A obra “O cortiço” de Aluísio de Azevedo, retrata a vida de pessoas simples em um cortiço, onde as mesmas vivem sem nenhum tipo de higiene em meio a sujeira e a falta de saneamento básico. Paralelamente a isso, atualmente no Brasil, nota-se que há muitas regiões que não possuem esse tipo de serviço básico, sendo que a falta do mesmo contribui para a proliferação de doenças e a diminuição da qualidade de vida das pessoas. Logo, deve ser analisada alternativas para acabar com essas problemáticas.
Em primeiro lugar, vale ressaltar que o saneamento básico é a principal alternativa para o combate de diversas doenças. Porém, a falta deste acarreta um aumento das doenças, uma vez que, as pessoas acabam entrando em contato direto com a água contaminada, sendo ingerindo ou utilizando para lavar os alimentos. Um exemplo disso, é a giardíase, uma doença onde o indivíduo adquire através da ingestão de água ou alimento contaminado. Sendo assim, deve-se estudar caminhos para erradicar esse problema.
Ademais, a presença dos esgotos a céu aberto no cotidiano das pessoas também interfere diretamente na qualidade de vida delas. Em virtude da falta de saneamento básico, as pessoas acabam tendo que conviver com o mau cheiro e a sujeira causada pelos esgotos, com isso, o bem estar social dessas pessoas acaba sendo afetado. De acordo com a Organização Mundial da Saúde- OMS, “o saneamento é o controle dos fatores físicos que podem exercer efeitos nocivos ao homem, prejudicando seu bem estar físico, mental e social”. A partir dessa declaração, pode-se dizer que é necessária a tomada de medidas para solucionar essa situação.
Portanto, nota-se que a falta de saneamento básico é um fator que precisa ser revertido. Para isso, urge ao Ministério da Saúde, melhorar as políticas relacionadas à saúde pública dos brasileiros, além de criar projetos com o objetivo de levar o saneamento a lugares que ainda não possuem. Assim como, por meio de palestras conscientizar a população sobre os riscos de entrar em contato com a água contaminada. Para assim, termos uma sociedade mais saudável e segura.
beatrizana2
Olá, Marya! Ao ler sua redação nota-se alguns erros gramaticais e de algumas palavras que não te aconselharia usá-las, como é o caso de “onde”, “do mesmo”… pesquise sinônimos e evite a repetição de palavras. Enriqueça também seu texto com repertórios socioculturais. Estude, que terá o resultado em breve. Bons estudos!
GabCalado
Que redação boa Marya. A coesão e coerência se tem muito presente no seu texto, oq flui muito bem a leitura, as únicas coisas q percebi foi q na sua conclusão não tem uma retomada de objetivo muito clara com base no D1 e D2 e não tem um efeito perante as soluções apresentadas, ou seja, o que vai mudar se o saneamento básico for solucionado com base nas ideias adquiridas ( imagina uma interrogação aq, meu computador n tem :’); no D2 não tem a SUA visão muito clara sobre o tema; muita repetição das palavras “saneamento” e “saneamento básico”. Fora isso tá show d+.
bellecardam
Olá MaryaGininho Santos
Vamos lá para sua correção:
1º PARÁGRAFO (INTRODUÇÃO)
– “em um cortiço, onde as mesmas vivem” aqui vemos 2 erros de conectivos (onde e as mesmas); seria mais adequado algo como “…em um cortiço, no qual vivem…”
– “em meio a sujeira e a falta de saneamento” falta de crase; deveria ser “…em meio à sujeira e à falta de…)
– “básico” repetição de vocabulário
– “falta” repetição de vocabulário
– “do mesmo” conectivo inadequado; poderia ser substituído por “deste”
2º PARAGRAFO (D1)
– “saneamento básico” repetição de vocabulário
– “Porém” Começou o 2º período contradizendo algo que não foi apresentado
– “falta” repetição de vocabulário
– “doenças” repetição de vocabulário
– Não apresentou ponto de vista
-Parágrafo praticamente expositivo
3º PARAGRAFO (D2)
– “saneamento básico” repetição de vocabulário
– “falta” repetição de vocabulário
– “pessoas” repetição de vocabulário
– Não apresentou ponto de vista
-Parágrafo praticamente expositivo
4º PARAGRAFO (CONCLUSÃO)
– “nota-se” repetição de conectivo
– “saneamento básico” repetição de vocabulário
– “falta” repetição de vocabulário
– Faltou o efeito
CONCLUSÃO FINAL:
C1: 160
C2: 120
C3: 120
C4: 80
C5: 160
Nota final: 640
Você está indo muito bem, só recomendo que busque mais palavras para diversificar o seu vocabulário e não ter mais esse problema com repetição de palavras. Tente também estudar um pouquinho mais sobre a parte de desenvolvimento (D1 e D2).