O livro “O Guarani” de José de Alencar publicado durante a primeira fase do romantismo brasileiro, mostra-se dentro dos padrões de literatura da época, onde ocorria a valorização da cultura brasileira, sobretudo a dos indígenas. Paralelamente a isso, apesar de haver diversas obras literárias que exaltam certa cultura, atualmente diversos estudantes brasileiros são impactados devido a ausência de projetos culturais nas salas de aula. Dessa forma, a desvalorização da cultura brasileira e o estigma sobre elas são impactos gerados pela carência de projetos culturais.
Em primeiro lugar, vale destacar que por causa da omissão de atividades que exaltam a cultura local ou do país, diversos jovens acabam desvalorizando-a principalmente por causa da globalização, que contribui para aproximar as culturas do mundo, assim os estudantes tendem a priorizar outras culturas, desconsiderando as próprias. Logo, medidas devem ser traçadas para que esses jovens conheçam e valorizem mais as suas culturas.
Ademais, outro impacto causado pela omissão desses projetos nas escolas é o estigma enfrentado pelas pessoas que manifestam a sua cultura, ou seja, o preconceito que o indivíduo sofre ao demonstrar a qual cultura pertence, seja ela por meio de roupas ou linguagens. Além disso, essa problemática ocorre muitas vezes devido à falta de conhecimento das pessoas, principalmente por não saberem lidar com o que é novo ou diferente. Assim sendo, caminhos devem ser encontrados para que projetos culturais sejam implantados nas escolas, a fim de sanar este problema.
Portanto, a partir do exposto, observa-se que há grandes impactos causados pela falta de propostas culturais, então planejamentos devem ser feitos, a fim de solucioná-los. Para isso, cabe ao Governo, em específico os Ministérios da cultura e da educação criar e implementar por meio da BNCC- Base Nacional Comum Curricular, programas como atividades de campo e palestras que vão impulsionar o conhecimento do estudante sobre as culturas, sobretudo as brasileiras. Para assim, termos estudantes que saibam a importância das culturas e deem mais valor a elas, assim como é demonstrado no livro “O Guarani” de José de Alencar.
ericatonon123
Olá Marya. Não sou especialista em redação, mas darei o meu melhor para corrigir segundo o meu ponto de vista, assim como convido-a para corrigir as redações que tenho redigido.
INTRODUÇÃO
“mostra-se dentro dos padrões de literatura da época, onde ocorria a valorização da cultura brasileira (…)”. Neste caso, o termo “onde” está mal empregado, visto que este deve ser usado apenas para se referir a um lugar.
“diversos estudantes brasileiros são impactados devido a ausência de projetos culturais nas salas de aula.” Acredito que faltou esclarecer que tipo de impacto é causado na vida dos estudantes.
“a desvalorização da cultura brasileira e o estigma sobre elas são impactos”, neste casso seria “o estigma sobre ela”, sem plural, visto que se refere à “cultura brasileira”.
DESENVOLVIMENTO
Faltou um exemplo ou algum dado para reforçar o argumento.
CONCLUSÃO
Bem elaborada.
Além disso, observei que usou bons conectivos e sua conclusão fez coerência com a introdução.
Sucesso!!
“
BeatrizMartins01
Boa noite Marya, tudo bem? sou só mais uma estudante querendo ajudar, mas vou me esforçar o máximo para corrigir do melhor modo.
Então vamos lá!
Introdução: muito bem contextualizada e você tem um ótimo repertorio.
Desenvolvimento1: bom argumento, mas acho que poderia ser mais desenvolvido
Desenvolvimento2: poderia ter colocado uma citação, dados ou noticia pra reforça o teu argumento
Conclusão: parece estar completa.
Obs: cuidado com o número de linhas. A sua redação está muito curta.