Iniciante

Redação modelo Enem- Principais problemas habitacionais nas grandes cidades brasileiras

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As Revoluções industriais que ocorreram ao longo dos séculos, sobretudo a primeira, tiveram um papel essencial na criação das cidades urbanas. Além disso, como consequência desse processo ocorreu o êxodo rural, onde o homem começou a migrar do campo para a cidade em busca de emprego. Diante desse cenário, no Brasil, um país emergente nota-se que a falta de investimentos em estruturas habitacionais e o alto número de pessoas nas capitais são obstáculos  enfrentados nas grandes cidades. Logo, alternativas devem ser tomadas para acabar com esses empecilhos.     

Em primeiro lugar, vale ressaltar que o direito a um lar é um recurso básico para o ser humano, uma vez que é garantido pela Declaração Universal dos Direitos Humanos que “todos têm direito a um padrão de vida que seja capaz de assegurar a si saúde, bem-estar, alimentação e moradia”. Assim, observa-se que na sociedade brasileira, este direito não é usufruído pelas pessoas de forma justa, já que muitas delas vivem em locais precários que não possuem as estruturas fundamentais de uma moradia. Dessa forma, cabe aos órgãos competentes criar soluções para  solucionar este problema.

Ademais, com o alto número de pessoas indo morar nas capitais, a falta de moradias é perceptível, visto que, muitas pessoas se encontram em situação de rua por falta de habitações governamentais. Em adição, de acordo com o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos, “o Brasil possui cerca de 33 milhões de pessoas sem moradia”. Por certo, nota-se que o alto número de pessoas morando nas cidades causa este grave problema habitacional, porque, não há estrutura o suficiente para todos. Então, torna-se evidente que medidas cabíveis devem ser criadas para sanar esta problemática.

Portanto, observa-se que os problemas residenciais presentes na sociedade brasileira devem ser resolvidos. Para isso, é pertinente a Secretaria Nacional de Habitação- SNH, estimular ações estratégicas para aumentar a quantidade de habitações para assegurar o direito básico das pessoas. Essa iniciativa deve ocorrer por meio de projetos governamentais, além de conter palestras para conscientizar a população sobre o seu direito à moradia. Isso será feito a fim de conter esses impactos sociais causados por essas problemáticas. Para assim, todos terem acesso a moradia e desfrutar de seus direitos. 

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4 Correções

  1. Olá, Não sou especialista, certo?

    – Competência 1: 120
    – Competência 2: 120
    – Competência 3: 120
    – Competência 4: 160
    – Competência 5: 200

    Total: 720

    Notas acerca do texto: Seu repertório é bom, contudo, sinto que ele não foi usado com coerência. Os argumentos tem que seguir uma linha de raciocínio bem consolidada em prol da tese e acredito que, se os tópicos frasais dos seus parágrafos de desenvolvimento tivessem sido reformulados para caber melhor no que você expôs, isso seria alcançado com mais eficácia.
    Cuidado também com alguns desvios de português como de pontuação, concordância e repetições excessivas.
    São apenas alguns ajustes, o texto é bom. Parabéns pela elaboração

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  2. Oi Marya!

    C1:200
    Não percebi nenhum desvio gramatical na sua redação
    C2:200
    Seu texto é dissertativo argumentativo, não foge ao tema e possui repertório legitimado, produtivo e pertinente
    C3: 160
    Sua argumentação está excelente, exceto por alguns detalhes: os trechos “todos têm direito a um padrão de vida que seja capaz de assegurar a si saúde, bem-estar, alimentação e moradia” e “o Brasil possui cerca de 33 milhões de pessoas sem moradia” não deveria ter aspas; evite esticar os parágrafos da sua redação, criando argumentações vagas; seja mais objetiva nas suas teses. Mas eu vejo que você pode melhorar muito com o aperfeiçoamento.
    C4:200
    Seu texto apresenta um bom uso de conectivos e estão diversificados
    C5:200
    Sua proposta de intervenção está completa e relacionada aos seus parágrafos
    NOTA:960

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  3. Oi Marya, vou corrigir sua redação de acordo com modelo do enem, ela está muito boa, continue escrevendo!

