Na produção cinematográfica americana “Dormindo com o inimigo”, lançada em 1991, acompanhamos um casamento aparentemente perfeito, porém, por trás da vida perfeita dos personagens, a protagonista sofre de diversas agressões de seu marido. Essa conjunção é análoga à relação entre o indígena e o Brasil, onde o índio, apesar de cidadão, é constantemente abusado, algo evidenciado pelo Atlas da Violência, o qual indicou um aumento de mais de 20% no número de assassinatos de indígenas na última década. Esse cenário desafiador ocorre tanto pela europeização dos ameríndios quanto pela ignorância sobre as demandas desse povo que advém dessa europeização.
Com efeito, é notório destacar que o indígena tem sua cultura original diminuída em prol da cultura européia. Primeiramente, desde a Carta de Pero Vaz de Caminha, considerada o documento de achamento do atual Brasil pelos portugueses, já era evidente um olhar aos nativos americanos que os europeizava, nessa carta era, por exemplo, discutida uma possível propensão dos indígenas ao cristianismo. Entretanto, esse fenômeno atinge seu ápice no movimento literário romantista, o qual equipara o indígena aos cavaleiros europeus em uma tentativa de criar uma identidade nacional brasileira que remetesse aos heróis do velho continente. Consequentemente, o índio sempre foi visto como um símbolo europeizado e não como uma etnia com sua própria cultura.
Isto posto, se entende que a visão distorcida da população em relação aos nativos americanos compromete a luta de tal povo, já que dificulta a organização política dos índios de forma que os represente em sua configuração original, dado que a óptica popular quanto a eles foi construída pelo homem branco. De acordo com o famoso filósofo grego Platão, a virtude mais importante é o conhecimento e é perceptível que os brasileiros vão no sentido contrário quando se trata dos povos originários da nação por serem ignorantes às manifestações culturais indígenas. Sendo assim, é indispensável que se eduque a sociedade civil para o problema ser resolvido.
Em síntese, fica claro que a percepção do corpo social ao índio é especialmente problemática. Logo, urge que o Governo Federal, responsável pela proteção de todo o indivíduo conforme a Constituição de 1988, insira conteúdo relacionado a história e costumes indígenas na educação, tendo isso a finalidade de ensinar ao país sobre a pluralidade ameríndia. Tal medida deve ser posta em prática por meio de uma alteração da Base Nacional Comum Curricular através do Ministério da Educação. Dessa forma, a questão será amenizada e o panorama brasileiro não será mais comparável ao filme supracitado.
Redacão sem título, tema é a questão do índio no Brasil contemporâneo
Compartilhar
MayaradaSilva
Olá 👋
Linha 02: substitua o “acompanhamos” por “acompanha-se”, ” o público acompanha” ou algo parecido. Esse acompanhamos necessita do nós ( nós acompanhamos), não use primeira pessoa na redação.
Linha 03: ponto final após “perfeito”
Linha 05: a protagonista sofre*
Acho que você poderia utilizar outros repertórios socioculturais que se relacionem melhor com o tema. Veio na minha cabeça agora aquele desenho “Spirit”, cairia super bem nessa temática. Pocahontas também poderia ser usado com muito êxito.
O seu repertório é sobre um casamento em que a esposa é agredida pelo marido, o que não tem nada haver com o tema.
Parágrafo 02
Linha 04: troque “achamento” por algum sinônimo, pode utilizar “descobrimento”, entre aspas mesmo pq não foi um real descobrimento.
Linha 06: ponto final após “europeizava”
Linha 07: por exemplo? Não coloque uma suposição do que foi discutido, o foi discutido ou não. Talvez a forma que você empregou tenha dado outra interpretação da que você queria realmente passar. Talvez você quisesse dizer que foram discutidas várias coisas na carta e citar um exemplo, mas dessa forma que foi escrito a interpretação que o leitor tem é a de que você está supondo o que pode ter sido discutido. Reformule a frase que vai ficar mais compreensível
Linha 07: propensão? utilize outra palavra, o sentido que ficou foi o de que os indígenas tinham propensão a seguir o cristianismo, assim como, por exemplo, uma galinha é propensa a comer milho.
