeito dos hábitos de limpeza. Espera-se, com isso, dar o primeiro passo citado por Oscar Wilde.

Compartilhar

4 Correções

  1. Redação muito bem feita!
    Contextualizada, argumentos persistentes e coerentes, não fujiu do tema proposto, parágrafos bem desenvolvidos, repertórios ótimos, sua conclusão apresentar todos os elementos cobrados pela banca e ainda pôs duas propostas de intervenção. Se não for 1000, chega muito perto. Continue assim 👏

    • 1
  2. A sua Redação está muito bem escrita ,atendendo as competências, sem fugir do assunto.
    A forma de organização da sua redação foi incrível, com coerência, coesão, sem fugir do tema proposto, utilizando as regras gramaticais corretas.
    Não sou especialista nem entendo muito ,mas gostei muito.

    otimo!
    excelente !
    muito bom !

    • 1
  3. Redação muito bem escrita, e sem fugir do tema em questão. Ótimos repertórios e o parágrafo de conclusão está ótimo, usou os 5 elementos e duas propostas de intervenção + a retomada do repertório. Continue usando esse modelo.
    Não sou nenhum especialista mas vou deixar os pontos que daria para cada competência.
    Competência 1: 160
    Competência 2: 200
    Competência 3: 160
    Competência 4: 200
    Competência 5: 200
    Somando assim: 920.

    • 1
  4. Outrossim, a falta de conscientização da população sobre os reflexos das práticas higiênicas na sociedade impede a resolução do impasse. De acordo com Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul, a educação é a arma mais poderosa que podemos usar para mudar o mundo. Nessa linha de raciocínio, evidencia-se que educar a população sobre a necessidade de limpeza pessoal é extremamente necessário, no entanto, tal educação pouco acontece, visto que muitas pessoas desconhecem a importância da higiene para a saúde e para o convívio social. Dessa forma, mesmo quando possuem recursos à disposição, muitos indivíduos não realizam a higienização adequada por falta de conscientização
    Essa seu desenvolvimento ficou incrível, pontuações certinhas parabéns..

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.