    C1:200
    Não percebi nenhum desvio gramatical na sua redação
    C2:200
    Seu texto é dissertativo argumentativo, não foge ao tema e possui repertório legitimado, produtivo e pertinente
    C3: 120
    Notei algumas falhas no seu desenvolvimento, como na introdução que deu pra entender que “a falta de investimentos em estruturas habitacionais e o alto número de pessoas nas capitais são obstáculos enfrentados nas grandes cidades” são suas causas/consequências, porém você colocou de modo que parece sua problematização, o que pode te prejudicar. Além disso, No D1 e D2, após “já que muitas delas vivem em locais precários que não possuem as estruturas fundamentais de uma moradia.” e “não há estrutura o suficiente para todos.” você podia ter explicado as consequências que isso trás para a população ou ara o país pra desenvolver seu argumento melhor, mas tirando isso acho que você arrasou
    C4:200
    Seu texto apresenta um bom uso de conectivos e estão diversificados
    C5:200
    Sua proposta de intervenção está completa e relacionada aos seus parágrafos
    NOTA:920

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  4. 1 – INTRODUÇÃO: Precisa de retoques para sua boa elaboração. Um bom repertório foi usado voltado ao tema. Fez uma tese objetiva e clara, além de ter explicitado o “spoiller” do projeto de texto. Isso é produzir objetividade aquilo que será discutido, isto é, dar ao corretor rumo dos argumentos discutidos no D1 e D2 pelo padrão de redação do Enem.

    Sugestão para reescritura:

    No filme “Rio” produzido pela Fox Filmes no ano de 2011, retrata a vida de uma arara-azul que é vítima do tráfico de animais, a história se passa no Rio de Janeiro, onde mostra as aventuras enfrentadas por essa arara junto com outros pássaros. Em adição, na animação é mostrado de forma explícita o tráfico desses animais, uma vez que eles são mostrados em gaiolas em condições precárias. Sobre essa perspectiva, no Brasil essa situação não é diferente, visto que, muitas espécies nativas são exploradas e extintas ao longo do território. Logo, causas e consequências devem ser analisadas para acabar com estes problemas.

    2 – PARÁGRAFO DOIS: Boa estratégia coesiva de introdução ao segundo parágrafo (Em primeiro lugar,). Mas veja que é preciso explorar com objetividade a ideia apresentada. O repertório citado foi produtivo para a temática abordada. Além disso, a ligação entre os períodos precisa de elementos coesivos (conectivos aduados à construção da ideia);

    Sugestão para reescritura:

    Em primeiro lugar, vale ressaltar a falta de investimentos em estruturas habitacionais como geradora de déficit habitacional. Nesse sentido, o direito a um lar é um recurso básico para o ser humano, garantido na Declaração Universal dos Direitos Humanos que defende o direto de todos “a um padrão de vida capaz de assegurar a si saúde, bem-estar, alimentação e moradia”. Assim, observa-se que no país este direito não é usufruído pelas pessoas de forma justa, já que muitas vivem em locais precários sem estruturas fundamentais de uma moradia. Dessa forma, cabe aos órgãos competentes criar soluções para solucionar este problema.

    3 – PARÁGRAFO TRÊS: Inicia com uma boa estratégia coesiva e retoma ao problema abordado para argumentar no D2(o alto número de pessoas indo morar nas capitais). Cita um repertorio cultural produtivo para o argumento, comenta-o. Todavia, a produção dos períodos precisa ser objetiva, direta, concisa, clara. Evite períodos muito extensos, pois isso compromete o sentido, a coerência, e o entendimento deles. Cuide para escrever períodos curtos e ligados, devidamente, por conectivos.

    Sugestão para reescritura:

    Ademais, o alto número de pessoas indo morar nas capitais, aumenta a falta de moradias, onde muitas pessoas se encontram em situação de rua por falta de habitação. Em adição, de acordo com o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos, “o Brasil possui cerca de 33 milhões de pessoas sem moradia”. Por certo, nota-se que o alto número de pessoas morando nas cidades causa essa grave ausência de abrigo habitacional, causada pela insuficiência de estrutura para quem precisa de moradia. Então, torna-se evidente que medidas cabíveis devem ser criadas para sanar esta problemática.

