Redação enem. Deem uma nota pff

  • 0

A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante no âmbito nacional, prevê no artigo 6º o direito à saúde como inerente a toda população. No entanto, quando analisa-se o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira, observa-se que tal prerrogativa não está sendo cumprida com excelência, visto que há uma grande ausência do governo e uma imensa parcela de culpa das redes sociais devido o uso excessivo.
Primeiramente, deve-se citar ausência de ações governamentais. Tal descaso, consequentemente, auxilia no aumento dos problemas relacionados à saúde mental dos brasileiros, situação que não deveria acontecer. De acordo com o filósofo contratualista John Locke, o estado possui um “contrato social” com a sociedade e cabe a ele assegurar o direito à saúde para todos. Diante de tal exposto, evidentemente, o governo possui sua parcela de culpa no problema.
Em segundo caso, vale ressaltar a influência negativa das redes sociais sobre os usuários. Tendo em vista o uso exacerbado da mídia social e a “era do cancelamento”, muitas pessoas desenvolvem problemas psicológicos devido a enorme cobrança da perfeição. Em virtude destes fatos, pode-se citar a série “As fives”, onde a personagem Tina passa a ter grandes conturbações por conta do seu Instagram. Sendo assim, claramente, as redes sociais contribuem para os problemas psicológicos.
Urge, portanto, a necessidade de se discutir o tema em questão. Deste modo, cabe ao Ministério da Saúde juntamente ao Conar, auxiliar na diminuição dos casos de pessoas com problemas psicológicos, criando campanhas e propagandas de incentivo para procurar ajuda, a fim de que esse estigma associado às doenças mentais dos brasileiros tenha fim.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá, Vanessa!

    Sua abordagem segue uma linha muito legal.

    Gostei muito da sua introdução. Fez uma boa contextualização do tema, danado a entender que a temática é um problema. 👏🏻👏🏻

    Em relação a conclusão, faltou só o detalhamento.
    ————————————–
    Nota por competência
    160/160/160/200/160.
    ————————————-

    Boa sorte!

    • 0
  2. Olá, eu acho q a correção de cima ficou incompleta, pois a redação é composta por 5 competências

    C1 – 160 – De fato houve erros gramaticais, principalmente colocação de virgulas
    C2 – 200 – Compreendeu bem o tema e ficou bem por volta do que o INEP queria.
    C3 – 160 – D1 faltou um pouquinho aprofundar melhor a argumentação.
    C4 – 200 – Usou bem os conectivos e coesão textual
    C5 – 160 – Faltou apenas o “meio” para a conseguir os 200 ;/

    NOTA FINAL – 880

    Nota muito boa! Parabéns :d

    • 0
  3. Olá Vanessa!
    Na introdução, você apresentou os causadores super delicadamente, porém, teve erros na gramatica.
    No D1, você pode exemplificar um pouco mais, mostrando para o corretor como realmente o governo não investe na saúde dos brasileiros,(tente deixar mais claro).
    No D2, ficou super bacana, você conseguiu deixar claro como a internet é um impulsionador da problemática, porém, faltou algumas vírgulas.
    Na conclusão, você apresentou o agente e a ‘sigla de um agente’, o certo seria colocar a sigla e o nome dela.

    Introdução: 180
    D1: 170
    D2:180
    Conclusão: 160

    NOTA:690

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.