[Deleted User]
  • 1

Redemocratização do acesso ao cinema no Brasil

  • 1

No filme brasileiro “Cinema, Aspirinas e Urubus”, que se passa no nordeste do Brasil, em plena Segunda Guerra Mundial, o cinema é ainda uma grande novidade nas pacatas cidades por onde os protagonistas Johann e Runolpho trafegam, mesmo que exibindo apenas comerciais de Apirina, para vender sua mercadoria, mas ainda assim o suficiente para encantar a todos. Ademais, no Brasil de hoje, problemas como a concentração desigual dos cinemas pelo país, tal qual os altos preços dos ingresssos, são grande empecilhos para que a população tenha mais aceso à esssa arte.

Antes de mais nada, a concentração das salas de cinema nas grandes cidades, sobretudp nas das regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste, são um grande impedimento para um maior acesso à sétima arte. De acordo com a Agência Nacional do Cinema (Ancine), em 1975 o país tinha mais de 3300 salas, sendo 80% em cidades do interior. Em contrapartida, hoje temos apenas 2200 salas, sendo em sua maioria em grandes cidades das regiões privilegiadas. Essa mudança de cenário, por sua vez, dificultou bastante o acesso aos moradores distantes dos grandes centros urbanos.

Além disso, a distância não é o único problema, pois a parcela mais carente da sociedade ainda precisa encarar os preços altíssimos dos ingressos de cinema. Da mesma forma, no caso dos estudantes, por exemplo, são feitas muitas reclamações devido ao preço da meia entrada ser, na verdade, o preço normal de uma entrada, tornando ainda mais difícil a circulação de estudantes nesses ambientes. Por fim, tudo isso somado ao preço das passagens intermunicipais, no caso de quem mora longe dos centros, torna muito caro uma simples ida ao cinema.

Em suma, uma vez que estes problemas barram o acesso à cultura, precisam ser prontamente resolvidos. Por isso, o Governo Federal, por meio de um fundo nacional, e em parceria com empresas privadas do ramo, devem elaborar a construção de cinemas comunitários nas cidades em que não há interesse das grandes empresas de desenvolver seus próprios projetos, visando assim levar um acesso barateado e igualmente acessível à todas as parcelas da sociedade.

Compartilhar

3 Correções

  1. Bom dia.
    Sua introdução tem uma contextualização boa, e uma ótima apresentação dos tópicos a serem falados no desenvolvimento. Porém, só acho que se estendeu demais enquanto falava do filme.
    Desenvolvimento bem argumentado.
    A conclusão poderia ser mais extensa, apresentando outra proposta ou poderia também relacionar a introdução (falando sobre o filme) com a conclusão também. Não é obrigatório isso, mas dá uma aparência melhor ao texto.

    • 1
  2. Opa, olá.

    Na sua introdução foi bom você ter citado o filme para contextualizar o tema. No entanto, só senti que faltou você costurar mais ele à nossa realidade, expor mais os pontos que relacionam o filme à realidade do século XXI.

    Acho que seus parágrafos de desenvolvimento ficaram bom, você conseguiu argumentar e embasar o seu argumento, além de costurar eles a sua introdução.

    Achei boa a conclusão, você ofereceu boas alternativas. E quando se faz uma alusão a um filme, é interessante que na conclusão essa alusão seja retomada, que você consiga fazer uma relação.

    Uma recomendação: O Lucas Felpi tem um vídeo no canal dele chamado “meu modelo de redação ENEM 2020”, vídeo lançado há uma semana atrás, em que ele ensina um bom modelo para quem gosta de usar referências da cultura pop (filmes, séries, livros etc) na redação, acredito que ele pode te ajudar muito.

    Bons estudos!!!

    • 1
  3. Bom dia, espero poder ajudar.
    Na introdução, muito boa a contextualização do cinema brasileiro, mostrando conhecimento da nossa cultura e uma boa apresentação dos argumentos que foram trabalhados no texto.
    Desenvolvimento sólido com a apresentação de dados e de opinião firme, mostrando o problema e quem sofre com cada um deles.
    Na conclusão, achei muito boa a proposta, apenas achei que poderia ter mais alguma outra proposta para resolver o problema, mas no geral o texto ficou muito bom, muito bem argumentado, coeso e de fácil entendimento.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.