Redução da Maioridade Penal e suas implicações na sociedade brasileira 

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Olá! Por favor, corrijam com base nas competências do ENEM. Se puderem colocar a nota de cada competência eu agradeceria MUITO. Desde já, agradeço pelo tempo reservado à leitura da minha redação.
07/20/2023

Redução da Maioridade Penal e suas implicações na sociedade brasileira 

    Conforme o exposto no artigo 227° da Constituição Federal de 1988, os jovens têm direito à educação e à segurança, e devem ser salvos de violência e discriminação. Entretanto, tal teoria pode não ser vista em metodologias práticas, tendo em vista uma possível diminuição da maioridade penal, que implica na prisão de menores de idade infratores. Tal situação pode ser considerada um problema porque, primeiramente, muitos adolescentes adentram o mundo do crime por serem vítimas da desigualdade social vigente na sociedade global e brasileira, e, segundamente, os cidadãos, desde novos, precisam de uma educação de qualidade. Em suma, são imprescindíveis as medidas que combatam o cenário assimétrico apresentado.
    No contexto atual, o Brasil possui áreas desfavorecidas e desprovidas de saneamento básico, alimentação, educação, emprego e segurança. Tal problemática obriga diversos indivíduos a adentrarem a criminalidade, ainda novos, como objetivo de conseguir o básico para sobreviver. Diante desta realidade, é possível compará-la ao pensamento do filósofo genebrino Jean Jacques Rosseau: “O homem nasce livre e por toda parte encontra-se acorrentado”. Analogamente ao que o filosofo diz, embora os jovens nascidos em lugares carecidos de uma estrutura básica, como as favelas, nasçam livres, encontram-se cercados e envoltos pelo ambiente em que estão inseridos, e, consequentemente, enxergam os crimes como saída de suas realidades de descaso. Dessa maneira, é perceptível a necessidade de auxílio governamental às áreas regidas pela desigualdade, violência e insuficiência educacional da nação.
    Ademais, é necessário lecionar todo o tecido civil, a fim de diminuir a discrepância social, e, por conseguinte, combater a criminalidade gradativamente, de modo que não será necessária a admissão da prisão de adolescentes no cenário nacional. Segundo o filósofo grego Pitágoras, deve-se educar as crianças, e assim, não será preciso punir os adultos. Em consonância com tal tese, quando uma criança considera o ensino escolar como uma oportunidade para ser um bom profissional no futuro, ela não precisará recorrer à ilegalidade. Dessa forma, é crucial ampliar o acesso ao âmbito educacional para todos os brasileiros.
    Depreende se, portanto, que são de extrema importância as providências do segmento estatal para o enfrentamento dos empecilhos que são um impasse para um corpo social composto de jovens protegidos e capacitados. Em síntese, com a finalidade de disponibilizar e tornar comuns a escolaridade, a paz e a proteção nas áreas negligenciadas, o Ministério da Educação (MEC) — órgão responsável pela política nacional de educação do Brasil — deve integrar as crianças e adolescentes carentes de estudos em escolas qualificadas, por meio do levantamento de dados, principalmente nas regiões periféricas, do encaminhamento dos menores de idade para instituições públicas de ensino e do financiamento para o transporte dos estudantes. Logo, as adversidades citadas vão diminuir, e a redução da maioridade criminal não será requerida, entrando em concordância com a fala de Pitágoras.

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3 Correções

  1. Boa tarde!
    Parabéns pela redação, no entanto algumas observações:
    – Na conclusão, têm que resolver as duas teses, pois, caso o contrário perderá pontos na Competência 3;
    – No desenvolvimento 2, poderia ficar mais aprofundado o argumento, mas não está ruim;
    – Na introdução, tudo perfeito.

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  2. NOTA FINAL: 880 PONTOS

    COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa – 200 PONTOS

    Comentário: O texto segue adequadamente as normas da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com poucos desvios de pontuação e gramática. A estrutura sintática das frases é complexa, com o uso de orações subordinadas, e o vocabulário é rico e apropriado. Há boa coesão e coerência entre as ideias, entretanto, a progressão textual poderia ser melhorada.

    COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa – 120 PONTOS

    Comentário: O autor demonstra compreensão parcial da proposta de redação. Ele aborda corretamente o tema da redução da maioridade penal, discutindo os problemas sociais e educacionais que levam jovens ao crime no Brasil. No entanto, foca excessivamente nos aspectos das desigualdades sociais e negligencia a questão central da redução da maioridade penal. A argumentação se baseia principalmente na necessidade de melhorar as condições de vida e de acesso à educação para jovens carentes, mas não discute de forma aprofundada os prós e contras da redução da maioridade penal em si.

    COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 160 PONTOS

    Comentário: O autor utiliza conceitos das áreas de sociologia, filosofia e educação para embasar seu argumento. Apresenta a perspectiva do filósofo Rousseau sobre como o meio ambiente influencia os indivíduos, além da máxima de Pitágoras sobre a importância da educação. No entanto, poderia ter explorado com maior profundidade esses e outros conceitos para fundamentar sua posição sobre a redução da maioridade penal.

    COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 200 PONTOS

    Comentário: O texto apresenta bom uso de mecanismos linguísticos que conectam e coesão as ideias. Destacam-se o uso de expressões como “Em suma”, “Ademais”, “Dessa forma”, “Dessa maneira”, que introduzem novas ideias relacionadas à argumentação principal. Também há o emprego de conectores adversativos como “Entretanto” e “Analogamente”, que estabelecem uma relação de oposição entre as ideias. Em termos de coesão, observa-se o uso de referenciais como “tal situação”, “tal tese”, “tal realidade”, que remetem a ideias já apresentadas, dando continuidade ao raciocínio. As citações são introduzidas por expressões como “Segundo o filósofo grego Pitágoras” e “Analogamente ao que o filosofo diz”, que conectam as ideias dos pensadores à tese defendida no texto.

    COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos – 200 PONTOS

    Comentário: A proposta de intervenção apresentada, atribuindo ao MEC a responsabilidade por levantar dados, encaminhar jovens à escola e financiar transporte escolar, é pertinente, com agente, ação, meio, finalidade e detalhamento. Respeita os direitos humanos dos jovens. Proposta de intervenção completa.

    NOTA FINAL: 880 PONTOS

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  3. Primeiro parágrafo – ” e, segundamente, os cidadãos, desde novos”
    Acredito que a expressão ” Por conseguinte” , “Além disso”, “Outro fator importante”, são melhores conectivos para frases assim.

    Ultimo parágrafo:
    ” deve integrar as crianças e adolescentes carentes de estudos em escolas qualificadas, por meio do levantamento de dados, principalmente nas regiões periféricas, do encaminhamento dos menores de idade para instituições públicas de ensino e do financiamento para o transporte dos estudantes”

    Acredito que a mudança da ordem das frases possa melhorar a compreensão:
    “por meio do levantamento de dados, deve integrar as crianças e adolescentes carentes de estudos em escolas qualificadas, encaminhado os menores de idade para instituições públicas de ensino e financiando o transporte dos estudantes”

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