Iniciante

Redação Enem- Obesidade infantil: causas e consequências

  • 1

O documentário “Muito além do peso” mostra diversas situações de crianças com sobrepeso, assim como, retrata vários problemas decorrentes dessa obesidade durante a infância. Paralelamente a isso, em nossa sociedade devido ao grande número de comidas industrializadas e o baixo nível de prática de exercícios físicos, o sobrepeso torna-se uma doença comum no nosso cotidiano. Dessa forma, causas e consequências devem ser analisadas acerca da obesidade infantil.
Em primeiro lugar, vale destacar que no cenário atual os alimentos altamente industrializados, contribuem para a obesidade. Além disso, a alimentação desregrada durante a infância e o sedentarismo, são causas para o sobrepeso, uma vez que a criança não estará ingerindo alimentos saudáveis, como também, não irá gastar a energia obtida das refeições. Logo, nota-se que políticas públicas devem ser analisadas, para que soluções sejam encontradas.
Ademais, uma consequência gerada pela obesidade são os problemas de saúde. Pois, devido ao descuido com alimentação, as pessoas, sobretudo, as crianças, consomem comidas com grande teor calórico, causando assim riscos à saúde. Sobre essa perspectiva, o documentário “Super size me: a dieta do palhaço”, mostra essa situação enfrentada pelo diretor do mesmo, onde ele propõe um desafio de alimentar-se apenas de fast food durante um mês. Assim, ao decorrer do documentário, observa-se que a saúde do diretor que era evidentemente saudável
acabou sendo afetada, causando um desequilíbrio no corpo, gerando por exemplo o aumento do colesterol. Por isso, medidas devem ser tomadas para garantir uma vida saudável às pessoas, principalmente as crianças.
Portanto, a partir do exposto, percebe-se que a obesidade infantil é um risco ao futuro da população, tornando-se necessárias devidas providências. Para isso, cabe ao Ministério da Saúde, junto ao Ministério da Educação, aprimorar, por meio da grade curricular das redes de ensino, as aulas voltadas ao esporte, ou seja a educação física, onde os alunos serão expostos a atividades físicas regulares, a fim de preservar a saúde dos mesmos. Assim como, criar projetos como palestras voltadas ao público adulto, de modo que, compreendam a importância da
alimentação regrada durante a infância. Assim sendo, situações como as mostradas no documentário “Muito além do peso” não persistam em nossa sociedade.

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá! Vou tentar corrigir sua redação.

    Introdução:
    “O documentário “Muito além do peso” mostra diversas situações de crianças com sobrepeso, assim como, retrata vários problemas decorrentes dessa obesidade durante a infância. Paralelamente a isso, em nossa sociedade devido ao grande número de comidas industrializadas e o baixo nível de prática de exercícios físicos, o sobrepeso torna-se uma doença comum no nosso cotidiano. Dessa forma, causas e consequências devem ser analisadas acerca da obesidade infantil.”

    Muito boa sua introdução, atendendo os critérios precisos de construção.

    D1:

    “Em primeiro lugar, vale destacar que no cenário atual os alimentos altamente industrializados,[1]contribuem para a obesidade. Além disso, a alimentação desregrada durante a infância e o sedentarismo,[2] são causas para o sobrepeso, uma vez que a criança não estará ingerindo alimentos saudáveis, como também,[3] não irá gastar a energia obtida das refeições. Logo, nota-se que políticas públicas devem ser analisadas,[4] para que soluções sejam encontradas.”

    Aqui sentir falta de um repertório sociocultural, poderia usar alguma declaração da Organização Mundial da Saúde.
    Há alguns equívocos de pontuação também;
    [1] Não há vírgula
    [2] idem
    [3] idem
    [4] idem

    OUTROS PROBLEMAS:
    “Logo” é conectivo de conclusão e não deve ser usado como conectivo de síntese. Substitua por “nesse sentido ou “desse modo”.

