Na série “segunda chamada” exibida pela emissora de televisão Globo, é retratada uma sequência de situações vivenciadas por adultos de diversas idades com relação à vida escolar. Nela, os professores tentam mostrar aos alunos que independente das circunstâncias do dia a dia a educação escolar é essencial. Paralelamente a isso, a evasão escolar na sociedade brasileira é de certa forma presente no cotidiano das pessoas. Assim, a dificuldade em se relacionar socialmente e a carência de oportunidades de emprego são consequências de tal situação.
Em primeiro lugar, cabe ressaltar que devido aos jovens terem saído de maneira precoce da escola, as relações interpessoais se tornam mais difíceis. Pois, em virtude dessa retirada antecipada o jovem acaba tendo muitas dificuldades em se relacionar com pessoas de diferentes opiniões, uma vez que, as escolas têm um papel fundamental em relação a formação de opinião e convívio social. Além disso, um exemplo dessa situação, são jovens com dificuldade em se posicionarem sobre determinado assunto com um grupo de amigos ou familiares. Dessa forma, nota-se que as escolas possuem uma atuação imprescindível na formação das pessoas.
Ademais, a falta de oportunidades de emprego também se tornam uma consequência da evasão escolar, principalmente, por causa da ausência do ensino básico que é cobrado pela maioria das empresas. De acordo com o G1- Portal de notícias da Globo, no ano de 2020 cerca de 7,3 milhões de vagas de trabalho foram perdidas, já que 76% das mesmas eram ocupadas por pessoas com baixa escolaridade. Por isso, os estudos são significativos para a entrada das pessoas no mercado de trabalho.
Portanto, analisa-se a função primordial das escolas na vida das pessoas. Para isso, cabe ao Ministério da Educação, órgão responsável pelo gerenciamento das escolas, criar alternativas cabíveis como projetos nas escolas que chamem a atenção dos alunos sobre as consequências da saída precoce da escola, por meio de meios de comunicação digitais onde o número de jovens utilizando é maior. Assim como, melhorar as estruturas básicas das escolas e materiais de apoio, onde vão contribuir para a permanência do jovem nas escolas. Para assim, situações como as mostradas na série não se repetirem de forma contínua.
Vitória Guedes
Olá, tudo bem?
Deixarei minha análise com base em alguns conhecimentos.
Competência 1
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita: 140
Competência 2
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo:120
Competência 3
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista:140
Competência 4
Demonstrar conhecimento dos mecanismos necessários para a construção da argumentação:100
Competência 5:
Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural:120
Pontuação final: 620
Madughzxx
Olá, espero que esteja tudo bem!!
Gostei bastante do seu texto, só alguns erros gramaticais vistos, por exemplo “Por meio de meios de comunicações digitais”
Mude para “mídias digitais”.
Senti falta somente de mais alguns contextos, sendo repertório ou alguma alusão, no d1 ou d2 que possa reforçar a ideia do que você trouxe, ligada a série
720, continue praticando, você já está indo muito bem!!
Adlamilly
-Competência 1: Avalia a norma culta da língua
portuguesa (ler durante o ano todo, para a
escrita torna-se algo automático).
100 da estrutura sintática
60 porque achei mais de 3 desvios com vírgula
(Na série “segunda chamada”(,)exibida pela emissora de televisão Globo, é retratada uma sequência de)
(Nela, os professores tentam mostrar aos alunos que(,)independente das circunstâncias (no) dia a dia(,) a educação escolar é essencial.
-Competência 2: Entendimento do tema como
um todo (não tangência o tema) e repertório
sócio cultural ( procure embasamentos para a
sua redação).
40 abordagem completa
40 texto dissertativo argumentativo
40 só observei um repertório legítimo, os dados do G1 =/
20 senti falta de repertório pra embasar no D1, o D2 ta ótimo
-Competência 3: Projeto de texto (ligar um
parágrafo ao outro/ fechamento circula, usar
termos dissertativos).
Projeto de texto 50
Defende os pontos de vista 30 dava pra você dissertar mais e colocar um outro argumento no D1
Desenvolvimentos estão muito soltos 30
Não sei se o dado do G1 é autoria sua, mas vou considerar como meio sendo sjdjsk 30
-Competência 4: Ligação dos períodos (usar
conectivos e elementos de retomada). Ps.
Cuidado com a ambiguidade.
Conectivos interparagrafais 40
Conectivos intraparagrafais 40
Função correta 40
Vi muita repetição da palavra: “diversas” e “relações”, põe sinônimos mas tudo bem =) 40
-Competência 5: Proposta de redação (agente, o
que, meio, para que, detalhamento).
(Para isso, cabe ao Ministério da Educação, órgão responsável pelo gerenciamento das escolas, criar (alternativas cabíveis como) EXCLUIR projetos nas escolas que chamem a atenção…)
Agente: 40
Acção:20 dava pra você resolver os problemas da sua teseee
Meio modo: 40
Finalidade: 20 não identifiquei direito, mas acho que ta abaixo
Detalhamento não identifiquei 0
Total 760
MAS CONTINUA QUE VOCÊ TA INDO P O 1000
Eduarda Milani
Em primeiro lugar, no segundo parágrafo a frase “em relação a”, é necessário utilizar o a com crase (sugestão: em relação à).
“Por causa de” é uma expressão prolixa. É preferível dizer devido à ou pela.
Se pretende unir duas palavras não deve dar espaço e sim utilizar o hífen.
Em síntese, “Por meio de” é uma expressão prolixa, é preferível dizer através de.