Mestre

Reconhecimento dos indígenas na sociedade

  • 0

Os indígenas desde muito tempo são postos de lado na sociedade, apesar de terem sido os primeiros povos em terra brasileira, não sendo, portanto, devidamente reconhecidos. Desse modo, mesmo com avanço do texto constitucional a população permanece com ideais retrógadas e preconceituosas acerca dos povos originários, o que os coloca cada vez mais à margem do âmbito social. Nesse sentido, urge haver mudanças no pensamento dos indivíduos para que os índios sejam reconhecidos pelo seu significado histórico, importância e contribuição à cultura e saberes da sociedade como um todo.

Em primeira análise, houveram avanços significativos no texto constitucional de 1988 para garantir os direitos das populações originárias. Sob esse viés, apesar dessas mudanças o corpo social do hodierno, em sua maioria, ainda possui o discurso da Constituição outorgada de 1884, a qual afirmava que o indígena não era cidadão, o que deixa claro que alterações foram alcançadas no papel, mas no pensamento da sociedade ainda não. Desse modo, assim como afirma o historiador Caio Prado Júnior, a sociedade brasileira é uma nação com ideal de colônia, pois possui raízes muito firmes com o passado histórico, sendo isso bastante evidenciado em inverdades amplamente difundidas a respeito dos índios, como as falas deles precisarem permanecer somente na floresta e a invalidação da contribuição deles na cultura e nos saberes como um todo.

Em segunda análise, os povos originários agregaram de forma grandiosa em diversos setores do âmbito social, mas não são reconhecidos. Sob essa perspectiva, várias práticas existentes no cotidiano atual são resquícios do saber indígena, a exemplo da atuação de tomar chá como forma medicinal e a nomenclatura de alguns termos. Entretanto, eles são postos a parte do todo, de modo que são tratados com insignificância e desvalorização. Nesse sentido, o filósofo Zygmunt Baumann traz o conceito de “estranhos íntimos”, os quais são sujeitos que são íntimos por fazerem parte do corpo social, mas estranhos por não serem visualizados como sendo parte, logo, evidencia-se o índio como “estranho íntimo” brasileiro, pois são elencados em um setor externo.

Destarte, é imprescindível que o Ministério da Cidadania em conjunto com o Tribunal de Contas da União – pois são órgãos responsáveis por zelar do bem-estar dos cidadãos e das finanças brasileiras, respectivamente – faça uma parceria público-privada com canais televisivos para sensibilizar a sociedade, acerca da temática, por meio da criação de novelas com o eixo temático pautado no reconhecimento e importância de valorizar e integrar os povos originários. Tudo isso a fim de que a afirmação de Caio Prado Júnior não seja mais válida no Brasil hodierno, bem como os indígenas deixem de ser os “estranhos íntimos” e passem a ser mais valorizados e reconhecidos pelos seus feitos e suas contribuições culturais e de saberes.

Compartilhar

4 Correções

  1. Competências

    I: demonstrar domínio da língua portuguesa; 
    Nota:120

    II: compreender a proposta de redação e os conceitos das áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo; 
    Nota:140

    III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; 
    Nota:120

    IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; 
    Nota:140

    V: elaborar uma proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos direitos humanos e considerando a diversidade sociocultural. 
    Nota:200

    Dúvidas: [email protected]

    • 0
  2. sou apenas um estudante, vou tentar corrigir com base nos meus conhecimentos.
    eu achei a correção acima bastante completa, então vou corrigir apenas uns erros de ortografia que vi
    no segundo paragrafo, “houveram…” O verbo haver é impessoal no sentido de existir, seria melhor usar houver, “são sujeitos que são” Em certos contextos, esta perífrase pode ser simplificada, tipo serem,
    na conclusão o “afim de” pode ser uma linguagem informal,
    nota pelas competências avaliando os meus conhecimentos
    Competência 1:120
    Competência 2:120
    Competência 3:120
    Competência 4:120
    Competência 5: 200, mesmo havendo a frase informal, foi muito boa no total, e talvez nem tire pontos

    • 0
  3. Bom, gostei bastante da redação e do tema, mas senti que faltou certo repertorio, achei os dois argumentos bem parecidos poderia colocar causa e concequencia para diferenciar um pouco. Tiveram alguns momentos que o texto ficou um pouco confuso e repetitivo. Gostei bastante da conclusão, não mudaria nada

    • 0
  4. Oii!