Parágrafo 03
Linha 08: senti falta de um conectivo ali após “conhecimento”, você poderia ter colocado um ponto final e começado com um “sendo assim, dessa maneira” ou outro conectivo a sua escolha
Linha 09: sentido contrário a que? sentido contrário da ideia proposta pelo filósofo *
Parágrafo 04
Linha 02: sobre o índio *
quem tem uma percepção, tem percepção SOBRE ALGO ou ALGUÉM e nunca AO algo ou alguém
Linha 04: deveria ter uma vírgula após “indivíduo”
Linha 05: conteúdos relacionados *
Linha 05: e a costumes *
Linha 06: com a finalidade*
Linha 09: deveria ter uma vírgula após ” curricular”
Conclusão completinha
Bom uso de repertórios, parágrafos com boa organização e fluidez, apesar de confusos em algumas partes.
Tente aprofundar mais sua argumentação sobre o tema, ela não é ruim, pelo contrario, você escreveu bem, mas faltou desenvolver mais, aprofundar mais. A questão indígena no Brasil aborda muitas vertentes e você enriquecerá seu texto introduzindo elas. Exemplo: o roubo de terras dos indígenas pelo governo, a exclusão social, o preconceito enraizado sobre as etnias.
Parabéns!
Espero ter ajudado
Cardigan
Oi, tudo bem!?
Competência 1
1- Separar sujeito do verbo. Ex: O instituto, deve.. (isso não pode acontecer)
2- Não usar “juntamente com”
3- Coloque vírgula após conectivo aditivo e conclusivo. Ex: além disso, / portanto,
Não coloque algum Ministério governamental com inicial minúscula. Ex: o correto é Ministério da Saúde
Competência 2
1- Dívida o seu texto em introdução ( 1 parágrafo ), desenvolvimento (2 parágrafos) e conclusão (1 parágrafo ).
2- Use um Repertório Sociocultural na introdução. ( Citação, série, alusão histórica, documentário, artigo ou algo do tipo …)
3- Use um Repertório Sociocultural no desenvolvimento 1.
4- Usar um Repertório Sociocultural no desenvolvimento 2
Obs: é importante apresentar REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL na introdução e nos 2 desenvolvimento. Consegui relacionar bem os seus Repertórios com os argumentos
Competência 3
1- Apresentar duas teses (causas) na introdução.
2- Argumentar sobre a tese 1 no desenvolvimento 1 e sobre a tese 2 no d2.
3- Aprofundar suas teses em cada parágrafo de desenvolvimento, de modo a apresentar a consequência de cada 1 delas.,
4- Apresentar um Repertório Sociocultural em cada parágrafo de desenvolvimento para confirmar seu argumento
5- Apresentar marca de autoria ( meu posicionamento) em ambos desenvolvimentos.
6- Seus dois parágrafos de desenvolvimento apresentaram de 3 a 4 períodos? (Conte pelos pontos de continuação)
7- Cada parágrafo de desenvolvimento apresentar de 6 a 8 linhas.
Competência 4
1- Iniciar o seu desenvolvimento 2 com um Conectivo aditivo.Ex: além disso; Outrossim; ademais; em segunda análise….
2- Iniciar a sua conclusão com um conectivo conclusivo. Ex: portanto; logo; sendo assim; em suma…
3- Ao fazer uma citação ou apresentar alguma pesquisa, use “de acordo com” ou “segundo..”
4- Use conectivo para relacionar seu Repertório da introdução com o tema.
5- Use conectivos no seu desenvolvimento para relacionar um argumento ao outro ou, melhor, um período ao outro..
Competência 5
1- Fazer até duas propostas de intervenção. ( Não faça mais de duas propostas, viu?)
2- Fazer as propostas de modo a combater as duas teses que você apresentou (As teses são os problemas que você desenvolveu e, por isso, deve solucioná-los na conclusão!)
3- Ao fazer duas propostas de intervenção, você deve fazer uma para cada causa. Ao fazer somente 1 proposta, esta deve combater as duas causas de uma vez só. Está consciente disso?