    D2:

    “Ademais, uma consequência gerada pela obesidade são os problemas de saúde. Pois, devido ao descuido com alimentação, as pessoas, sobretudo, as crianças, consomem comidas com grande teor calórico, causando assim riscos à saúde. Sobre essa perspectiva, o documentário “Super size me: a dieta do palhaço”, mostra essa situação enfrentada pelo diretor do mesmo, onde ele propõe um desafio de alimentar-se apenas de fast food durante um mês. Assim, ao decorrer do documentário, observa-se que a saúde do diretor que era evidentemente saudável
    acabou sendo afetada, causando um desequilíbrio no corpo, gerando por exemplo o aumento do colesterol. Por isso, medidas devem ser tomadas para garantir uma vida saudável às pessoas, principalmente as crianças.”

    “Por isso, medidas devem ser tomadas para garantir uma vida saudável às pessoas, principalmente as crianças.” É o mesmo já dito no D1 pedindo um direcionamento de políticas públicas sobre o tema.

    Sugestão:

    Ademais, uma consequência gerada pela obesidade são os problemas de saúde. É certo que devido ao descuido com a alimentação, os indivíduos principalmente as crianças, consomem comidas com grande teor calórico, também causando riscos à sua própria saúde. Sobre essa perspectiva, o documentário “Super size me: a dieta do palhaço”, mostra essa situação enfrentada pelo diretor do thriller, onde ele propõe um desafio de alimentar-se apenas de fast food durante um mês. Nesse contexto, observa-se no documentário que a saúde do diretor que era evidentemente saudável acabou sendo afetada tendo um desequilíbrio no corpo, mais precisamente o aumento do colesterol em seu corpo. Nesse viés, é perceptível que as famílias devem ter precauções com seus filhos e atentas as consequências de crianças consumirem alimentos processados na infância.

    Conclusão:

    “Portanto, a partir do exposto, percebe-se que a obesidade infantil é um risco ao futuro da população, tornando-se necessárias devidas providências. Para isso, cabe ao Ministério da Saúde, junto ao Ministério da Educação, aprimorar, por meio da grade curricular das redes de ensino, as aulas voltadas ao esporte, ou seja a educação física, onde os alunos serão expostos a atividades físicas regulares, a fim de preservar a saúde dos mesmos. Assim como, criar projetos como palestras voltadas ao público adulto, de modo que, compreendam a importância da
    alimentação regrada durante a infância. Assim sendo, situações como as mostradas no documentário “Muito além do peso” não persistam em nossa sociedade.”

    Os erros aqui são os equívocos de pontuação e a repetição desnecessária de conectivos, empobrecendo o texto e deixando-o exaustivo para o leitor.

    OUTROS PROBLEMAS:
    “junto com” não se usa esse termo em uma proposta de intervenção, evite também o uso de ”juntamente com”.

    Sugestão:

    Em virtude dos fatos mencionados, percebe-se que a obesidade infantil é um risco à saúde no futuro, frente a população mundial. Tornando-se necessárias devidas providências da problemática supracitada. Portanto, cabe ao Governo Federal através do Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Educação o aprimoramento educacional por intermédio da grade curricular das redes de ensino aulas voltadas ao esporte, por via da disciplina de educação física, onde os alunos ficarão aptos a exercícios físicos regulares e a um ensino que conscientize os riscos do consumo de alimentos industrializados à saúde, bem como a promoção de projetos e palestras com nutricionistas e demais profissionais de saúde dentro do ambiente escolar com a participação direta dos pais e mestres dos alunos, de modo que compreendam a importância da alimentação regrada na infância. Desse modo, casos como as ilustradas no thriller “Muito além do peso”, não continuem a persistir na sociedade brasileira.

    Sua redação ficou muito boa, mas faltou organizar bem as ideias e usar bem mais conectivos em vez de usar sempre os mesmos. Outro pecado não foi em usar um repertório sociocultural em seu D1 para correlacionar os seus argumentos e principalmente na emprego de vírgulas onde não cabia. Vc tem muito potencial! te+ ;P

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.