Redação Enem- Tema: O combate à depressão na sociedade brasileira

  • 2

A Constituição Federal de 1988, principal órgão judiciário do país, assegura direitos e o bem-estar dos cidadãos. Contudo, nem sempre as garantias são compridas, uma vez que a saúde mental, que afeta a saúde física, é um problema que persiste na sociedade brasileira. Nesse sentido, é válido destacar a negligência governamental e o individualismo como fatores que agravam a problemática no Brasil.

A princípio, é necessário salientar a forma como o governo costuma lidar com pessoas que têm depressão. Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, as instruções sociais existem, porém não atual de forma eficiente para combater problemas presentes na sociedade. Sob esse viés, o Estado não cumpre com a função de garantir o bem-estar, prejudicando a saúde mental e física dos indivíduos. Dessa maneira, o governo deve agir em pró de pessoas que possuem depressão, para que esse problema não persista no Brasil.

Outrossim, vale ressaltar o desamparo de pessoas com transtornos mentais perante a população. Conforme Manuel de Barros, na sociedade tem a valorização de situações ignoradas e esquecidas. De forma analógica, a comunidade não tem a generosidade de dialogar com pessoas depressivas, além de não saber como ajudá-las, à vista disso, pessoas com depressão ficam mais individualizadas, assim, não procuram ajuda.

Portanto, cabe ao Governo criar plataformas que têm amparo psiquiatra, por meio de recursos disponibilizados pelo Tribunal de Contas da União, com o fito de ajudar pessoas como lidar com a depressão. Ademais, o Ministério da Comunicação deve postar nas mídias sociais como ajudar pessoas com depressão. Logo, é partindo dessas medidas que o bem-estar será um direito constitucional realizado no Brasil.

Compartilhar

3 Correções

  1. Observei que tem alguns erros gramáticas, os poderia te prejudicar no enem. A sua introdução precisa ser melhorada, vc deixa explícito qual o eixo tematico, mas ñ apresentou as consequências do tema, ñ apresentou a importância. O desenvolvimento vc poderia aprofundar mais no tema, obs(ñ sei fazer conclusão direito então preferi ñ falar nada). É isso, boa sorte

    • 0
  2. Opa, Rezende!. Vou tentar corrigir sua redação mencionando alguns pontos que podem te ajudar.

    Introdução:

    “A Constituição Federal de 1988, principal órgão judiciário do país, assegura direitos e o bem-estar dos cidadãos. Contudo, nem sempre as garantias são compridas, uma vez que a saúde mental, que afeta a saúde física, é um problema que persiste na sociedade brasileira. Nesse sentido, é válido destacar a negligência governamental e o individualismo como fatores que agravam a problemática no Brasil.”

    Ao invés de “órgão judiciário do país”, retifique por “documento jurídico do Brasil”.

    Em “assegura direitos e o bem-estar da população”, deixa um vácuo no texto, não tá muito lúcido para o leitor.

    Em “[…] são compridas”, retifique para cumpridas.

    OUTROS PROBLEMAS:

    Não dá para identificar o tema na introdução, apenas fica explícito o eixo temático (saúde mental).

    Obs: Contextualize mais suas introduções. Cite as consequências do problema, se necessário for.

    Uma reescrita bem genérica que pode ajudar a organizar as ideias logo abaixo;

    A Constituição Federal de 1988, principal documento jurídico do Brasil, garante, dentre outros, o direito à saúde a todos os cidadãos brasileiros, no entanto, essa garantia não possui aplicabilidade efetiva, haja vista que a depressão persiste sendo negligenciada nesse âmbito – o que é preocupante, pois, devido a isso, muitas pessoas sofrem com o estigma dessa doença. Nesse sentido, é válido destacar a negligência governamental e o individualismo como fatores que agravam a problemática.

    D1/D2:

    Poderia detalhar mais, principalmente o D2.

    No D1, em “[…] porém não atual de forma eficiente…”, retifique para “atua”. Acredito que foi erro de digitação.

    Conclusão:

    Rezende, não está errado, tampouco é obrigatório, mas é essencial que vc conclua sua argumentação, afinal é uma conclusão. Os demais parágrafos de uma redação são independentes do parágrafo de introdução e para que façam sentido vc deve começar com um tópico frasal, lembra? No caso da conclusão vc vai concluir sua argumentação relacionado ao tema da redação. Enriquece mais o seu texto e o torna mais lúcido.

    Um ponto feito pelo colega que, é fã de Harry Styles, aqui nos comentários, é que vc realmente perdeu a oportunidade de usar um bom agente (Ministério da Saúde) para a sua proposta de intervenção.

    Como vc trouxe duas propostas de intervenção, não concluiu a argumentação inicialmente, infelizmente ficou um grande vácuo em ambas as propostas, Rezende. Vc deixou as duas propostas incompletas.

    (Proposta 1)

    Agente – ok
    Ação – ok
    meio/modo – ok
    detalhamento – f
    finalidade – ok

    (proposta 2)

    Aqui vc não é obrigada a adicionar todos os 5 critérios, mas pelo menos poderia ter detalhado o agente. Talvez reformular melhor a ação, deixando-a mais formal e de fácil entendimento.

    Frase motivacional:

    Imagine uma vaca. Uma pessoa com uma mente ruim irá matá-la para comer a carne. Uma pessoa com uma mente boa pegará o leite da vaca, venderá esse leite e comprará mais vacas para gerar mais leite. Não se contente com pouco, busque sempre melhorar o seu nível.

    Boa sorte, sucesso em sua caminhada!

    • 0
  3. Redação muito bem elaborada, com alguns erros gramaticais, que pode prejudicar o entendimento pelo corretor do Enem. Algo na conclusão chamou minha atenção que foi a não inclusão de órgãos de saúde relacionadas ao tema, acho que seria bom incluir já que estão relacionados. Bom é isso, bons estudos.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.