REDAÇÃO SOBRE: A POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA NO BRASIL; TÍTULO: Pequenas ações fariam grande diferença

  • 1

Próximo da segunda metade do século XX, começa no Brasil, o processo de industrialização, com ele,  surgem novas faces a  população, uma delas: a desvalorização do trabalhador em função da introdução de máquinas ao meio laboral. Algumas pessoas ainda conseguiram estabilidade pelo emprego mas outras terminaram em condições desfavoráveis a vida, as ruas. Tal realidade, ainda persistente,  tem como fatores: o descumprimento de fundamentos básicos constitucionais e a própria falta de empatia da sociedade a questões deste âmbito.

Convém ressaltar, que está descrito no artigo 6 da Constituição Federal: “todos têm direito a saúde, educação, alimentação, moradia[…]”, ou seja, se o cidadão não apresentar meios suficientes para suprir necessidades vitais, é obrigação do poder público garanti-lo, diferentemente do que se é observado: indivíduos, famílias se abrigam em bancos públicos, praças,  tendo como renda o “pedir dinheiro”; só demonstrando a incúria do governo a  problemas sociais.

Neste contexto, também é válido esclarecer que medidas para alterar situações como aquelas , poderiam vir de pequenas ações da própria esfera social, porém,  isto não é perceptível, assim como Zygmunt Bauman, em Modernidade Líquida: “As relações se esvaem pelos vão dos dedos”, simplesmente porque a preocupação cidadã deixou de ser como parte de um conjunto mas pelo individual, comum do período pós moderno.

Portanto, em dimensão dos fatos apresentados, é necessário atitudes tanto  do governo brasileiro, especificamente  entre  o Ministério da Cidadania possibilitando a maior aderência a programas sociais em fiscalização de sua realização através do Poder judiciário, além de agentes governamentais, a Mídia poderia atuar na difusão desses programas para conhecimento público assim incentivando a população a ajudar a transformar a vida de muitas pessoas.

Compartilhar

4 Correções

  1. Amei sua redação, vc tem uma escrita fabulosa.
    Na conclusão é cobrado 5 coisa: agente, modo, meio, detalhamentos e finalidade.
    Porém, na conclusão eu senti falta do detalhamento da sua da ação de intervenção…
    E também a finalidade da sua ação vai ter nas pessoas de ruas…
    Apenas isso que eu consegui observar, eu sou péssima para perceber erros. Espero que eu tenha ajudado.

    • 1
  2. Adorei sua redação!
    Mostrou claramente qual a sua posição diante do tema exposto.
    Houve alguns erros de concordância e de pontuação, trabalhe mais isso.
    Seria legal também prestar mais atenção na proposta de intervenção, buscando sempre uma apresentação de melhorias boas e diferentes.

    • 1
  3. Relacionado a Introdução, você poderia economizar fôlego, usando os direito humanos comentado no parágrafo 1 do desenvolvimento, como introdução ao seu texto, trazendo assim, a questão do processo de industrialização para o argumento, ao invés de gastar todas as suas armas na introdução. (O Art.6 engloba todos os Direito humanos, tente usá-lo como encaminhamento argumentativo).
    Acredito que o argumento 2 especificamente, ficou muito vago. Acho que na verdade faltou argumento, você começou a arrumar solução para os problemas que você ainda não apresentou. Na verdade apresentou, ao falar que a sociedade tem pensado apenas no individual e não no coletivo. Porém, de qual maneira ela faz isso? O que ela faz para que esse seu comentário seja verdade? De onde veio essa informação?

    UMA IDEIA APENAS. Obs: ESSE SEU TRECHO FOI ESPETACULAR!!!

    Em uma segunda análise, de acordo com Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, em sua obra Modernidade Líquida, “As relações se esvaem pelos vão dos dedos”, pode ser claramente aplicada na sociedade brasileira, simplesmente porque a preocupação cidadã deixou de ser como parte de um conjunto mas pelo individual, comum do período pós moderno. Portanto, muitas vezes passamos por essas pessoas que foram abandonadas pela sociedade e principalmente pelo o governo e não estendemos a mão para ajudá-las.

    Entende? Eu trouxe argumentos para o texto, mostrando que as relações foram sim quebradas e as pessoas pensam sim, somente em si mesmas. Porém, o principal culpado é o governo que deixou de promover a educação à sociedade e isso reflete na forma que tratamos esses cidadãos abandonados.

    Com isso, sua proposta de intervenção FICA EXTREMAMENTE OPCIONAL PARA DIIVERSAS SOLUÇÕES (Dificulta até escolher uma kkkk, já que todas são boas).

    ESPERO TER AJUDADO! UM ABRAÇO! Obs: eu sai de 630/970 em um ano praticando essa técnica!

    • 0
  4. Oi , dia redação tem um tema bem convidativo .
    Porém senti falta de um porque as pessoas estão nas ruas , porque as portas do mercado de trabalho estão fechadas para as pessoas poderia especificar se é por conta da falta de estudos , base familiar , uso de intorpecentes , tudo isso caracteriza a situação de rua .
    ” Constituição Federal: “todos têm direito a saúde, educação, alimentação, moradia[…]”, ou seja, se o cidadão não apresentar meios suficientes para suprir necessidades vitais, é obrigação do poder público garanti-lo” esse parágrafo poderia ter sido depois , ele representa uma conclusão precoce .
    Continue assim ,😀!!!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.