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Redação Enem- “Caminhos para combater a violência e o preconceito contra LGBTs”

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No livro “Os sete maridos de Evelyn Hugo”, escrito pela autora Taylor Jenkins, retrata a história da personagem principal Evelyn Hugo, uma atriz de Hollywood que se vê obrigada a se casar por diversas situações, sendo uma delas, para encobrir o seu relacionamento com uma mulher, cuja sociedade da época não aceitaria tal união. Paralelamente a isso, situações semelhantes infelizmente são comuns em nossa sociedade, sendo que LGBTs são vítimas de preconceito e violência devido a sua orientação sexual. Dessa forma, caminhos devem ser encontrados para combater tais problemáticas.

Em primeiro lugar, vale destacar que há muita intolerância por parte das pessoas em relação aos homossexuais, causando um grande número de preconceito a esse grupo. Além disso, observa-se que os casos de preconceito, mesmo antes dos movimentos LGBTs ganharem mais espaço na sociedade em busca de reivindicação de direitos eles já sofriam difamações sérias. Exemplificando essa situação, é o grande número de denúncias de preconceito contra homossexuais. Assim, medidas cabíveis devem ser tomadas acerca do preconceito contra os LGBTs.

Ademais, a violência física sofrida por esse grupo também é uma consequência da ignorância das pessoas. Pois, para muitos indivíduos a homossexualidade é vista como algo errado ou ruim, fazendo com que elas não aceitem a orientação pessoal de uma pessoa. De acordo com a Agência Brasil, no ano de 2021 cerca de 316 mortes por violência foram registradas, sendo que comparada aos anos anteriores esses valores aumentaram em 33% aproximadamente. Logo, a partir desses números, alternativas devem ser encontradas, a fim de combater esse empecilho.

Portanto, conforme observa-se os problemas enfrentados pelos LGBTs, caminhos devem ser tomados para mitigar eventuais problemas. Para isso, cabe ao Governo Federal junto a órgãos públicos, sobretudo, os policiais receberem um maior preparo para auxiliar os homossexuais que sofreram algum tipo de violência, por meio de palestras e debates, de forma que saibam os direitos desse grupo e os coloquem em prática. Assim como, reavaliar projetos de lei que defendam esse grupo, para que haja uma maior punição sobre o culpado. Para assim, o cenário presente no livro não se torne uma realidade constante em nossa sociedade.

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4 Correções

  1. Olá!!
    A sua introdução foi ótima, super ligou o tema ao repertório que você utilizou!
    O seu d1, você poderia ter usado algum dado pra exemplificar mais fortemente o seu argumento.
    O seu d2 poderia ter sido mais exposto a tudo que você colocou.
    A sua conclusão foi ótima, bem objetiva! Vi todos os 5 fatores que compõem a parte da proposta! E ainda mais, retomou o tema!
    Parabéns, sua nota geral seria : 980!

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  2. Gostei da introdução, começou muito bem ao citar o livro e o a associa-lo ao tema, mas faltou uma tese para aborda na D1 e D2, muita atenção a isso!!! Vc começou muito bem.
    Sobre a D1, senti que faltou repertório. Sua ideia é boa mas o repertório ficou um pouco raso.
    D2, muito bem pontuado os dados que vc apresentou, mas faltou aprofundamento no repertório.
    A conclusão ao meu ver está boa, gostei parabéns 🥰
    Espero ter te ajudado!!
    Ps: leia algumas redações nota 1000 dos anos anteriores, isso vai te ajudar muito (falo isso por experiência própria)

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  3. Você fez uma boa introdução, e no geral a redação está boa também mas precisa mudar um pouco a gramática em certas partes do texto. Achei a intervenção um pouco confusa pois houve uma contradição nas maneiras como você propôs que o governo poderia resolver este problema: Ele que deveria oferecer maior preparo para os órgãos públicos lidarem com esse problema, mas logo em seguida ele também deveria receber preparo. Também precisa melhorar um pouco o uso da vírgula em certas partes. Gostei da forma que você trouxe de volta o tema da redação. Boa sorte aí, viu? Parabéns pela redação!

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  4. Sua introdução é boa, só ajustaria a gramática, e mudaria algumas palavras pra melhorar a concordância. Também não consegui ver a tese nesse primeiro parágrafo, e esse fato de você não apresentar previamente seus argumentos ( no caso do seu texto a causa e consequência) para continuar no D1 e D2 corta a linearidade do texto.

    Achei as ideias do D1 confusas e um repertório fez falta também.
    Seu D2 está raso e poderia estar melhor escrito.

    Gostei do início da sua conclusão, pois você retoma o tema da redação, porém sua proposta de intervenção está fraca e bagunçada.
    Não seria o governo que deveria oferecer maior preparo a outros orgãos públicos? Mas ele é quem deve receber maior preparo? Quem garantiria isso então?

    Sempre que usar “em primeiro lugar/em primeiro plano” sugiro que opte por usar no D2 “Em segundo lugar/em segundo plano”, para manter um paralelismo de conectivos e deixar seu projeto de texto mais bem estruturado (aprendi isso a pouco tempo, também usava conectivos distintos, mas são essas pequenas coisas que ajudarão a nossa nota subir).

    Parabéns e continue treinando.

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