    Competência 1 – 120 pontos
    Domínio mediano da escrita formal e escolhas de registro. Apresentando alguns desvios, majoritariamente de acentuação.

    Ex 1: “Os indígenas [vírgula] desde muito tempo [vírgula] são postos de lado na sociedade, apesar de terem sido os primeiros povos em terra brasileira, não sendo, portanto, devidamente reconhecidos…”

    Ex 2: “…Nesse sentido, urge haver mudanças no pensamento dos indivíduos para que os índios [1] sejam reconhecidos pelo seu significado histórico, importância e contribuição à cultura e saberes da sociedade como um todo.”

    Ex 3: “Sob esse viés, apesar dessas mudanças [vírgula] o corpo social do hodierno [2]…”

    Ex 4: “…como as falas deles precisarem permanecer somente na floresta [3] e a invalidação da contribuição
    deles na cultura e nos saberes como um todo.”

    Ex 5: “…Nesse sentido, o filósofo Zygmunt Baumann traz [trás] o conceito de “estranhos íntimos”…”

    Ex 6: “Nesse sentido, o filósofo Zygmunt Baumann traz o conceito de “estranhos íntimos”, os quais são [4] sujeitos que são íntimos por fazerem parte do corpo social, mas estranhos por não serem visualizados como sendo parte, logo, evidencia-se o índio como “estranho íntimo” brasileiro, pois são elencados em um setor externo.”

    Ex 7: “…é imprescindível que o Ministério da Cidadania em conjunto com o Tribunal de Contas da União…..faça[m] uma parceria público-privada…”

    [1]: Não use esse termo, ele é considerado pejorativo.

    [2]: Posso estar errada nessa, mas acredito que “hodierno” é um adjetivo, logo, não funciona sem um substantivo antes: contexto hodierno, cenário hodierno. Novamente, posso estar equivocada. (Não estou contando como erro)

    [3]: Refraseie essa parte. Soou como se você estivesse sugerindo que essas falas são dos próprios indígenas.

    [4]: Note que as palavras que você escolheu não fizeram muito sentido: “o conceito.. os quais são”

    Seria preferível: “..o filósofo Zygmunt Bauman trás o conceito de “estranhos íntimos”, a ideia sugere que sujeitos são íntimos por…”

    Competência 2 – 120 pontos

    Boas referências nos desenvolvimentos, só senti falta de algo mais concreto na introdução, poderia ter mencionado a colonização do Brasil.

    Competência 3 – 120 pontos

    Em ambos dos desenvolvimentos você utiliza o mesmo argumento.

    No desenvolvimento 1, você cita os avanços na Constituição, mas acaba parecendo uma ideia largada pois faltou mais elaboração. Quais foram esses avanços?

    No desenvolvimento 2 poderia ter elaborado mais o argumento da participação dos indígenas em âmbitos importantes.

    Competência 4 – 120 pontos

    Você possui uma boa estratégia coesiva, só tome cuidado com as repetições!

    (1° parágrafo, 5ª linha)
    “Desse modo, mesmo com avanço do >texto constitucionaltexto constitucional< de 1988…"

    Além da palavra "sociedade", que se repete diversas vezes, há também, a repetição de outros termos.

    Erros de coerência:

    Ex 1: "…– pois são órgãos responsáveis por zelar do bem-estar dos cidadãos e das finanças brasileiras, respectivamente [5] –…"

    Ex 2: "..bem como [6] os indígenas deixem de ser os “estranhos íntimos” e passem a ser mais valorizados e reconhecidos pelos seus feitos e suas contribuições culturais e de saberes."

    [5]: Não tem necessidade de incluir o "respectivamente", já que não há elementos que se liguem a essas explicações.

    [6]: Acho que um "e que" se encaixaria melhor aqui.

    Competência 5 – 200 pontos

    Sua conclusão apresenta todos os elementos da proposta de intervenção. Parabéns!

    NOTA: 680

    Se atente aos desvios que mencionei e continue escrevendo! <3

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.