REDAÇÃO MODELO UERJ

  • 1

A ditadura militar brasileira de 1964 foi um dos governos mais autoritários que aconteceram no país. Esse regime, que deixou consequências expostas ao Brasil, ainda tem cicatrizes no mundo contemporâneo que, por sua vez, a tendência de governos autoritários cresce mais uma vez, tornando um perigo para a democracia em vários países do mundo.
O Regime Civil-Militar contou com o apoio de uma grande parte da população brasileira. Contudo, uma de suas principais consequências foi pôr fim à liberdade de expressão e perseguição à cidadãos, alguns até sendo antigos apoiadores do autoritarismo. Assim, tal fato passado não pode voltar a se repetir, pois lutou-se tanto para a democracia que é um dever do Estado e povo brasileiro perpetuá-la.
Um Estado totalitário vai contra todo tipo de liberdade individual e de opinião. Como podemos observar na Coreia do Norte atualmente, são transmitidas somente notícias boas e a favor do regime nos meios de comunicação como forma de alienação da população, assemelhando-se com a Oceania do livro “1984” de George Orwell onde o Ministério da Verdade tem o compromisso de subverter informações em benefício ao governo.
Confirmamos, portanto, que o totalitarismo é uma das faces mais perversas que uma sociedade pode ter. Enquanto não forem percebidas suas consequências negativas, a democracia que tanto se lutou será perdida e substituída por governos semelhantes ao norte-coreano e do mundo fictício de George Orwell. Sendo necessário um olhar ávido frente às nossas decisões na sociedade.

Compartilhar

1 Correção

  1. Vai ficar entre “boa” e “excelente”.

    Eu não sei qual é o rigor da Uerj nessa avaliação – acho que nem tem como saber a nota, né? Ou será que eu fiz e não lembro? Kkkkk

    Enfim…

    Tá faltando o título. A Uerj gosta. Enem é que é uma esquizofrenia ao não exigir título. Ele faz um péssimo serviço a vocês, que se habituam a não escrever título.

    1º parágrafo: acho que você ter medo de afirmar que a Ditadura de 64 foi o governo mais autoritário no Brasil. Quando você me diz “um dos”, você me faz pensar em “qual outro poderia ser?” e não encontro, acho que você também não.

    2º parágrafo: talvez pudesse explorar mais essa aparente contradição quanto o apoio a um regime que te cala.

    3º parágrafo: também tinha espaço pra produzir uma conclusão, tipo “se assemelha, e daí?”

    4º parágrafo: tá ok.

    Eu vou anotar uns erros de português que você deve evitar se quer um dez.

    A ditadura militar brasileira de 1964 foi um dos governos mais autoritários que aconteceram no país. Esse regime, que deixou consequências expostas ao Brasil, ainda tem cicatrizes no mundo contemporâneo que, por sua vez,(1) a tendência de governos autoritários cresce mais uma vez, tornando(2) um perigo para a democracia em vários países do mundo.

    1 – Essa frase um pouquinho confusa, talvez porque você comeu alguma palavra aqui, não sei qual foi (mundo contemporâneo que, por sua vez, “observa” a tendência de governos autoritários crescer mais uma vez?);
    2 – Tornando-SE;

    O Regime Civil-Militar contou com o apoio de uma grande parte da população brasileira. Contudo, uma(1) de suas principais consequências foi pôr fim à liberdade de expressão e perseguição(2) à(3) cidadãos,(4) alguns até sendo antigos apoiadores do autoritarismo. Assim, tal fato passado não pode voltar a se repetir, pois lutou-se tanto para a(5) democracia que é um dever do Estado e(6) povo brasileiro perpetuá-la.

    1 – Bah, cê disse que trazer só uma consequência principal, mas trouxe duas!
    2 – Faltou paralelismo com o “pôr”, percebe?
    3 – Acho que você ia escrever “população”, aí viu que ia repetir, trocou pra “cidadãos” e a crase não importa, né? Adoro esses erros kkkkk;
    4 – Aqui não é erro não, mas gostamos de ler hífen (-) nessas situações de comentário de destaque;
    5 – “Pela”, não?
    6 – Comeu o “do” aqui, erra esse lance de paralelismo não, poxa;

    Um Estado totalitário vai contra todo tipo de liberdade individual e de opinião. Como podemos observar(1) na Coreia do Norte(2) atualmente, são transmitidas somente notícias boas e a favor do regime nos meios de comunicação como forma de alienação da população, assemelhando-se com a Oceania do livro “1984” de George Orwell(3) onde o Ministério da Verdade tem o compromisso de subverter informações em benefício ao governo.

    – Evite frases gigantes, elas cansam o leitor e podem te confundir com pontuação, concordância e te fazer perder o fio.

    1 – Faltou vírgula;
    2 – Idem;
    3 – Idem.

    Confirmamos, portanto, que o totalitarismo é uma das faces mais perversas que uma sociedade pode ter. Enquanto não forem percebidas suas consequências negativas, a democracia que(1) tanto se lutou será perdida e substituída por governos semelhantes ao norte-coreano e do mundo fictício de George Orwell.(2) Sendo necessário um olhar ávido frente às nossas decisões na sociedade.

    1 – “Pela qual” – quem luta, luta por alguma coisa;
    2 – Aqui é falta grave, ponto final no lugar de vírgula – oraão subordinada não pode ser cortada da oração principal – em outras palavras, raramente você verá um gerúndio iniciar frase.

    Como já falei, não tenho a menor ideia do peso que eles dão para essas questões que eu trouxe aqui, mas você não está longe do dez.

    Boa sorte! Tomara que consiga essa grande universidade!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.