    4 – PROJETO DE INTERVENÇÃO: Boa estratégia coesiva para iniciar o último parágrafo. A proposta de intervenção está completa, pois apresenta todos os elementos exigidos. Entretanto, (ações estratégicas e projetos governamentais”) são ações e meio/modo muito vagos, gerais e superficiais. É bom dizer efetivamente do que se trata.

    Sugestão para reescritura:

    Portanto, observa-se que os problemas residenciais presentes na sociedade brasileira devem ser resolvidos. Para isso, a Secretaria Nacional de Habitação- SNH, deve estimular ações estratégicas – como subsídios financeiros para os vulneráveis sociais – para aumentar a quantidade de habitações para assegurar o direito básico das pessoas. Essa iniciativa deve ocorrer por meio de investimentos financeiros advindos do FGTS para a construção de casas populares, além de conter palestras para conscientizar a população sobre o direito à moradia. Isso será feito com a finalidade de conter os impactos sociais causados por essa problemática. Dessa forma, os desabrigados terão acesso à moradia e desfruto de seus direitos.
    ……………………………………………………………………………………………

    Avaliação de acordo com as competências de correção da redação do Enem:

    COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. PONTUAÇÃO: 160
    A banca de correção cobrará os seguintes pontos:
    • entender as principais diferenças entre as modalidades oral e escrita(o texto não pode conter gírias, expressões coloquiais nem marcas de linguagem falada, inclusive abreviações como “tá”, “vc” etc.);
    • ter atenção às regras ortográficas e gramaticais;
    • produzir um texto com entendimento de estética geral e que respeite o número máximo de linhas (para que o texto seja corrigido, deve ter mais de 7 linhas escritas);
    • ter precisão vocabular, isto é, usar as palavras no contexto adequado e coerente;
    • saber o momento certo de usar letras maiúsculas e minúsculas;
    • compreender as regras de divisão silábica nas mudanças de linha.

    COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. PONTUAÇÃO: 160

    A banca vai avaliar:
    • a compreensão da proposta. Além de não fugir do tema, você não deverá ficar preso aos textos motivadores disponíveis. Eles servem para sua reflexão, mas não devem ser copiados.
    • o conhecimento e a relação das várias áreas do conhecimento existentes, como literatura, história, cinema, biologia, ciências, jornalismo etc.;
    • estruturação correta de um texto dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão).

    COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. PONTUAÇÃO: 160

    Seu texto deverá contar com:
    • progressão textual(cada parte do texto deve estar conectada às demais);
    • ordem lógica, ou seja, ter início, meio e fim;
    • coerência(seu texto não deve se contradizer e nem distorcer o mundo real);
    • encadeamento de ideias(os parágrafos devem ser hierarquizados e trazer novas informações sem mudar repentinamente de assunto).

    COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos necessários para a construção da argumentação. 160

    Seu texto deve contar com alguns elementos para ser bem avaliado na Competência 4 do Enem:
    • parágrafos bem estruturados(um bom parágrafo deve ter uma ideia central — tópico frasal —, à qual ideias secundárias serão conectadas);
    • períodos estruturados(normalmente, um texto dissertativo apresenta encadeamento de ideias, estruturadas por duas ou mais orações, expressando causa e consequência, tempo, comparação, conclusão ou contradição);
    • referências(informações, dados e fatos devem ser retomados enquanto o texto progride, o que pode ser feito com a utilização de artigos, pronomes e advérbios).

    COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 200

    Antes de entregar sua redação, verifique se o texto:

    • tem uma proposta de intervenção (É preciso que você proponha uma solução para o problema da proposta, que seja passível de implementação e relacionada com os argumentos utilizados);
    • conta com detalhes como ela será implementada(quem fará, como fará, quais são as etapas para implementação, com quais objetivos?);
    • é possível de ser executada;
    • respeita os Direitos Humanos(você não deve ferir o direito à vida, à cidadania, à liberdade e à diversidade).

    Nota final: 840

    Não desista. Continue escrevendo!

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