A animação “Meu malvado favorito” retrata a situação vivenciada por algumas famílias brasileiras, a adoção de crianças e adolescentes. No filme, nota-se que o personagem principal Gru adota três meninas com certa facilidade, dando a entender que o processo de adoção é fácil. Paralelamente a isso, na realidade brasileira certa facilidade na hora da adoção não é encontrada, uma vez que o sistema é falho. Dessa forma, a falta de incentivo à adoção e a demora no processo adotivo são desafios enfrentados na promoção da cultura de adoção.
Em primeiro lugar, vale ressaltar que a falta de incentivo ao acolhimento é perceptível em nossa sociedade, pois, observa-se uma grande quantidade de crianças e adolescentes em orfanatos e também pessoas desinformadas sobre o assunto. Na telenovela “Chiquititas”, nota-se essa situação onde crianças e jovens enfrentam a situação de não serem adotadas, principalmente os mais velhos, já que a população muitas vezes possuem preferência por crianças mais novas. Assim alternativas devem ser criadas a fim de incentivar a promoção à adoção.
Ademais, o processo demorado de adoção contribui para o menor número de adotantes, haja visto que no Brasil um processo demora mais de um ano para ocorrer. Além disso, a grande burocracia por trás da adoção colabora para a demora do regime, já que é necessária uma grande quantidade de documentos para finalizar a adoção. Logo, medidas cabíveis têm de ser encontradas para que esse empecilho seja solucionado.
Portanto, a partir do exposto percebe-se que a cultura de adoção deve ser influenciada a partir da melhora do sistema adotivo. Para isso, cabe ao Ministério da Justiça- órgão responsável pelo processo de adoção, melhorar os procedimentos ligados a tal ação, a fim de dar maior certeza e segurança na hora da adoção. Assim como, o governo por meio de propagandas em redes sociais mostrar e incentivar à adoção para que as pessoas se mantenham informadas sobre o funcionamento do sistema. Para assim, situações como as mostradas no seriado “Chiquititas” deixem de acontecer.
Patrick_Mandu
Competência 1 – 160
Apresenta poucos desvios de regras dedicadas à produção de texto com obediência às regras da gramática
Competência 2 – 200
– Entendeu a proposta e se manteve fiel às exigências do gênero
Competência 3 – 200
– Primeiro parágrafo – Contextualizado, tematizado e problematizado com apresentação do projeto de texto.
– Segundo e terceiro parágrafos – Houve retomada do argumento prescrito no projeto de texto, seguido de crítica, envolvendo o tema. Também houve uso de repertório legitimado, pertinente e produtivo com explicação extensiva a ele.
Competência 4 – 200
– apresenta vários conectivos entra parágrafos
Competência 5 – 200
– Apresenta todos os elementos da proposta de intervenção
total – 960
mistermiag
Competência 1 – 160
Apresenta poucos desvios de regras dedicadas à produção de texto com obediência às regras da gramática
Competência 2 – 200
– Entendeu a proposta e se manteve fiel às exigências do gênero
Competência 3 – 200
– Primeiro parágrafo – Contextualizado, tematizado e problematizado com apresentação do projeto de texto.
– Segundo e terceiro parágrafos – Houve retomada do argumento prescrito no projeto de texto, seguido de crítica, envolvendo o tema. Também houve uso de repertório legitimado, pertinente e produtivo com explicação extensiva a ele.
Competência 4 – 200
– Apresenta pelo menos dois operadores argumentativos inter parágrafos
– apresenta vários conectivos intra parágrafos
Competência 5 – 200
– Apresenta todos os elementos da proposta de intervenção
Nota – 960 Parabéns. Continue escrevendo
FRANCISCOFONTENELLE
Competência 1 – 160
Apresenta poucos desvios de regras dedicadas à produção de texto com obediência às regras da gramática
Competência 2 – 200
– Entendeu a proposta e se manteve fiel às exigências do gênero
Competência 3 – 200
– Primeiro parágrafo – Contextualizado, tematizado e problematizado com apresentação do projeto de texto.
– Segundo e terceiro parágrafos – Houve retomada do argumento prescrito no projeto de texto, seguido de crítica, envolvendo o tema. Também houve uso de repertório legitimado, pertinente e produtivo com explicação extensiva a ele.
Competência 4 – 200
– Apresenta pelo menos dois operadores argumentativos inter parágrafos
– apresenta vários conectivos intra parágrafos
Competência 5 – 200
– Apresenta todos os elementos da proposta de intervenção
Nota – 960 Parabéns. Continue escrevendo
Flavio Fraga
Oi. Mary tudo bem ? então, gostei bastante do seu texto com bastante dados e o repertório sociocultural para iniciar uma redação foi fenomenal continue assim, cuidado na hora de repetir termos e também na hora de pontuar textos em “no Brasil um processo demora mais de um ano para ocorrer. Além disso, a grande burocracia por trás da adoção colabora para a demora do regime, já que é necessária uma grande quantidade de documentos para finalizar a adoção”.” você se esqueceu de colocar vírgula depois de Brasil, pois é uma locução adverbial deslocada.
Alixo
Oi, Mary!
Gostei muito da sua introdução, está bem contextualizada, elencou a tese e os argumentos, além da originalidade que você tem na produção de seus textos.
D1:
Achei interessante você ter falado sobre a falta de informação das pessoas sobre a adoção, mas quando se ler o restante do D1, você não menciona mais isso, como se tivesse esquecido.
No fechamento do D1 faltou colocar vírgula em “Assim alternativas devem ser criadas a fim de incentivar a promoção à adoção”, retifique para “Assim, alternativas devem ser criadas a fim de incentivar a promoção à adoção”
D2:
Não se esqueça que uma redação dissertativa-argumentativa é preciso provar o seu ponto de vista, por meio de repertórios não só pertinentes, mas também legitimados.
“[…] no Brasil um processo demora mais de um ano para ocorrer. Além disso, a grande burocracia por trás da adoção colabora para a demora do regime, já que é necessária uma grande quantidade de documentos para finalizar a adoção”.
Parece que você simplesmente jogou senso comum no D2 e não é isso que você quis.
Você repetiu muitos termos também.
situação/situações (3x)
nota-se (2x)
já que (2x)
Assim (3x)
Para que a sua redação não fique tão repetitiva, eu recomendo que você abuse de sinônimos, use outras conjunções a favor da sua nota.
Boa sorte na redação, Mary!
Graicy
Simplificar] Pois + Verbo → Ao/por/visto + V.Inf.
OUTRAS
Esta perífrase poderá ser simplificada.
, pois, observa
Simplificar] Pois + Verbo → Ao/por/visto + V.Inf.
OUTRAS
Esta perífrase poderá ser simplificada.
, pois, observa
Simplificar] Pois + Verbo → Ao/por/visto + V.Inf.
EXPRESSÃO PROLIXA-GRANDE QUANTIDADE
CONSIDERE OUTRAS: ABUNDANTE,ABUNDÂNCIA,ETC.
ERRO TIPOGRÁFICO
Se pretende unir duas palavras, não deve espaçar e deve utilizar o hífen. Caso contrário, utilize espaços e um travessão.
EX: Justiça órgão substitua por justiça-órgão