Redação modelo enem – tema: Universalização do saneamento básico no Brasil: uma prioridade nacional

  • 1

  A Constituição Federal de 1988 assegura aos cidadãos o direito ao saneamento básico e responsabiliza o Estado pela implementação e pela qualidade desse benefício. Entretanto, nota-se, na realidade brasileira, a ausência da efetividade dessa diretriz legislativa, já que a maioria dos brasileiros não possuem coleta de esgoto nem água tratada. Nesse sentido, a ineficiência midiática quanto à denúncia do problema e o descaso governamental em relação às mazelas sociais decorrentes da não universalização do saneamento básico indicam a necessidade de melhorias no país.

  A princípio, deve-se considerar o pensamento do estudioso Pierre Bourdieu, o qual acredita que os meios mediático são parciais e sensacionalistas. Sob essa lógica, percebe-se, hodiernamente, uma semelhança entre a premissa e a atuação ineficiente da mídia, a qual pouco denuncia as consequências de tal problemática em suas publicidades. Isso acontece, porque é dada prioridade aos entretenimentos, como novelas e seriados, em detrimento do jornalismo denunciador das altas taxas de internações por patologias causadas com transmissão fecal-oral e da expressiva quantidade de indivíduos que vivem sem tratamento de esgoto de água. Consequentemente, danos surgem, por exemplo, o aumento da mortalidade de vulneráveis.

  Ademais, vale destacar a concepção dos filósofos contratualistas, os quais defendiam a criação de um Estado garantidor da ordem social e do direito à vida. No entanto, apesar da contemporaneidade brasileira possuir um Governo Federal responsável por assegurar tais ideais apresentados pelos contratualistas, grande parte dos cidadãos do território nacional sofrem as duras consequências da não universalização do saneamento básico. Isso ocorre, porque há uma insuficiente fiscalização das ações dos órgãos públicos e um desinteresse pelas pautas sociais, representando um descaso governamental perante as mazelas sociais. Por consequência, outros problemas surgem, como a perpetuação de indivíduos sem água e esgoto tratados.

  Portanto, medidas devem ser tomadas, a fim da universalização do saneamento básico ser uma prioridade nacional. Para isso, cabe à mídia, responsável por promover conhecimento nos meios de comunicação, realizar uma melhor veiculação dos problemas enfrentados por brasileiros sem acesso às condições básicas de sobrevivência, por intermédio de campanhas educativas e de propagandas, as quais denunciariam a problemática e incentivariam uma melhor qualidade de vida, com a finalidade de reverter o problema da ineficiência midiática. Cabe, também, ao Poder Legislativo fiscalizar o descaso governamental quanto às mazelas sociais, com intuito de garantir saneamento básico a todos.

Compartilhar

7 Correções

  1. Olá, espero que esteja bem. Vou avaliar sua redação, não sou profissional, mas tenho conhecimentos.
    Me chamo Vitória e estou disponível para corrigir redações a qualquer momento.
    Espero te ajudar de alguma forma.

    Essa redação me surpreendeu bastante, mas têm alguns pontos para melhorar.
    * “isso acontece, porque” tire a vírgula, nesse caso não separa.
    * “ideias apresentados” o correto é “apresentadas”, pois trata-se das “ideias”.

    Competência 1 = 200 pontos.
    Competência 2 = 200 pontos.
    Competência 3 = 160 pontos (a estrutura não está completa).
    Competência 4 = 200 pontos.
    Competência 5 = 200 pontos.

    Nota final = 960 pontos.

    Parabéns e bons estudos!

    • 0
  2. Olá =)
    Primeiramente, quero salientar que não sou uma profissional na área, mas irei tentar lhe ajudar. Peço que perdoe-me se cometer algum equívoco na sua correção.

    Correção:
    “A maioria dos brasileiros não POSSUI”.

    Dicas:

    • Acredito que seu texto ficaria melhor se trocasse “na realidade brasileira” por “na atual conjuntura brasileira”.

    Nota:
    C1: 160
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 160
    C5: 200
    Total: 920

    • 0
  3. Boa noite! Redação bem elaborada e dissertada, alguns ajustes precisam ser realizados como:
    1. que os meios mediático / que os meios midiáticos;
    2. de esgoto de água / de esgoto e água;
    3. por exemplo, o aumento da mortalidade de vulneráveis / por exemplo: o aumento da mortalidade de vulneráveis.

    • 0
  4. Boa tarde! gostei bastante da redação. Só achei que poderia ter mais estatísticas ou dados para colaborar com os argumentos apresentados, porque no geral teve muito senso comum. Vale ressaltar que na conclusão tem uma frase muito grande. Tente usar períodos mais curtos para dinamizar o texto. Mas parabéns pela construção do texto!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.