Na sociedade brasileira contemporânea percebe-se a violência e o homicídio em razão do gênero como um agravante que causa consequências aviltantes a todas as classes sociais. E o feminicídio como resultado deste quadro é um gargalo da segurança pública e social.
Frente a este problema social nota-se dificuldades de coibir e prevenir que tais condutas persistam. Mesmo estando descrito como uma “circunstância qualificadora do homicídio e incluso no crimes hediondos” pelo Código Penal Brasileiro, tal modalidade ainda cresce conforme a pesquisa apresentada pelo sítio eletrônico G1 da Globo; a qual informa um aumento de 7,3% de 2019 em relação a 2018.
Outro fator relevante além das leis sobre o delito é a desigualdade de gênero. Percebe-se que perdurante anos a mulher era vista como inferior ao sexo masculino, sendo que direitos ao sufrágio universal e outras conquistas demandaram lutas e empenho. Conforme Sérgio Adorno (1994) no período monárquico a sociedade resolvia seus conflitos relacionados a poder, raça, entre outros com o emprego da violência, o que se percebe principalmente no feminicídio.
Destarte, verifica-se que a inserção de debates no Ensino Regular e Superior sobre o respeito aos gêneros, iguldade de ambos os sexos nos direitos e deveres constitucionais são premissas para mudança nesse cenário.
Não obstante, a Polícia Civil, órgão de segurança pública, e enquanto polícia judiciária pode empreender com maior celeridade sobre os casos denunciados de violência doméstica; visto que muitas vezes essa é a semente do feminicídio. Outrossim essa instituição pode elevar a comunicação com a Polícia Militar -polícia ostensiva e preventiva da ordem pública- para que esta eleve o patrulhamento em regiões de risco e promovam campanhas em escolas sobre essa temática.
Leandro Rodrigues da Silva
Olá! Sou Leandro,Muito prazer!
Bom, de acordo com as normas padrão exigidas pelo mec, sua redação está ótima. Só uma observação: Tenta melhorar sua proposta de intervenção, pois ela não tá no padrão, vc precisa usar conectivos, e tbm não pode usar repetições de conectivos, se não vc vai perder ponto na C4. Mais diante disso ela ficou show de bola.
Pontuação!
C1:200 pois vc usou o padrão da língua formal direitinho.
C2: 160.
C3:200.
C4: 120, devido algumas repetições de conectivos.
C5:200.
Total: 880 PARABÉNS!👏🏽
Arthur_Albuquerque
Olá!! Boa noite,
Nota
C1: 160
C2: 200
C3: 120
C4: 160
C5: 120
TOTAL:760
Ótima Redação, Algumas coisas básicas me fizeram abaixa a nota em algumas competências como: muita repetição de conectivos, por essa coisa o texto não ficou bem compreensivo para mim.
Alguns elementos que sentir falta no introdução e na conclusão como: uma marca de autoria e finalidade.
Porém, essa foi minha observação, como não é para o Enem não posso ir muito a fundo na correção porque não sei os regulamentos. Parabéns e bons estudos!!!!