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Reconhecimento da contribuição das mulheres nas ciências da saúde no Brasil (ENEM PPL 2021)

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Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que o reconhecimento da contribuição das mulheres nas ciências da saúde apresenta barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico é fruto tanto da negligência estatal, quanto do legado patriarcal. Dessarte, urge a adoção de estratégias para reverter esse panorama.

Diante disso, em uma primeira análise, é importante pontuar o dever da máquina pública na proteção da saúde de toda a população feminina. Isso porque, segundo a Constituição Federal, é função do Estado viabilizar aos brasileiros uma vida digna, a qual pressupõe a garantia da atuação cidadã. No entanto, a postura estatal é de descaso no que se refere à ampliação e o reconhecimento da contribuição das mulheres nas ciências da saúde. Partindo dessa realidade, a falta de intervenção se dá pelo fato de as autoridades governamentais não investir na iniciação de pesquisa das mulheres que buscam respostas e curas para as doenças que atinge a população. Nesse quadro, essa temática é deixada em último plano nas discussões e nas ações políticas e, então, encontra-se fadada ao apagamento.

Além disso, salienta-se o legado patriarcal como promotor do problema. No século XX, o patriarcado prevalecia nas famílias, era o dever da mulher ser submissa ao seu marido e cuidar dos seus filhos. Através desse fato histórico, foi criado a ideia de que o papel da mulher era somente ser “dona de casa” e não intervir nas questões científicas da saúde. Por conta disso, esse pensamento foi persistindo e se faz presente na contemporaneidade, em consequência da falta de desconstrução desse tipo de machismo estrutural. Como resultado, inúmeras mulheres não têm suas contribuições reconhecidas pela estrutura governamental.

Portanto, medidas devem ser tomadas com o intuito de amenizar esta problemática. Logo, cabe ao Ministério da Mulher e da Educação, em conjunto com a mídia, investir em campanhas educativas, por meio da divulgação na internet, a fim de desconstruir o pensamento machista e garantir o acesso da mulher nas ciências da saúde, bem como onde ela queira estar. Desse modo, atenuar-se-á, em médio e longo prazo, a falta de reconhecimento da contribuição das mulheres e a coletividade alcançará a Utopia de More.

 

Não irei mudar o repertório, pois já me adaptei a ele e consegui tirar uma nota boa com ele.

Se puder, tem como deixar nota e corrigir modelo Enem, por gentileza? Desde já eu agradeço!!

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2 Correções

  1. Introdução muito bem escrita, mostra que tem domínio na língua portuguesa.
    Você desenvolveu muito bem o tema proposto! Esse é o caminho!
    Para se desenvolver ainda mais no que diz respeito à à Competência II é preciso se atentar à forma como você utiliza o repertório sociocultural. Ele não deve aparecer apenas como citações e pequenas referências no texto, mas sim se tornar profundo e crítico, relacionando-se diretamente à sua tese. Você já foi muito bem e pode, ainda, se desenvolver mais!
    Competência III, os argumentos e informações estão bem organizados, de maneira clara.
    Competência IV, Ótima articulação das partes do texto! Além disso, você aplica os recursos coesivos com muita propriedade.
    Competência V, tome cuidado com os agentes. Coloque variedades de agentes e como poderia resolver o problema.

    Competência I »160
    Competência II»180
    Competência III» 200
    Competência IV» 200
    Competência V» 120
    TOTAL» 860

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  2. COMPETÊNCIA 1: 200
    COMPETÊNCIA 2: 120
    COMPETÊNCIA 3: 120
    COMPETÊNCIA 4: 200
    COMPETÊNCIA 5: 100

    A introdução da redação está excelente e conta com todos aspectos necessários. No entanto, os parágrafos de argumentação possuem certa dissipação de ideias, seria interessante que reformulassem essas ideias com base no tema pedido. Já a conclusão, apresenta apenas uma argumentação resolvida, o interessante seriam duas propostas de intervenção uma para cada argumento utiizado.

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