Iniciante

redução da maioridade penal

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Segundo o escritor Machado de Assis, “O menino é o pai do homem”. Nesse viés, as vivências infantojuvenis influenciam as condutas sociais e comportamentais do indivíduo adulto. Dessa forma, a redução da maioridade penal em discussão no Brasil evidencia a marginalização e a precarização social de crianças e adolescentes.

Por conseguinte, o Estatuto da Criança e do Adolescente tem por objetivo garantir a assistência e proteção social aos infantojuvenis. Entretanto, na obra “Capitães de areia”, do escritor Jorge Amado, tem-se o abandono infantil e a marginalização das crianças em situação de rua, evidenciados na figura de Pedro Bala e o seu “bando”, os quais, para sobreviver, cometem pequenos delitos. A partir de tal conjuntura, é notória a vulnerabilidade desses indivíduos, visto que recorrem à criminalidade como estratégia de sobrevivência, que culmina na supressão da infância e amadurecimento precoce.

Outrossim, sob a perspectiva do filósofo Michel Foucault, em sua obra “Vigiar e punir”, tem-se que as prisões atuais, que visam à reclusão e ao isolamento social, não são eficazes na reinserção social. Por conseguinte, a redução da maioridade penal corrobora a corrupção de crianças e adolescentes, por meio do aliciamento de menores no âmbito carcerário, e o ingresso permanente na criminalidade. Tal conjuntura culmina na alienação de jovens e na precarização infantil, devido ao perecimento de oportunidades e ambições, já que se prefere a punição, em vez de se priorizar o acesso à educação.

Logo, é notória a fragilidade dos infratores menores de idade. Nesse viés, faz-se necessária a atuação do Ministério da Educação, em conjunto com o Ministério da Justiça, no fornecimento de assistência social e educacional. Tal ação pode ser efetivada por intermédio da disponibilização de cursos profissionalizantes gratuitos, do acesso à educação e da garantia dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente. Dessa forma, haverá uma maior seguridade social e possibilidade de ingresso no mercado de trabalho para esses indivíduos.

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2 Correções

  1. Introdução: O repertório tem relação com o tema e foi bem usado. A tese foi apresentada, mas senti que faltou problematiza-la um pouco mais. Você apresentou os dois argumentos que serão apresentados nos parágrafos seguintes, o que demonstra que houve um bom planejamento de texto.
    Desenvolvimento 1: Para iniciar esse parágrafo, eu acho que conectivos como “Em primeiro lugar” ou “Primordialmente” são mais apropriados porque você está começando a discutir a problemática. Como você já vai usar o livro como repertório, a citação do Estatuto poderia ter sido substituída pelo tópico frasal (frase que apresenta o que vai ser abordado no parágrafo), para estruturar melhor o texto. Foi feito uso produtivo do repertório. Para encerrar o parágrafo é aconselhável fazer um fechamento do que foi escrito e não acrescentar informações novas.
    Desenvolvimento 2: Você argumentou bem e soube expor suas ideias em uma sequência lógica, usando conectivos para estabelecer ligações entre as frases. Evite repetir conectivos (por conseguinte e tal conjuntura foram usados duas vezes), use sinônimos, como “Consequentemente”, “nesse sentido”.
    Conclusão: A proposta de intervenção contém o agente, ação, modo e finalidade, mas acho que faltou mais detalhamento.
    Nota: 880
    Competência 1: 160
    Competência 2: 200
    Competência 3: 200
    Competência 4: 160
    Competência 5: 160

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  2. olá, tudo bem?
    vamos a correção:

    introdução: muito boa, curta e direta, parabéns!

    d1: maravilhoso, mas apesar de bem estruturado e argumentado não traz o tema em nenhuma parte.

    d2: melhor desenvolvimento que já li, perfeitoooo demais, parabéns!!!!!

    Conclusão: lacrouuu, perfeita, parabéns!

    *não vou corrigir sua ortografia, pois sou ruim nisso, mas se quiser posso te indicar o app gratuito CIRA que corrige a gramática e te da nota”

    espero ter ajudado, bons estudos!

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