Título: Passado esquecido
A obra “1984” de George Orwell, retrata um Estado totalitário em que o governo tem um Ministério específico para alterar fatos passados. Fora da ficção, se o povo brasileiro não relembrar seu passado e continuar com uma memória escassa, podemos ser vítimas de um novo governo opressivo.
Esse tipo de governo pode surgir quando a população é facilmente manipulada por falsos discursos. Em 1933, quando Hitler subia ao poder, utilizava métodos persuasivos com a população, sendo grande maioria dela apoiadores do regime. Tal fato passado não pode voltar a se repetir, contudo a falta de memória e ignorância dos cidadãos pode fazê-la voltar.
Um povo sem recordações é um povo subjugado aos interesses governamentais. A esse respeito, quando o Estado consegue moldar os fatos à sua ideologia, eles passam a contar suas versões, e um público que é incapaz de se lembrar de fatos passados, vai ser facilmente uma vítima do totalitarismo.
Confirmamos, portanto, que a memória é essencial para a manutenção da democracia. Enquanto não for notada essa importância, a democracia que se tanto lutou será substituída por governos semelhantes ao da obra de George Orwell ou o regime nazista. Sendo necessário um olhar ávido ao passado, presente e futuro.
REDAÇÃO MODELO UERJ – OQUE PODE ACONTECER COM UM POVO SEM MEMÓRIA?
Compartilhar
anabeatrizbelloni
Olá Beatriz! Sua redação está em extrema perfeição ao meu ver. Não encontrei nenhum erro gráfico e sua redação foi muito bem construída! “1984” Acaba de entrar para minha lista de livros que preciso ler com urgência hahah! Sua redação foi rápida e direta ao ponto!! Eu te daria nota 10,0, sério mesmo! Continue praticando e sua escrita estará perfeita!
Lívia,Pelizzari,Côco
Oii Beatriz, vamos lá. Eu reli duas vezes sua redação e não encontrei nenhum erro ortográfico, nem de concordância. Seu texto está objetivo, claro e coeso. A comparação da obra de George Orwell com o nazismo foi perfeito, ainda mais quando você argumenta que esses modelos podem voltar, caso o povo fique ausente de memória. Parabéns, te daria 10 sem pestanejar.