4- Para cada proposta de que você fizer, apresentar o agente solucionador.
5- Para cada proposta que fizer, apresente uma ação.
6- Para cada proposta que fizer, apresente o modo de como a ação será realizada.
7- Para cada proposta que fizer, apresente o intuito.
8- Para cada proposta que fizer, apresente o detalhamento de um dos passos acima.
9- Iniciar a sua conclusão com um conectivo conclusivo.
Competência 1
1- Separar sujeito do verbo. Ex: O instituto, deve.. (isso não pode acontecer)
2- Não usar “juntamente com”
3- Coloque vírgula após conectivo aditivo e conclusivo. Ex: além disso, / portanto,
Não coloque algum Ministério governamental com inicial minúscula. Ex: o correto é Ministério da Saúde
Competência 2
1- Dívida o seu texto em introdução ( 1 parágrafo ), desenvolvimento (2 parágrafos) e conclusão (1 parágrafo ).
2- Use um Repertório Sociocultural na introdução. ( Citação, série, alusão histórica, documentário, artigo ou algo do tipo …)
3- Use um Repertório Sociocultural no desenvolvimento 1.
4- Usar um Repertório Sociocultural no desenvolvimento 2
Obs: é importante apresentar REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL na introdução e nos 2 desenvolvimento. Consegui relacionar bem os seus Repertórios com os argumentos
Competência 3
1- Apresentar duas teses (causas) na introdução.
2- Argumentar sobre a tese 1 no desenvolvimento 1 e sobre a tese 2 no d2.
3- Aprofundar suas teses em cada parágrafo de desenvolvimento, de modo a apresentar a consequência de cada 1 delas.,
4- Apresentar um Repertório Sociocultural em cada parágrafo de desenvolvimento para confirmar seu argumento
5- Apresentar marca de autoria ( meu posicionamento) em ambos desenvolvimentos.
6- Seus dois parágrafos de desenvolvimento apresentaram de 3 a 4 períodos? (Conte pelos pontos de continuação)
7- Cada parágrafo de desenvolvimento apresentar de 6 a 8 linhas.
Competência 4
1- Iniciar o seu desenvolvimento 2 com um Conectivo aditivo.Ex: além disso; Outrossim; ademais; em segunda análise….
2- Iniciar a sua conclusão com um conectivo conclusivo. Ex: portanto; logo; sendo assim; em suma…
3- Ao fazer uma citação ou apresentar alguma pesquisa, use “de acordo com” ou “segundo..”
4- Use conectivo para relacionar seu Repertório da introdução com o tema.
5- Use conectivos no seu desenvolvimento para relacionar um argumento ao outro ou, melhor, um período ao outro..
Competência 5
1- Fazer até duas propostas de intervenção. ( Não faça mais de duas propostas, viu?)
2- Fazer as propostas de modo a combater as duas teses que você apresentou (As teses são os problemas que você desenvolveu e, por isso, deve solucioná-los na conclusão!)
3- Ao fazer duas propostas de intervenção, você deve fazer uma para cada causa. Ao fazer somente 1 proposta, esta deve combater as duas causas de uma vez só. Está consciente disso?
4- Para cada proposta de que você fizer, apresentar o agente solucionador.
5- Para cada proposta que fizer, apresente uma ação.
6- Para cada proposta que fizer, apresente o modo de como a ação será realizada.
7- Para cada proposta que fizer, apresente o intuito.
8- Para cada proposta que fizer, apresente o detalhamento de um dos passos acima.
9- Iniciar a sua conclusão com um conectivo conclusivo.
ali2118
A formatação do texto não explicita os parágrafos em sua redação, o que implica em descontos na competência 1. Além disso, achei que houve muita repetição de ideias já mencionadas no texto, como a europeização do índio e a questão mencionada na introdução, que ficou um pouco confusa em relação ao resto do texto, com muitas misturas de ideias. Talvez a sintetização dos pensamentos seja um ponto a ser melhorado.
Espero ter ajudado.