A falta de acessibilidade para pessoas deficientes é de certa forma muito recorrente em nossa sociedade. De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, ela assegura igualdade de condições com as demais pessoas e o exercício dos direitos e liberdade, visando a inclusão social desses deficientes. Paralelamente a isso, nota-se que essa lei não é cumprida de forma eficiente, uma vez que, muitos deficientes possuem dificuldades para se locomover em áreas urbanas, assim como, encontram barreiras para se inserir no mercado de trabalho. Logo,caminhos devem ser analisados para garantir a acessibilidade desse grupo social.
Em primeiro lugar, vale destacar que um problema enfrentado pelos deficientes é a falta de acessibilidade em áreas urbanas. Porque, observa-se que muitos locais onde deveriam haver lugares exclusivos para deficientes não possuem estruturas adaptadas para eles, tendo como destaque, rampa para cadeirantes e piso tátil para cegos. Exemplificando essa situação, no filme “Como eu era antes de você” inspirado no livro de Jojo Moyes, mostra essa dificuldade enfrentada pelo personagem principal que possui tetraplegia e vive em uma cadeira de rodas. Apesar de o filme ser um romance, é notória uma situação no filme em que ele fica atolado na lama e acaba precisando de ajuda de outras pessoas para se locomover. Assim, observa-se que situações como essa são recorrentes no meio urbano.
Ademais, a carência de oportunidades de emprego para esse grupo também se torna um empecilho para a solução desse problema. Pois, devido às deficiências que estas pessoas possuem elas infelizmente, acabam sendo tratadas como incapazes, fazendo com que, não consigam encontrar um emprego. Segundo o G1 (portal de notícias da Globo), cerca de 57% dos deficientes que foram entrevistados possuem dificuldades em encontrar um emprego. Dessa forma, a falta de empregos para deficientes é um reflexo da falta de acessibilidade no mercado de trabalho.
Portanto, medidas cabíveis devem ser tomadas para resolver estas problemáticas sociais. Para isso, cabe ao Governo, juntamente com os governos estaduais, realizar mudanças nos meios urbanos, por meio de obras, a fim de dar maior acessibilidade a deficientes físicos. Além disso, o Ministério do Trabalho (órgão responsável pela geração de emprego e renda), deveria investir em mais áreas de emprego voltadas para deficientes, uma vez que assim estará incluindo estas pessoas no mercado de trabalho, gerando assim uma maior satisfação deste grupo com relação a acessibilidade para encontrar um emprego. Para assim, termos uma sociedade mais acessível e preservando os direitos defendidos pela Lei de Inclusão da Pessoa com Deficiência.
Juliana Parreira Jordão
Procure sinônimos para a palavra deficiente, às vezes repetição de palavras enfraquece o texto, o assunto é muito bom e deve ser bem explorado como foi o caso, repertorio perfeito, porém tiveram alguns erros gramaticais.
C1 – 160
C2 – 200
C3 – 120
C4 – 200
C5 – 160
Nota: 840
Continue assim, pratique mais que o sucesso e a aprovação caso seja o caso vão vir.
joacélio23
Gostei muito da sua redação, tema bem pertinente e argumentos embasados com bons repertórios. Contudo, vc deveria tentar-se a coesão do texto e a certos desvios gramaticais. Mas de restante, uma boa estrutura e proposta de intervenção bem elaborada
C1 – 160
C2 – 200
C3 – 160
C4 – 200
C5 – 200
NOTA: 920
continue focando nos estudos
Sarah17
Vamos lá MaryaMariana Moura!
INTRODUÇÃO – Está correta!
Apresentação do tema + associação com a constituição (Leia apresentada)
Apresentação de dois problemas (dificuldades para se locomover em áreas urbanas E barreiras para se inserir no mercado de trabalho)
Apresentação de sua tese ( caminhos devem ser analisados para garantir a acessibilidade desse grupo social )
OBSERVAÇÃO:
Só tome cuidado com a repetição de palavras como o caso de “deficientes”, busque sinônimos para que seu texto possa fluir melhor na leitura.
D1
O uso do conectivo “porque” não é adequado para começo de frase, experimente trocar por ” Dessa maneira”;
Reorganize a frase: ” observa-se que muitos locais onde deveriam haver lugares exclusivos para deficientes ” e troque “lugares” por “acesso”. Perceba que você utilizou a palavra “lugares” como quem utiliza a palavra “coisa”, de forma generalizada. Então especifique mais seu argumento para que haja melhor conexão de sua tese com o tema.
Mais uma vez falo sobre especificidade. Ao abordar sobre o filme, busque detalhar que o personagem principal é da cidade ou que estava na cidade para que haja coerência com sua última colocação. “Assim, observa-se que situações como essa são recorrentes no meio urbano”
Quem me garante que ele não ficou atolado na lama porque estava em um Sítio ou estrada rural?
consegue entender? Sempre faça esse tipo de pergunta ao seu texto e veja se ele te responde, perguntas sem respostas, falta de coesão e coerência, queda na C3.
D2
Troque “grupo” na primeira linha por: ” deficientes físicos” – Você vai entender o porquê ABAIXO
NÃO USE GERÚNDIO NA SUA REDAÇÃO!
Linha 2 e 3 “Sendo e Fazendo” palavras em gerúndio (terminação em ndo), generaliza seu texto e lhe prejudica na C3.
Remodele a frase por: ” Pois, devido às deficiências que estas pessoas possuem elas infelizmente, acabam sendo tratadas como incapazes, fazendo com que, não consigam encontrar um emprego. por: ” Pois, devido às suas limitações, estas pessoas são tratadas, infelizmente, como incapazes, o que gera sua não contratação.
*ESTOU CONSIDERANDO QUE VOCÊ MODIFICOU A PALAVRA GRUPO COMO SUGERIR NO INÍCIO.
TROQUE “SEGUNDO” por “EM CONCORDÂNCIA COM ESSE FATO” e acrescente “AFIRMA” Depois de G1 (…). Pois assim, você fará uma melhor conexão entre suas orações e enriquecerá sua tese, ou seja, seu ponto de vista.
POR ÚLTIMO TROQUE FALTA DE EMPREGO NA ÚLTIMA LINHA, POR, DESPROVIMENTO DE EMPREGO. falta é muito simples, busque sempre palavras diferentes e sinônimos para evitar repetições.
CONCLUSÃO
Percebi que falta o elemento “por meio de quê, SE ATENTE NISSO!
Linha 2- “Juntamente” e “com” tem o mesmo significado, retire o “com” e coloque “aos”
troque “dar”, é informal, por “ofertar”
Linha 3- acessibilidade à deficientes físicos, contêm crase.
Após ministério do trabalho acrescente uma vírgula para separar o agente do seu ofício.
Nunca use o termo “ia” – “Deveria, pois fica subentendido uma ação que pode ser feita, mas não vai, compreende?
Sempre utilize, deve, vai, criar, sempre ações para o tempo presente que devem ser realizadas!
Uma vez que, – ausência de vírgula após conectivo, cuidado!
especifique que são deficientes físicos, pois é disso que se trata o tema, existem diversos tipos de deficiência, seja claro e objetivo em suas informações.
troque “grando” por “o que gera”
tire uma maior e deixe somente “maior”
retire “com relação a acessibilidade para encontrar um emprego. ” e coloque
“e promove a reversão dessa problemática.”
troque “preservando” por “preservados”
Bom estudo!
Continue firme!
C1 – 160
C2 – 200
C3 – 120
C4 – 200
C5 – 160
NOTA: 840