Redes sociais: benefícios e malefícios

  • 0

Primordialmente, é notável perceber o quanto as redes sociais se tornaram extremamente importantes na vida da sociedade. Atualmente os diversos serviços oferecidos pelas plataformas digitais, beneficiam muito as pessoas, por outro lado é raro, mas não impossível encontrar indivíduos que não tenham perfis nas redes sociais, muitos dos quais não o possuem por conta da condição financeira (os altos preços dos aparelhos celulares dificultam a sua obtenção).

Ademais, as redes sociais, graças ao seu avanço tecnológico, proporciona uma variedade de benefícios, entre os quais se destacam: videoaulas e cursos profissionalizantes, oportunidade de emprego, notícias jornalísticas, principalmente, e programas de entretenimento como: cinemas, teatros, shows, orquestras e memes. Também vale ressaltar a utilização para a marcação de consultas médicas ou jurídicas por meio de plataformas. Um exemplo de aplicativo é a Fundação Bradesco, que oferece uma grade de cursos gratuitos (divididos por áreas) e com certificado incluído após a realização de uma prova online.

Analogamente, vale destacar que as mídias sociais também possuem malefícios. As “Fake News” (como são popularmente conhecidas as notícias falsas) são muito divulgadas e causam além problemas financeiros problemas psicológicos. A existência de fraudes e crimes cibernéticos, vem se tornando decorrentes em denuncias e Boletins de Ocorrências  nas delegacias. Sob o mesmo ponto de vista, a alta exposição aos meios tecnológicos levam a sérias patologias psicológicas e de autoestima, decrivados ao “padrão corporal” especificado pela sociedade e do Cyberbullyng ( Bullyng realizado em meios tecnológicos) que podem levar a depressão e em casos mais graves, à morte.

Sendo assim, para evitar ou diminuir que estes problemas ocorram, é necessário um trabalho em conjunto entre a sociedade e órgãos públicos. O Ministério da Educação, por exemplo, poderia oferecer uma grade maior de cursos gratuitos profissionalizantes, tanto para dar oportunidade a população , quanto para inserir mais indivíduos capacitados no mercado de trabalho que se torna a cada dia mais exigente. Também, o investimento em informes conscientizantes para que os pais entendam os malefícios causados pela alta exposição as mídias sociais e ensinem aos seus filhos os bens e males da mesma. É claro que não pode faltar uma ajuda para pessoas que tenham adquirido alguma patologia resultante aos meios eletrônicos, seja esse auxílio médico ou financeiro.

Compartilhar

1 Correção

  1. Oii. Tudo bem?

    Vou falar alguns pontos que eu adicionaria na minha redação:

    Falando sobre a introdução: não esqueça da vírgula após o conectivo. “Primordialmente, …”

    Substituiria “Por conseguinte” por “Atualmente” e retiraria o “na atualidade”, creio que nesse caso o “Por conseguinte” não é o conectivo certo…

    Não sei explicar direito, mas ficou um pouco estranho o modo como foi organizada as palavras nesse período. Há alguns erros de vírgula também. Reescreveria assim:

    “Atualmente, os diversos serviços oferecidos pelas plataformas digitais beneficiam muito as pessoas tendo em vista a raridade de encontrar indivíduos que não possuem redes sociais, provavelmente devido as suas condições financeiras.”

    O que ficaria excelente na sua redação seria adicionar alguma alusão ou repertório sociocultural de algo ou alguma pessoa que defenda a causa discutida…Ela traria mais segurança pros seus argumentos.

    O último período da sua redação poderia ter os dois argumentos que serão trabalhados de forma extremamente simples citados, dariam encaminhamento legal.

    Agora no desenvolvimento 1: Percebo que há um uso exagerado dos parêntesis. Sugiro fortemente que analise as situações específicas do mesmo e, quando necessário, substitua por vírgulas: “Ademais, as redes sociais, graças à evolução tecnológica, proporciona uma variedade de benefícios, entre os quais se destacam: videoaulas e cursos profissionalizantes, oportunidade de emprego, notícias jornalísticas e ,principalmente, entretenimento (cinemas, teatros, shows, orquestras e memes).*[Acho que aqui encaixa um ponto final] Também vale ressaltar a utilização para a marcação de consultas médicas ou jurídicas por meio de plataformas. Um exemplo de aplicativo é a Fundação Bradesco, que oferece uma grade de cursos gratuitos divididos por áreas e com certificado incluído após a realização de uma avaliação*.”

    Agora no desenvolvimento 2: Nesse caso, o termo “Fake News” deve vir com aspas. Por ironia do destino, agora sim creio que os parêntesis deverão vir neste trecho: “As “Fake News” (como são popularmente conhecidas) ou notícias falsas, são muito divulgadas…”

    Nesse trecho a vírgula não é necessária: “As fraudes e crimes cibernéticos são os mais denunciados em delegacias.”

    Vírgula após conectivo: “Sob o mesmo ponto de vista, a alta…”

    Crase e vírgula: “que podem levar a + a depressão e, em casos mais graves, à morte.”

    Conclusão: Eu não sei se essa estrutura se baseia na estrutura do ENEM, mas se for tente usar no início um período que feche a ideia… Sugestão: “Portanto, fica claro a diferença entre os malefícios e benefícios que as redes sociais trouxeram para a sociedade.
    Sei que é meio óbvio falar isso, mas faz parte da conclusão e é interessante colocar..

    Creio que faltou o modo e o detalhamento de como os Agentes irão executar a Ação. Lembre-se: Sempre confira na sua conclusão se há a presença da Ação> Agente > Modo > Detalhamento > Finalidade. Isso sempre traz mais esclarecimento da sua intervenção!

    Pelos meus conhecimentos, foi isso que consegui identificar na sua redação! Só apontei os erros, mas acredito que ela está ótima e com o tempo e prática se tornará 1000!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.