Conforme a Constituição Federal, é dever do Estado assegurar os brasileiros de alguma violação de sua segurança. Contudo, no cenário brasileiro atual, a maioria das pessoas têm posse de arma de fogo de forma ilegal, assim colocando a vida de pessoas inocentes em risco. Diante disso, pessoas são mortas no Brasil pela fiscalização precária e a falta de punição.
A princípio, vale ressaltar que a fiscalização de posse de arma é eficiente para a segurança da sociedade. Segundo o sociólogo Emile Durkheim, cada instituição social pode ser comparada a um órgão, que juntos trabalham para o bom funcionamento do corpo social. Sob esse viés, a função do governo em fiscalizar ações é de grande importância para a segurança da vida de pessoas. Dessa forma, urge medidas de fiscalização de vendas de armas, observando as condições dos compradores.
Outrossim, é necessário ressaltar a evidência que o sistema governamental não pune pessoas com armas de fogo de maneira ilegais. Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, em seu conceito “Instituição Zumbi”, as instruções sociais, como o Estado, existem, porém não atuam de forma eficiente para combater problemas presentes na sociedade. Similarmente, o Estado brasileiro não cumpri suas funções sociais, prejudicando a segurança dos cidadãos. Nesse sentido, é indispensável medidas para punir pessoas de forma eficiente, a partir de ações estatais.
Portanto, cabe ao Estado a utilização de agentes fiscalizadores, por meio da fiscalização coerente em locais que vendem armas, analisando as condições necessárias em tê-las, visando a segurança da população em frente de pessoas com armas de fogo de maneira ilegais. Ademais, o Governo Judiciário reforce leis de punição de posse ilegal de armas. Logo, a partir dessas medidas que pessoas não serão mortas pela forma ilegal de armas.
Redação Enem: Posse de armas de fogo no Brasil
Compartilhar
Daniel da Silva
Considerando que a redação abordou de forma clara e organizada a questão da posse
ilegal de armas de fogo no Brasil, apresentando argumentos embasados em teorias
sociológicas e propondo medidas concretas para solucionar o problema, eu daria a ela
a nota 8,0. No entanto, seria interessante incluir mais dados estatísticos sobre a
violência relacionada à posse ilegal de armas e aprofundar um pouco mais na
argumentação sobre a importância da fiscalização e punição efetiva nesse contexto.
Além disso, uma revisão mais atenta à ortografia e pontuação também poderia
contribuir para a qualidade do texto.
Nayana Suellen
Olá! =)
Primeiramente, gostaria de salientar que não sou uma profissional da área, por isso, perdoe-me qualquer equívoco que cometer na correção da sua redação.
Correções:
“Conforme diz a Constituição Federal” – linha 1, introdução.
“vale ressaltar que a fiscalização de posse de arma é INeficiente” – linha 1, desenvolvimento 1.
Considerações:
Não diga que pessoas são mortas por causa dos seus argumentos, porque elas podem morrer de outras coisas também. Use “Desse modo, (argumento 1) e (argumento 2) se tornam aspectos relevantes para a problemática”.
Use conectivos para ligar todos os períodos da redação. “Segundo” não pode ser usado como conectivo. (Períodos é quando você inicia após o ponto final).
“Sob esse viés, a função do governo em fiscalizar ações é de grande importância para a segurança da vida de pessoas”. Certo, mas por que é importante? Você tem que explicitar cada ponto da sua argumentação.
Use uma consequência do seu argumento para encerrar o desenvolvimento 1.
“cabe ao Estado a utilização de agentes fiscalizadores, por meio da fiscalização “. Palavras com sons semelhantes devem ser evitadas a fim de deixar o texto mais harmonioso.
Achei sua proposta de intervenção boa, porém, confusa. Use termos como “com a finalidade” e verbos para deixar mais explícito.
Dicas:
Estude mais a estrutura de redações.
Use dados também para reforçar seus argumentos.
Notas:
C1: 160
C2: 200
C3: 120
C4: 160
C5: 200
Total: 840