Visto que crianças e adolescentes estão entrando cada vez mais cedo na vida criminosa, tem se popularizado a possibilidade da redução da maioridade penal. Além de ser uma proposta inconstitucional, já existem leis que responsabilizam adolescentes em ato infracional e a experiência na cadeia não mostra nenhum benefício na reeducação desses jovens.
Segundo o ECA- Estatuto da Criança e Adolescente- qualquer adolescente a partir dos 12 anos pode ser responsabilizado pelo ato cometido contra a lei. Além disso, as medidas socioeducativas podem variar de uma simples advertência até a internação em instituições. Porém, muitos adolescentes, que são privados de sua liberdade, não ficam em instituições preparadas para sua reeducação, reproduzindo o ambiente de uma prisão comum. Portanto, Não adianta endurecer as leis se o próprio Estado não as cumpre.
Outro fator existente. é que o sistema prisional não suporta mais presos. O Brasil tem a 3º maior população carcerária do mundo, com mais de 700 mil presos. Contudo, as taxas de reincidência nas penitenciárias é de 70%, enquanto nos sistemas socioeducativos estão abaixo de 20%.
Diante disso, em vez da redução da maioridade penal o Estado deveria cumprir a sua função de controle, reinserção e reeducação dos agentes da violência, ajudando-os a recomeçar e prepará-los para uma vida longe do crime. Assim, revolucionando as instituições para menores infratores para um ambiente que se assemelhe a uma escola formadora de caráter e não uma prisão, a lei que já existe finalmente vai ser cumprida.
Lucas.mmmendes
Olá, Letícia!
Primeiramente, quero dizer que, assim como você, sou apenas um estudante. Então, me desculpe por qualquer equívoco em minha correção.
“Visto que crianças e adolescentes estão entrando cada vez mais cedo na vida criminosa, tem se popularizado a possibilidade da redução da maioridade penal. Além de ser uma proposta inconstitucional, já existem leis que responsabilizam adolescentes em ato infracional e a experiência na cadeia não mostra nenhum benefício na reeducação desses jovens.”
Sua tese é muito bem estruturada: “Além de ser uma proposta inconstitucional, já existem leis que responsabilizam adolescentes em ato infracional e a experiência na cadeia não mostra nenhum benefício na reeducação desses jovens.”. Mas, senti falta de uma contextualização no início.
“Segundo o ECA- Estatuto da Criança e Adolescente- qualquer adolescente a partir dos 12 anos pode ser responsabilizado pelo ato cometido contra a lei. Além disso, as medidas socioeducativas podem variar de uma simples advertência até a internação em instituições. Porém, muitos adolescentes, que são privados de sua liberdade, não ficam em instituições preparadas para sua reeducação, reproduzindo o ambiente de uma prisão comum. Portanto, Não adianta endurecer as leis se o próprio Estado não as cumpre.”
Esse parágrafo está muito bem escrito. Parabéns!
“Outro fator existente. é que o sistema prisional não suporta mais presos. O Brasil tem a 3º maior população carcerária do mundo, com mais de 700 mil presos. Contudo, as taxas de reincidência nas penitenciárias é de 70%, enquanto nos sistemas socioeducativos estão abaixo de 20%.”
O ponto colocado após “existente” não existe. Acredito que tenha sido um erro de digitação, mas atente-se a isso.
Com relação ao conteúdo, há um problema: o parágrafo não tem argumentos. Além disso, quando um dado é apresentado, deve-se colocar a fonte e o ano (ou período) a que se refere o dado.
“Diante disso, em vez da redução da maioridade penal o Estado deveria cumprir a sua função de controle, reinserção e reeducação dos agentes da violência, ajudando-os a recomeçar e prepará-los para uma vida longe do crime. Assim, revolucionando as instituições para menores infratores para um ambiente que se assemelhe a uma escola formadora de caráter e não uma prisão, a lei que já existe finalmente vai ser cumprida.”
Primeiramente, perdoe minha ignorância, mas eu não consegui entender quem seriam os “agentes da violência”. Caso se trate dos menores que cometem crimes, eu sugiro mudar para “menores infratores”.
Sua conclusão propõe a resolução do problema, mas lembre-se dos cinco elementos necessários para a conclusão da redação do Enem: ação (o quê), agente (quem), modo (como), efeito (pra quê) e o detalhamento. É preciso que eles sejam facilmente identificáveis.
Notas:
C1: 200 – Não encontrei desvios RECORRENTES de escrita na modalidade formal da LP;
C2: 80 – Compreendeu o tema, mas apresentou um parágrafo totalmente expositivo (sem argumentos). Além disso, não apresentou repertório no 1° parágrafo, e apresentou incompleto no 3° parágrafo;
C3: 160 – O texto é coerente, apesar de apresentar informações incompletas no terceiro parágrafo;
C4: 160 – Usa bem os conectivos, mas achei que faltou um no segundo período do primeiro parágrafo e outro no segundo período do terceiro parágrafo;
C5: 120 – Como falei antes, faltou deixar claro os cinco elementos necessários para a conclusão do texto. Mas a proposta é muito boa.
Nota final: 720
Parabéns pela redação! Espero ter ajudado de alguma forma.
Boa sorte!
jheniffer0407
Oi primeiramente eu queria dizer que eu gostei bastante da sua introdução Gostei do conceito que você citou e ele ficou bem bacana porém eu acho que sua também deveria ser mas aberta ouvir Nativa e objetiva pois não senti tanta firmeza nessa sua introdução Apesar dela ter sido bem estruturada é notório que você tem bastante conhecimento sobre a estrutura de uma redação entretanto se quiser mais dicas chama no privado que eu te ajudo eu daria uma nota de 840 para sua redação no Meus parabéns e continue treinando
Rodrigo Frota
Eu achei muito boa.
Só trocaria a para “revolucionando” para “reformando” ou um sinônimo melhor.
Pois, como você disse no 3º parágrafo, a reincidência já é muito inferior no sistema socioeducativo. E revolução acho uma palavra exagerada, tendo significado em uma mudança radical, uma completa destruição do que já se tem. Reforma seria um aprimoramento do sistema.
Só detalhes, parabéns!