A Constituição Federal, documento que opera em feitos de direitos e o bem-estar dos cidadãos. Contudo, nem todas as garantias são compridas, a igualdade para todos, já que a minoria tem a dificuldade no alcance da igualdade. Nesse sentido, a negligência governamental e a falta de representatividade são os fatores que agravam a persistência da desigualdade social no Brasil.
A princípio, vale ressaltar a forma como o Estado costuma lidar em relação ao combate da desigualdade social. Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, as instituições sociais, como o Estado, existem, porém não atuam de forma eficiente para combater os problemas presentes na sociedade. Sob esse viés, o Estado não cumpre com o seu dever de igualdade perante todos, consequentemente pessoas não têm suporte governamental para alcançar o direito de igualdade.
Além disso, é necessário salientar que a falta de representatividade é uma grande barreira para alcançar direitos, como o de igualdade, visto que é a partir da distribuição e o reconhecimento que mais e mais pessoas vão estar cientes dos problemas que o seu país enfrenta, como sequela a problemática ganha voz e os órgãos responsáveis em comprar serão acionados. Desse maneira, a alta representação é de importância para levar a igualdade do assunto a todos.
Portanto, cabe ao governo promover campanhas de valorização dos grupos considerados minoria, por meio de recursos disponíveis pelo Tribunal de Contas da União- órgão que opera em feitos públicos- com o objetivo de tornar a igualdade um direito de acesso a todos brasileiros. Ademais, o Ministério da comunicação deve divulgar nas mídias sociais, como o Instagram, o que passa e as condições de pessoas de minorias, assim o público tem o reconhecimento objetivo da minoria. Logo, é partindo dessas medidas que a minoria vai alcançar o seu direito de igualdade constituído na Carta Magna brasileira.ira.
Kaline Lemos da Cruz
Analise sua introdução, uma vez que é muito importante incluir um repertório válido e completo. A CF/88 é um repertório sim, contudo na sua introdução não foi bem desenvolvido.
Cuidado com:
– repetição de palavras/termos
– citação vaga e sem coesão textual
– ortografia
Reorganize seus parágrafos para que sejam cumpridas as exigência do ENEM, se for o seu caso, visto que são dadas até 30 linhas para a dissertação-argumentativa.
Há comandos soltos em seu desenvolvimento 2.
Você tem boas ideias e me parece ser uma conhecedora das regras de redação, porém deve saber usar todo seu potencial.
concurseiro01
“A Constituição Federal, documento que opera em feitos de direitos e o bem-estar dos cidadãos.” – é o documento que opera…
“Contudo, nem todas as garantias são compridas” – cumpridas
” já que a minoria tem a dificuldade no alcance da igualdade” – Essa daqui NÃO está incorreta, porém, tem como você usar outros meios que tornam a leitura mais agradável e demonstra maior conhecimento: “tendo em vista que as minorias possuem empecilhos para alcançar igualdade”.
DICA: Releia e analise se certos artigos em seu texto são realmente necessários.
O seu segundo parágrafo ficou bom, mas o terceiro ficou um pouco confuso. No terceiro parágrafo você apresenta um motivo para a representatividade ser relevante, mas não é convincente o suficiente.