Redação do Enem 2022: Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil

  • 1

O longa-metragem brasileiro “Tainá” conta a história de uma comunidade indígena ameaçada pela exploração indevida de sua fauna. O tipo de prática observada no filme é comum no Brasil atual, e prejudica povos tradicionais das mais diversas origens, o que evidencia o menosprezo generalizado que há em relação a essas comunidades. A retirada irregular de recursos em terras demarcadas para populações indígenas, somada com a omissão dos veículos de mídia quanto à divulgação de informações sobre a diversidade de povos originários e sua importância, contribuem para a desvalorização com a qual sofrem essas pessoas no Brasil.

A priori, é preciso entender como a exploração irregular de territórios demarcados afeta comunidades tradicionais. Tal prática criminosa, além de esvaziar recursos naturais que seriam utilizados por indígenas e ter severos impactos ambientais, ocorre, muitas vezes, com o uso de violência contra essas populações, que resistem à exploração. Enquanto isso acontecer, povos indígenas continuarão a ser dizimados e, sobretudo, marginalizados diante da opinião pública brasileira.

Em segundo plano, está o papel que as mídias deveriam exercer para estimular o conhecimento sobre a cultura e também os problemas enfrentados pelas comunidades originárias do país. As maiores emissoras de TV e rádio do Brasil não têm como prioridade difundir informações sobre a cultura dos 26 povos indígenas reconhecidos em todos os Estados da federação, eximindo-se da responsabilidade de combater preconceitos e conscientizar a sociedade sobre a gravidade dos crimes cometidos contra pessoas dessas populações. Esse comportamento é um dos desafios a serem superados para dar aos povos originários a importância que merecem.

Dessa maneira, não restam dúvidas de que medidas precisam ser tomadas para resolver o problema. Cabe ao Ministério da Defesa, principal órgão capaz de mobilizar as Forças Armadas, a apresentação de um plano de repressão contra crimes de exploração em terras indígenas e proteção integral desses locais. A ação será levada a cabo por meio da atuação, com poder de polícia, do Exército Brasileiro e objetiva a erradicação de ilegalidades que prejudicam a vida de milhares de pessoas. Espera-se que, com isso, a realidade de “Tainá” possa, enfim, restringir-se apenas a obras de ficção.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá, esse tema é bem difícil de se argumentar devido a alta facilidade de tangenciar. Notei que existe alguns erros de concordância e vírgulas faltando. Suas teses não foram bem explícitas e bem trabalhada, principalmente no desenvolvimento 1.Seu projeto de intervenção tende a ser bom, porém foi um formulado faltando seguir todas as regras e deixar explícito, e existe a falta de conectivos e concordância em alguns lugares.

    Bom, não sou nenhum corretor, mas de acordo com meu entendimento sobre as competências você tem nota 800.

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.