A Revolução Tecnológica ocorrido no século XX, impulsionou o avanço de mecanismos de comunicação na sociedade moderna brasileira. Contudo, atualmente no cenário brasileiro, nem todas pessoas possuem o acesso à tecnologia, e os que têm, não sabem controlar o tempo de manuseio a essa ciência inovadora. Nesse sentido, vale mencionar os problemas de saúde e a discriminação de minorias no acesso a tecnologia que agravam essa problemática no Brasil.
A princípio, é necessário ressaltar que em consequência do vício em aparelhos tecnológicos, a saúde das pessoas são afetadas. Dessa forma, indivíduos tem a curiosidade de conhecer as novas mudanças, com isso eles se tornam viciados, prejudicando a saúde visual, tornando assim, um problema grave para a população brasileira. Logo, toda inovação gera consequências negativas e isso precisa ser solucionado.
Outrossim, tem a relevância a forma que o Estado costuma lidar com a distribuição de tecnologia para todos os brasileiros. Segundo a Constituição Federal, o Estado deve fornecer inovações cientificas e tecnológicas para toda a população brasileira. Contudo, não se vê esse direito ser comprido no cenário brasileiro atual, gerando uma grande exclusão de minorias, a qual afeta a suas situações econômicas, sociais e culturais. Diante disso, toda tecnologia deve ser distribuída a pessoas brasileiras,.
Portanto, urge medidas para que pessoas não sejam prejudicadas com a nova era tecnológica no Brasil. Por isso, o governo deve fornecer palestras aconselhando o tempo máximo no uso de aparelhos tecnológicos, evitando problemas visuais, além de fornecer inovações cientificas e tecnológicas para todos brasileiros, sem nenhuma discriminação social e econômico.
Obs: Para saber como fazer a correção de acordo com a UNIRV, pesquise: ANEXO III
CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DE REDAÇÃO (CURSO DE MEDICINA). Desconsiderando o critério I – Apresentação do Texto. Desse modo, valerá 7,0.
TharsoVicente
Acerca dos aspectos gramaticais:
Primeiro parágrafo –
“A revolução … ocorrida”, o verbo deve concordar com o sujeito.
“A Revolução Tecnológica ocorrido no século XX, impulsionou”. NÃO SE SEPARA SUJEITO DE PREDICADO. TIRAR A VÍRGULA.
“discriminação social e econômico.”, … : DISCRIMINAÇÃO SOCIAL E ECONÔMICA.
Segundo parágrafo:
“Dessa forma, indivíduos tem a curiosidade de “, erro de regência nominal. Correção: “OS INDIVÍDUOS…”.
Terceiro parágrafo:
” tem a relevância”, dentro do contexto da frase isso não é gramaticamente correto. CORREÇÃO: “… tem relevância…”.
Acerca dos aspectos estruturais:
Primeiro parágrafo:
Não usaria discriminação na tese, porque as pessoas são discriminadas , ou seja, elas sofrem uma são. Logo, isso classificaria a essa expressão como uma consequência. Mas você construiu essa parte da tese de forma a atribuir valor de causa ao termo “discriminação”, como se ela estivesse quase que impossibilitando cada vez mais o acesso. MINHA SUGESTÃO É: troque “discriminação” por “negligência” – que, inclusive, você vai citar no terceiro parágrafo. Só escolha melhor seus termos por que você está no caminho Sz.
” …vale mencionar os problemas de saúde…”, você usou consequência nessa parte da tese. Eu gosto disso. Mas você poderia explicar melhor a causa do problema, porque é muito importante sabermos que o examinador pode pegar sua prova cansado e uma informação mais explicita, que salta aos olhos, ajuda-o nos faz direcionar nossos argumentos com mais facilidade.
Segundo parágrafo:
“Dessa forma, indivíduos tem a curiosidade de conhecer as novas mudanças…”, nesse período senti que você poderia desenvolver melhor,especificar o sujeito e deixar claro que a saúde é prejudicada pelo excesso do uso, poderia ficar assim: Dessa forma, alguns indivíduos acabam prejudicando sua saúde a medida com que não impõe limites no uso das tecnologias atuais…”
Além disso, vi que você tentou reduzir ao absurdo o fato da utilização das tecnologias. Talvez você não tenha nem percebido, mas o HIPERÔNIMO “toda inovação” dá a entender que todas tecnologias são prejudiciais e que em algum momento vão gerar consequências negativas. e isso não é muito coerente com o mundo e a realidade que vivemos. É importante lembrar que seu texto deve não só se relacionar com sigo mesmo mas também com o mundo e a realidade. Assim o fato de algumas inovações serem prejudiciais para os indivíduos não diz respeito sobre o resto.
Terceiro parágrafo:
“…tem a relevância a forma…”, não é bom dizer assim. O mais correto é: “tem relevância a forma…” ou “é imprescindível a forma…” ou então “é importante…”. No entanto, a construção da frase nos transmite que é importante a forma negligente e discriminatória com que o Estado opera. Criando assim um paradoxo, porque você diz que essa atitude agrava um problema, mas fala que é importante. Não entendi muito bem.
“segundo a constituição feder…”, ficou bom, porém ficaria melhor se você especificasse mais. Dizendo, por exemplo, em que lugar da constituição se encontra o que foi citado.
“Diante disso, toda tecnologia deve ser distribuída a pessoas brasileiras,.”, mesmo problema do desfecho do segundo parágrafo.
“evitando problemas visuais, …..”, depois de visuais, ponto. Inicie com alem disso ou posto isso o problema X também deve ser solucionado etc.
EM ASPECTOS GRAMATICAIS: 2 PONTOS
EM ASPECTOS ESTRUTURAIS:
a) 0,3;
b) 0,4;
c) 0,6;
d) 0,4;
e) 0,5;
PENALIDADE: 0 PONTOS
NOTA FINAL: 4,2;
TharsoVicente
ASPECTO ESTRUTURAIS –> PRIMEIRO PARÁGRAFO —> “elas sofrem uma ação…”. Agora que vi o erro.